16/09/2020 12h04 - Atualizado em 23/09/2020 11h26

Seger e Esesp lançam curso de Inteligência Emocional

Não é exagero dizer que em 2020 a saúde mental e o bem-estar das pessoas, em todo o mundo, foram afetados pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Pensando nesse cenário e buscando a prevenção e o cuidado dos servidores públicos, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), por meio do Programa Qualivida, em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) lançam, nesta quarta-feira (16), o curso inédito de Inteligência Emocional.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até 1º de outubro, pelo site www.ead.es.gov.br. O curso será iniciado no dia 7 de outubro e conta com 150 vagas gratuitas, oferecidas aos profissionais do Governo do Estado e dos municípios.

Devido à necessidade de restringir ao máximo os encontros presenciais, para evitar o contágio do vírus, as aulas serão realizadas na modalidade a distância, pela plataforma on-line da Esesp. O curso é composto por 25 horas de videoaulas e exercícios, além de apostila e tutoria. Ao final, o servidor receberá certificado.

“Sabemos como o emocional afeta nossa rotina, não só no trabalho, mas em casa, com a família. Emoções desequilibradas podem atrapalhar a concentração, o rendimento e até o convívio com outras pessoas. O objetivo desse curso que o Qualivida está lançando junto com a Esesp é auxiliar os servidores a administrarem essas sensações, preservando seu bem-estar e saúde mental”, destacou a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro.

Saúde Mental

Em maio de 2020, a Organização das Nações Unidas (ONU) publicou um relatório chamando a atenção de governos do mundo todo à adoção de medidas que reduzam o possível impacto da pandemia do novo Coronavírus sobre a saúde mental da população.

Sociedades inteiras foram severamente afetadas por essa pandemia e a saúde psíquica tem sido vista por diversos setores como uma prioridade, pois, segundo o documento, “é provável que haja um aumento duradouro no número e na gravidade dos problemas de saúde mental".

Inteligência Emocional

Segundo dados do relatório da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), da Organização Mundial de Saúde (OMS), publicado em 2018, os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número total de incapacidades nas Américas, estando os transtornos depressivos e de ansiedade entre as maiores causas de incapacidade.

Em oposição, observa-se que, em geral, pessoas que desenvolvem sua inteligência emocional costumam ter melhor qualidade em seus relacionamentos interpessoais, influenciam mais e engajam mais pessoas ao seu redor. Por este motivo, a capacidade de reconhecer as próprias emoções e as dos outros e lidar com elas da melhor maneira possível é algo que não pode mais ser deixado de lado, devendo ser tratado como prioridade dentro das famílias, das escolas e dentro das instituições de trabalho.

Inscrição

Os servidores estaduais e trabalhadores de empresas de economia mista que almejam realizar os cursos podem procurar o setor de Recursos Humanos (RH) do órgão, demonstrando o interesse na capacitação.

Para os profissionais de prefeituras e membros de órgãos parceiros que têm Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo, basta preencher a ficha de pré-inscrição no site ead.es.gov.br e enviá-la por e-mail para inscricao@esesp.es.gov.br.

É preciso ficar atento às datas de validação da inscrição, ato que confirma a participação na turma. O procedimento é realizado na plataforma virtual de EAD.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Esesp
Larissa Pereira Fraga
larissa.fraga@esesp.es.gov.br 

Assessoria de Comunicação da Seger
Vitor Possatti Rodrigues / Simone Espindula Batista
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br / simone.batista@seger.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard