19/04/2018 11h26

“Secont na Estrada” vai capacitar servidores do município de Montanha

O município de Montanha, no Norte do Estado, será o próximo a receber o projeto “Secont na Estada”, que tem por objetivo disseminar boas práticas e contribuir para o aprimoramento da gestão. Servidores municipais vão participar do Workshop “Transparência e Lei de Acesso à Informação”, na próxima sexta-feira (20), às 8 horas, no Teatro Municipal de Montanha. O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Na abertura, o secretario da Secont, Marcos Pugnal, vai ministrar a palestra com o tema “Transparência e Combate à Corrupção no Espírito Santo”. Durante Workshop, o auditor do Estado e coordenador da Transparência, Fabrício Massariol, irá abordar conceitos de transparência pública, sua importância e o papel do cidadão nesse contexto, além das principais leis relacionadas ao tema, dando maior destaque aos conceitos da Lei de Acesso à Informação. Também irá falar sobre o Portal da Transparência do Estado (www.transparencia.es.gov.br) e o Serviço de Informação ao Cidadão.

O projeto

Criado em 2016, o projeto “Secont na Estrada” passou a ser desenvolvido em parceria com a Esesp no ano passado, oferecendo workshops com duração de quatro horas. O objetivo é compartilhar com municípios de todas as regiões do Estado conhecimentos dos auditores da Secont sobre Transparência Pública, Lei de Acesso à Informação e Legislação Anticorrupção.

A primeira capacitação deste ano foi oferecida no município de Itapemirim, no Sul do Estado. Em 2017, foram realizadas capacitações em Viana, Anchieta e Aracruz. Os municípios que desejarem receber o “Secont na Estrada” podem solicitar o agendamento junto aos coordenadores regionais da Esesp. A proposta é que, posteriormente, também seja incluído o tema controle interno e oferecida a modalidade a distância, com objetivo de ampliar o acesso às capacitações.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secont