Durante a solenidade que marcou o aniversário de 181 anos da Polícia Militar do Espírito Santo, a corporação decidiu homenagear a Escola de Serviço Público do Estado (Esesp) pelas ações de capacitação desenvolvidas conjuntamente. Como forma de demonstrar seu reconhecimento, a instituição concedeu à diretora presidente da autarquia, Dangela Bertoldi Volkers, o diploma de “Amigo da PM”.
O evento foi realizado na noite desta quarta-feira (06), no Quartel do Comando Geral, em Vitória. Estiveram presentes o governador Paulo Hartung; o vice-governador, César Colnago; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), André Garcia; o comandante geral da PMES, cel. Marcos Antonio Souza do Nascimento, além de outras autoridades do Espírito Santo.
O título é uma forma de honraria destinada a personalidades e instituições que contribuem, com serviços relevantes, para o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar. Os nomes indicados passam por uma comissão, composta por oficiais superiores, onde é definida a listagem daqueles que receberão o diploma.
“Ficamos muito felizes por vermos a atuação da Esesp sendo reconhecida. No último ano nós atendemos às demandas da Polícia Militar porque, entre outras coisas, percebemos que ela é o Estado frente à sociedade, ao cidadão. E pretendemos continuar trabalhando para que o serviço prestado seja sempre o melhor possível, focando na capacitação e no desenvolvimentos desses servidores”, destacou Dangela.
Segundo a Corporação, são condições essenciais para ter direito ao título: que a personalidade ou instituição tenha elevado conceito na classe ou comunidade a que pertence e tenha praticado ação destacada, eficaz e continuada em prol dos interesses e do bom nome da PMES.
Em 2015, a Esesp e a PMES estiveram juntas na formação dos mais de mil alunos soldados. Entre as ações desenvolvidas, a Escola de Governo promoveu momentos de aprendizagem por meio do Programa Ingressant_ES (antigo Ambientação), realizado na Grande Vitória, em Nova Venécia, Aracruz e Alegre. O objetivo foi integrar os novos servidores, provocar uma reação inovadora em relação à instituição pública e debater temas importantes nesta área.
A autarquia ofereceu, ainda, o curso de Excel para o mesmo quantitativo, com encontros realizados no Centro de Formação e Aperfeiçoamento (CFA), em Cariacica, e em municípios do interior. E para dar sequência a formação dos PMs, a Escola reuniu profissionais do corpo docente da corporação para a capacitação ‘Didática para Instrutores’.
Os policiais também foram beneficiados com as ações que a instituição levou aos municípios, através da disponibilização de vagas. Além disso, eles integram constantemente as turmas que se capacitam na sede da Esesp, tendo acesso a diversas áreas de conhecimento.
ComemoraçãoO evento marcou a primeira atividade das comemorações desse 181º aniversário da PMES, na data oficial da sua criação. A programação, agora, segue com novas atrações, como um concerto com a Banda de Música, uma sessão do Cine Proerd e uma exposição mostrando o trabalho da Instituição. A celebração visa à comemoração junto à sociedade capixaba. Confira:
ServiçoComemorações dos 181 anos da PMES
Solenidade Militar
Dia: 06 de abril
Local: Quartel do Comando Geral
Horário: 20 horas
Concerto da Banda de Música
Dia: 08 de abril
Local: Catedral Metropolitana de Vitória
Horário: 20 horas
Cine Proerd
Dia: 11 de abril
Local: Auditório do Hospital da Polícia Militar
Horário: 13 horas
Exposição da PMES
Dia: 25 de abril
Local: Shopping Vitória
Horário: das 10 às 22 horas.
Informações à Imprensa:Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719