Governo do Estado do Espírito Santo
13/11/2016 22h03

Selo Unicef: Governo e municípios trocam experiências

Para trocar experiências sobre o projeto do Selo Unicef Município Aprovado foi realizado, nesta quinta-feira (10), o Encontro Capixaba de Articuladores, Comissão Municipal Intersetorial e Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (Nuca). O evento contou com a presença do vice-governador César Colnago; a Oficial de Comunicação da Unicef, Immaculada Prieto; a Coordenadora intersetorial na vice-governadoria, Vera Nacif, e representantes de algumas secretarias do Governo do Estado.

O evento também foi marcado pelo encerramento da edição 2013-2016 do projeto. Estiveram presentes, também,alguns jovens que fazem parte do Nuca. No local, eles contaram sobre a mudança que o Núcleo provocou em suas vidas. “O Nuca é muito importante, porque com ele pude enxergar as coisas além da escola, ver algo diferente dentro do meu próprio município e pude aprender como ajudar dentro da cidade. Consegui ter uma expectativa de mudança, de melhoria para nós jovens” disse Camila Braga, estudante do município de São Mateus. Além de compartilhar experiências foram coletados sugestões para a próxima edição que será entre os anos de 2017 e 2021.

O vice-governador César Colnago falou sobre sua principal motivação neste mandato, que é realizar ações que promovam o desenvolvimento de crianças e jovens no Espírito Santo. “As crianças são o pilar da casa, o futuro, à medida que eu deixo de olhar para essa criança, à medida que eu deixo de me importar, fica uma marca que não pode ser recuperada. Para melhorar isso, temos que investir em quem cuida desses adolescentes, desses jovens, como os educadores e todos aqueles que rodeiam essa juventude”, destacou.

Para a oficial de Comunicação da Unicef, Immaculada Prieto, a parceria firmada com o Governo e municípios é de extrema importância. “Precisamos trabalhar em aliança. Os municípios tem um papel muito importante, pois é onde a criança nasce e cresce, e é bom que todas as secretarias de educação, de assistência, de saúde, os conselhos de Direito e os próprios adolescentes estejam juntos, debatendo o que tem que ser prioridade no município, como podem enfrentar essas desigualdades. Mas os municípios não conseguem realizar isso sozinhos. Então aqui no Espírito Santo, a Unicef tem grande satisfação em ver o compromisso do Governo do Estado em estar junto com o município, ajudando nas decisões”

Os participantes contaram também com a palestra do ator e diretor, José Luiz Gobbi, sobre “Comunicação & Interação – semeando um futuro mais feliz”. Ele realizou dinâmicas de autoconfiança e da importância do trabalho em equipe. Além disso, Gobbi falou para os jovens que não devem ter medo de falar e expor suas ideias, finalizando com uma dica “se tornem insubstituíveis”.

Dos 19 municípios que compõem a região semiárida Norte e Nordeste, 17 compareceram ao encontro, sendo eles: Jaguaré, São Mateus, Pinheiros, Sooretama, Barra de São Francisco, Mucurici, Boa Esperança, São Gabriel da Palha, Pancas, Águia Branca, Colatina, Pedro Canário, Montanha, Nova Venécia, Ponto Belo, Vila Valério e Vila Pavão.

Selo Unicef

O Selo Unicef Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes que moram em áreas de maior vulnerabilidade. O encontro é organizado pela coordenação de políticas intersetoriais da vice-governadoria.

 Informações à imprensa 

Assessoria de Comunicação da Vice-Governadoria
Daniela Ramos
(27) 3636-1446
danielaramosribeiro@gmail.com

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard