Governo do Estado do Espírito Santo
09/06/2017 16h48

Sesa realiza curso para profissionais municipais

A Secretaria de Estado da Saúde realizou, nesta sexta-feira (09), um curso voltado a médicos, enfermeiros e farmacêuticos dos municípios capixabas. O objetivo da ação foi disponibilizar informações a esses profissionais sobre o atendimento a pessoas que possam ter tido relação sexual de risco, a vítimas de violência sexual e a vítimas de acidentes com material biológico de risco.

A ação contou com a participação de quase 200 pessoas, divididas em duas turmas, e foi realizada no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). De acordo com a organização do evento, as vagas foram disponibilizadas a todos os 78 municípios do estado.

De acordo com a médica e coordenadora do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST/Aids da Sesa, Sandra da Silva, esse diálogo entre o Governo Estadual e as administrações municipais é essencial para garantir a correta aplicação dos procedimentos e recursos nesses casos.

“Esse curso é de extrema importância. Cabe ao Estado repassar essas informações aos municípios, que são responsáveis pela grande parte dos locais de atendimento”, explicou Sandra. Além do público prioritário, o momento conta com a presença de coordenadores de serviços de AIDS e de unidades de pronto-atendimento.

“Pensamos nessa discussão para repassar esse conhecimento, mostrar como devem ocorrer as etapas de atendimento para que todos atendam de acordo com as diretrizes estabelecidas pelo protocolo do Ministério da Saúde publicado em 2016. Nosso foco aqui é a melhoria na qualidade da assistência prestada às vítimas de violência sexual e de acidentes sexuais e de trabalho”, completou.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard