Para marcar as celebrações de Natal, servidores da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) decidiram enfeitar os espaços coletivos da autarquia com as cores e objetos tradicionais desta época do ano. Com o uso da criatividade e pautados em atitudes sustentáveis, os profissionais transformaram materiais que poderiam ser descartados em diversas peças decorativas (veja galeria abaixo).
Uma dessas produções é a árvore de Natal localizada na área de convivência da Escola de Governo, confeccionada a partir de caixas de papelão recortadas. Para completar o adereço, folhas de jornais foram usadas para encapar a estrutura com cerca de 1,5 de altura, e também foram dobradas em formato de rosas para ornamentar o objeto.
Esse processo de reaproveitamento também foi adotado nas guirlandas instaladas na recepção da Esesp e na porta que dá acesso à Secretaria Escolar. Uma delas foi toda feita a partir de pedaços de sacolas plásticas. Já na outra, foram usadas palha natural, material que normalmente vem em embalagens de produtos frágeis, como copos.
A iniciativa de colocar a Esesp no clima natalino surgiu da servidora Bernadete Albuquerque, da Assessoria Pedagógica da Escola. Para ela, esta é a possibilidade de transmitir uma mensagem dupla ao público. “Além de dar um clima mais festivo, já que o Natal é uma data que toca muito as pessoas, os enfeites também mostram que dá para reciclar e reutilizar o que já temos, transformando em coisas lindas”, disse.
Visão CriativaO momento serviu também para que alguns profissionais mostrassem suas habilidades com os trabalhos manuais. Um dos exemplos são as árvores de crochê que enfeitam as portas do gabinete da Diretoria, elaboradas pela própria diretora presidente da Escola, Dângela Bertoldi Volkers.
Além disso, as gerências de Desenvolvimento de Talentos Humanos (Gedth), Administrativa e Financeira (Geaf) e de Secretaria Escolar (Gese) também entraram no clima. Nestes locais, árvores em miniatura e balões com gorros vermelhos embelezam as mesas.
Para quem já viu tudo isso de perto, o resultado merece ser destacado. É o que diz a servidora Jane Santana Guedes, da Secretaria de Estado da Saúde. “Eu gostei muito. Achei o trabalho bem legal, porque aproveitou recursos disponíveis de maneira inteligente. Fiz até algumas fotos, pois tive interesse de fazer algo parecido na minha casa”, contou a profissional aos risos.
Segundo a Direção da Escola, o objetivo é aderir à data comemorativa seguindo os mesmo princípios já adotados, com ações voltadas para o presente, mas pensando sempre no futuro.
Visão SustentávelA Escola de Governo já adota ações que vão de acordo com essa política. Uma delas é a reutilização da água que sai dos condicionadores de ar para regar as plantas e fazer a limpeza do espaço físico. Os crachás de identificação também são reaproveitados, evitando gasto de papel e de impressão.
Para os servidores, são oferecidas formações que visam a uma administração pública cada vez mais consciente, ecológica e sustentável.
E no mês de novembro, a autarquia recebeu a exposição de produtos natalinos feitos por membros do projeto social "Instituto Resgate de Cidadania", dando apoio à iniciativa. Além de demonstrar do que é possível construir com o uso do pensamento reciclável, a ação permite que as pessoas atendidas encontrem uma nova oportunidade de vida.
Informações à Imprensa:Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas