10/12/2019 10h17

Secult e Ibram realizam capacitação para museus capixabas na Esesp

Fruto de um trabalho conjunto entre a Secretaria da Cultura (Secult) e o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o Estado passará a contar com o Registro de museus capixabas. Para isso, será promovida a capacitação “A plataforma Museusbr e os instrumentos da Política Nacional de Museus”. A oficina acontecerá no dia 16 de dezembro, de 09h às 17h, na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em Vitória. 

Todas as ações terão como objetivo explicitar as características e o foco do trabalho conjunto entre a Secult-ES e o Ibram. 

A oficina terá dois momentos: pela manhã, uma palestra apresentando a plataforma e seus relacionamentos/usos para a construção e a aplicação dos normativos da Política Nacional de Museus. De tarde, uma oficina de cunho mais prático, em que os presentes poderão experimentar as ferramentas da plataforma.

Público alvo 

A oficina tem como foco os profissionais que atuam em museus localizados no Espírito Santo. Durante o dia, os participantes realizarão o registro do museu e sua atualização cadastral. Este registro está previsto pela Resolução Normativa nº 01, do Ibram, de 14 de dezembro de 2016 e é obrigatório.

Lembrando que, independente do nome que a instituição possua, esta se enquadra como museu, caso seja uma instituição sem fins lucrativos de natureza cultural, que conserva, investiga, comunica, interpreta e expõe, para fins de preservação, estudo, pesquisa, educação, contemplação e turismo, conjuntos e coleções de valor histórico, artístico, científico, técnico ou de outra natureza cultural, aberta ao público, a serviço da sociedade e de seu desenvolvimento.

Em maio de 2018, a Secult e o Ibram firmaram Termo de Reciprocidade para operação do Registro de Museus localmente. 

As inscrições deverão ser realizadas pelo e-mail paula.costa@secult.es.gov.br com nome completo, CPF do participante e qual instituição este representa.

Plataforma

Em dezembro de 2015, a plataforma Museusbr foi adotada como base tecnológica para o Cadastro Nacional de Museus (CNM), principal fonte de informações e monitoramento do campo museológico brasileiro. Desde dezembro de 2016, a plataforma também abriga informações relativas ao Registro de Museus e, a partir de 2018, do Formulário de Visitação Anual (FVA). Todos são instrumentos da Política Nacional de Museus (PNM) e têm como base legal o Estatuto de Museus (Lei 11.904/2009) e seu Decreto regulamentador (Decreto 8.124/2013).

Saiba mais em: https://renim.museus.gov.br/

Serviço:

Oficina de capacitação: A plataforma Museusbr e os instrumentos da Política Nacional de Museus
Dia: 16 de dezembro (segunda-feira)
Hora: 09h às 17h
Local: Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Rua Francisco Fundão, 155, bairro Morada de Camburi – Vitória)
Inscrições pelo e-mail: paula.costa@secult.es.gov.br (com nome completo, CPF do participante e qual instituição este representa)

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secult
Aline Dias / Danilo Ferraz / Erika Piskac
(27) 3636-7111/99753-7583/999021627
secultjornalismo@gmail.com
comunicacao@secult.es.gov.br
https://www.facebook.com/SecultES/
https://www.instagram.com/secult.es/

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard