14/07/2015 08h19 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Curso prepara servidores para inovar na gestão pública

Criatividade, trabalho em equipe, observação das oportunidades e outras competências para inovar na gestão pública. Essas foram algumas características trabalhadas durante a última atividade do curso ‘Inovação na Gestão Pública’, oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), realizado na última semana.

A curso faz parte do eixo “Inovação na Gestão” da Escola, que visa a dar suporte ao Programa Inoves com ações de capacitação. Nas atividades realizadas, os participantes foram incentivados a buscar novas formas para solucionar problemas no trabalho, melhorar o desempenho da equipe e, consequentemente, os resultados obtidos. Os servidores puderam compartilhar, ainda, experiências em momentos de vivência.

Uma dessas participantes foi a enfermeira da Prefeitura de Viana, Franciele Luck. Responsável por um projeto de combate à tuberculose implantado há pouco mais de um mês na cidade, Franciele contou com o apoio dos colegas de turma para consolidar a iniciativa durante a técnica de vivência.

“Foi excelente, não tenho nem palavra para descrever. Foi despertando muitas ideias. Às vezes nós achamos que o projeto que pretendemos colocar em prática não é inovador, mas quando você vai analisar, ele tem esse caráter”, contou a profissional, que pretende se inscrever na próxima edição do Prêmio Inoves.

Essa opinião também foi compartilhada pelo engenheiro químico Claudio Marcelo de Souza, do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf). “É uma oportunidade para refletirmos o nosso papel como servidor público e fazer sempre o melhor trabalho para a sociedade”, concluiu.

Clique aqui para ampliar!

Incentivo para o Inoves

Os docentes da formação, Manoel Lima e Rita de Cassia Garcia, contaram que o curso é o primeiro passo para incentivar ações inovadoras nos ambientes de atuação destes profissionais e para estimular a participação no Programa Inoves.

“A ideia é fazer com que as pessoas descubram em si mesmas a capacidade de inovar, e começar a dar ferramentas para que elas consigam fazer isso na prática”, disse Manoel.

Juntos, eles puderam esclarecer dúvidas e orientar os cursistas. “As pessoas vão fazendo projetos e têm dificuldades de elaborar o roteiro. Aqui eles tiveram condições de fazer isso de várias maneiras e em vários momentos”, completou Rita.

Inscrições

As inscrições para os interessados em participar da edição 2015 do Prêmio Inoves termina no dia 19 de julho. No total, serão premiados oito trabalhos inovadores para a gestão pública capixaba, com R$ 16 mil em equipamentos de informática.

Com base no roteiro orientador (disponível no site www.inoves.es.gov.br), a equipe deve elaborar o Relatório de Gestão e preencher o formulário de inscrição eletrônico. Para finalizar, é preciso anexar o relatório e enviar pelo site.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Manuella.romeiro@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974

Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard