20/03/2019 16h15

Seger realiza cursos de capacitação para utilização do Siarhes

Neste mês de março, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), realiza cursos voltados para a utilização do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes).

Serão oferecidas, durante o ano de 2019, oficinas de RH, além de capacitações específicas para a implementação de novos processos informatizados.

De forma geral, o conjunto de capacitações tem por objetivo ampliar a visão sistêmica dos usuários e aprimorar sua utilização do Siarhes, propiciando melhoria na qualidade dos dados pessoais e funcionais dos servidores públicos do Poder Executivo, base para gestão e pagamento de pessoal.

De acordo com Lenise Loureiro, secretária da Seger, é fundamental a busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de RH e, também, de novos conhecimentos na área. “O trabalho conjunto com a Esesp tem o objetivo de oferecer oportunidades de capacitação para prestar um serviço cada vez melhor”, afirmou.

A primeira turma será referente ao curso Siarhes Básico para gestores de RH e novos usuários do sistema e acontecerá nessa sexta-feira (22). Ainda no mês de março, haverá o curso Módulo de Desempenho e Desenvolvimento Pessoal, que acontecerá nos dias 27, 28 e 29/03.

Confira os detalhes dos cursos:

SIARHES BÁSICO

Data: 22/03 – integral

Público alvo: Gestores de RH e novos usuários do sistema

Conteúdo:

• Política de Gestão de Pessoas e a atuação do SIARHES nos sete pilares
  • Apresentação da Árvore de Processos de RH e conceituação dos subprocessos
  • Histórico da Implantação do SIARHES
  • Modelo de Gestão do SIARHES
  • Macro Visão Funcional do SIARHES
  • Conceitos do SIARHES (número funcional, vínculo, provimento, designação)
  • Importância do registro correto dos dados
  • Fontes de obtenção de informações e serviços de RH: Portal do Servidor

MODULO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL

Data: 27, 28, 29/03 – manhã

Pré-requisito: Conhecimento básico do sistema, de preferência ter participado do curso I e II

Conteúdo:

• Avaliação do estágio probatório
  • Avaliação de desempenho individual
  • Formação e capacitação

Inscrições

Para participar do curso, os servidores estaduais devem procurar o setor de Recursos Humanos do órgão em que atuam para informar o interesse.

Siarhes

O Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos do Espírito Santo (Siarhes) é uma ferramenta utilizada para gestão do pessoal ativo no âmbito do Poder Executivo – administração direta, autarquias e fundações – e para o pagamento de benefícios previdenciários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Texto: Pedro Sarkis

Informações à imprensa: