Governo do Estado do Espírito Santo

Ementário de Soluções Educacionais

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  • 1.1 ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: GESTÃO DAS ORGANIIZAÇÕES PÚBLICAS

    Noções de Organização Pública

    Ementa: História do Estado – formas históricas de Estado no Brasil. Sociedade Civil, direitos fundamentais. Poder. Estado e Governo. Estado gerencial. Administração Pública. Políticas Públicas. Princípios da administração pública. O conhecimento e o setor público.

     

    Gestão Orientada para Resultados Presencial e EAD

    Ementa: O mundo em mudança e suas implicações na gestão. Práticas gerenciais orientadas na nova Administração Pública. Caracterizar a gestão orientada por resultados. Ciclo de criação de valor e seus componentes. A GEOR a interação e integração organizacional. Principais instrumentos da Gestão Orientada por Resultados.  Gestão matricial de resultados.

     

    Planejamento Estratégico

    Ementa: Importância do planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão, tendo em vista a eficiência e eficácia da gestão pública; conceitos, parâmetros e fundamentos. Os passos do planejamento estratégico governamental: início, concordância sobre o processo de planejamento estratégico. Clarificação da missão e valores da organização. Avaliação do ambiente externo e interno da organização. Identificação e gerência das questões estratégicas da organização; formulação de estratégias.

    1.2 ESTAÇÃO: MARCO REGULATÓRIO DAS OSCS

    Marco Regulatório

    Ementa: Conhecimento do universo das OSCs, da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), reconhecimento da relevância das OSCs para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e avaliação do contexto político, institucional e administrativo da Administração Pública em relação à mobilização para implementação das parcerias com as OSCs.

     

    Oficina do Marco Regulatório das OSCs na prática

    Ementa: Parte I – O MROSC E A APLICABILIDADE DA LEI 13;019/2014: Mudanças e inovações. Questões polêmicas. Parte II – RISCOE E BOAS PRÁTICAS NA CELEBRAÇÃO DE PARCERIAS: Debate e discussão da Ação 12 do Relatório Final do ENCCLA (Estratégia de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro), no âmbito do MROSC> Parte III – RELATOS E EXPERIÊNCIAS: A realidade e os desafios da implementação das parcerias.

    Gestão de Parcerias com OSCs

    Ementa: Aspectos Gerais da Lei 13.019/2014. Proposição e Execução de Parcerias. Prestação de Contas de Parcerias.

    Oficina de Chamamento Público

    Ementa: Conhecimento do universo das OSCs, da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), reconhecimento da relevância das OSCs para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e avaliação do contexto político, institucional e administrativo da Administração Pública em relação à mobilização para implementação das parcerias com as OSCs.

    Oficina de Elaboração e Análise de procedimento de Manifestação de Interesse Social

    Ementa: Definição, finalidade e objetivos do PMIS: Exposição dialogada, discussão, sistematização e síntese do conteúdo programático.

    Fases do PMIS: Elaboração da proposta de PMIS. Dados e informações requeridas na elaboração do PMIS. Modelos e Formulários de PMIS.

    Admissibilidade, análise e avaliação da proposta de PMIS:  Divulgação das propostas de PMIS recepcionadas pela Administração Pública. Oitiva da Sociedade. Realização do chamamento público.

    Oficina de Elaboração de Projetos com OSCs

    Ementa: Ementa: Conceitos, definições e orientações (Módulo I). Elaboração de Projetos: metodologia, requisitos e roteiro (Módulo II).  Aplicação, ensaios e simulações – objetos e justificativas, metas e custos, plano de aplicação e cronograma de desembolso (Módulo III).

    1.3 ESTAÇÃO: CAPTAÇÃO DE RECURSOS

    Captação de Recursos

    ementa: Instrumentos de Políticas Públicas. Porque captar recursos. Preparação para captar recursos. Recursos Públicos. Transferências Voluntárias Etapas para celebração de convênio ou contrato de repasse. Estratégia para identificação de problemas e oportunidades para elaboração de projetos. Papel do coordenador/gestor e formação de equipe, modelo de gestão de projetos (integrado e compartilhado), a participação e controle social. Etapas de elaboração de Projeto e ciclo de vida. Estratégias de apresentação e negociação na captação de recursos. Banco de Ideias, Carteira de Projetos e Plano de Captação de Recursos, o SINCOV como ferramenta de gestão.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: GERENCIAMENTO DE PROJETOS

    Gerenciamento de Projetos I

    Ementa: Visão geral do gerenciamento de projetos. Conceitos, definições e ciclo de vida de projetos. Importância do Escopo. Elaboração do Cronograma e do Orçamento. Gerenciamento dos Riscos. Gerenciamento da Comunicação. Gerenciamento de Recursos Humanos. Gerenciamento das Aquisições

    Gerenciamento de Projetos II (Avançado)

    Ementa: Expandir conceitos com foco em ferramentas e no monitoramento dos indicadores do projeto. Apresentação de parte da Metodologia de Gerenciamento de Projetos do Governo do Estado, bem como o gerenciamento por marcos críticos, métricas de acompanhamento e a ferramenta visual Project Model Canvas,

    Capacitação Scrum e Kanban

    Ementa: Visão geral dos principais frameworks ágeis disponíveis e como utilizá-los em diversos tipos de projetos. As principais diferenças entre o Planejamento Tradicional e o Planejamento Ágil de projetos. Perspectivas de trabalho e mudança de cultura.

    Implantação de Escritório de Projetos

    Ementa: Implementar e através de técnicas e ferramentas, gerir o PMO, entregando resultados que auxiliem na tomada de decisão.

     

    MS Project

    Ementa: Adoção do MS Project para planejamento, acompanhamento e controle, aspectos financeiros, humanos, gerência de recursos. O ambiente do MS Project e configuração das variáveis parametrizando o software. Criação de um projeto. Gráfico de Gantt. Acompanhamento e controle. Visualizando informações do projeto. Alguns gráficos no MS Project. Configuração do arquivo Global. MPT. Subprojetos e projetos consolidados.

    Metodologia de Gestão Estratégica de Projetos do Governo

    Ementa: Em Construção

  • ESTAÇÃO: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PROCESSOS

    Curso  Introdutório de Processos – EAD

    Ementa: Em Construção

    Gestão  por Processos

    Ementa:  A relação existente entre estratégia e processos. A importância da construção da cadeia de valor e a hierarquia de processos do Órgão/Secretaria. As diversas formas de estruturas organizacionais. Tipos de processos. O ciclo de Gestão por Processos. Noções introdutórias de Escritório de Processos.

    Documentação e padronização de processos BPM

    Ementa: Princípios de montagem de processos. Propósito, qualidade, benefícios, perspectivas. Técnicas, notações e ferramentas para modelagem. Identificação de stakeholders do processo. Identificação e priorização dos problemas. Notação BPM para modelagem de processos.

     

    Análise e Design de Processos – Presencial

    Ementa: Estratégias para melhorias de processos. Definição do papel dos escritórios de processos e dos donos de processos. Noções básicas do BPMN. Técnicas de eliminação de desperdícios. Conceitos do lean, kanban como irradiador de informações e ferramentas de melhoria contínua. Elaboração de planos de melhorias.

    Automação de Processos – BPMS Governo do Estado

    Ementa:  Visão geral da ferramenta BPMS do governo para suporte aos Escritórios Locais na automação de processos.

    Formalização de Processos

    Ementa: Administração Pública: conceito e objetivos; princípios norteadores, legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Ato administrativo: conceito e objetivos, requisitos essenciais de validade, competência, finalidade, forma, motivo e objeto. Aquisições: especificações, finalidades, disponibilidades de recursos, forma adequada.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: ORÇAMENTO E FINANÇAS

    Planejamento Estratégico com foco em Gestão de Projetos

    Ementa: Em Construção

     

    Planejamento Governamental e Programação Orçamentária

    Ementa: Em Construção

    Gestão Orçamentária e Financeira - Presencial

    Ementa: Gestão Orçamentária e Financeira aplicada ao Setor Público, abordando os controles da questão fiscal e a responsabilidade administrativa e penal dos gestores, etapas, elaboração e orçamento.

    Gestão Orçamentária e Financeira - EAD

    Ementa: Gestão Orçamentária e Financeira aplicada ao Setor Público, abordando os controles da questão fiscal e a responsabilidade administrativa e penal dos gestores, etapas, elaboração e orçamento.

    Elaboração do RELUCI

    Ementa: Identificação de demonstrativos, documentos e informações de natureza contábil, financeira, orçamentária, patrimonial e operacional que compõem as prestações de contas dos administradores de recursos públicos; Identificação dos procedimentos de controle obrigatórios (IN TCEES nº 28/2013 e 34/2015); Principais técnicas e procedimentos de conferências, teste e análises dos documentos que compõem as prestações de contas; Principais inconsistências identificadas e providências a serem adotadas para regularização; Sugestões de apontamento no Relatório e Parecer do Controle Interno.

    Execução Orçamentária e Qualidade do Gasto

    Ementa: Em Construção

     

    Teoria Orçamentária

    Ementa: Em Construção

     

    Contabilidade Pública aplicada no Sigefes

    Ementa: Abrangência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Procedimentos Contábeis Orçamentários. Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Visão geral do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do ES - SIGEFES. Esclarecimentos de dúvidas sobre a utilização do SIGEFES.

     

    Elaboração da Lei Orçamentária

    Ementa: Em Construção

     

    Elaboração do Plano Plurianual

    Ementa: O Planejamento Governamental e os princípios que regem a elaboração do Plano Plurianual. Ferramentas do planejamento para elaboração do PPA. Metodologia de elaboração dos programas, ações e metas. Classificação das despesas no PPA, quantificação das metas físicas e financeiras, as fontes de recursos no Plano.

    Tomada de Contas Especial

    Ementa: Noções Gerais sobre Tomada de Contas Especial; Procedimentos Administrativos que devem ser adotados pelo órgão instaurador e Fase externa.

     

    Prestação de Contas Anual

    Ementa: Prazos e documentos que compõem a prestação de contas.Análise da prestação de contas. Anexos da Lei nº 4.320/64. Outros documentos que compõem a prestação de contas dos órgãos. Outros documentos que compõem a prestação de contas do Governador do Estado. Providências a adotar em caso de impropriedades ou irregularidades.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: COMPETÊNCIAS GERENCIAIS PARA O SÉCULO XXI 

    Cenários da Gestão Pública

    Ementa: Mesa de Diálogos (Módulo I)

    COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS (Módulo II)

    • Planejamento Estratégico. Visão Estratégica para Resultados. Liderança e Competências da Gestão. Gerenciamento de Projetos. Gestão por Processos. Custos e Compras Sustentáveis. Organização Sustentável e Desenvolvimento de Equipes. Comunicação e Gerenciamento de Conflitos. Criatividade e Inovação na Gestão Pública.

    Liderança e Gestão Estratégica - Presencial

    Ementa: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial na administração pública. Perspectivas sobre o comportamento da liderança estratégica. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. Alianças estratégicas. Administração estratégica. 

    Liderança e Gestão Estratégica - EAD

    Ementa: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial na administração pública. Perspectivas sobre o comportamento da liderança estratégica. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. Alianças estratégicas. Administração estratégica. 

    Comunicação e Inteligência Gerencial

    Ementa: Como aumentar a capacidade de comunicação e liderança. Comunicação e Liderança. Melhoria dos relacionamentos Inter e Intrapessoais. Condução de geração e soluções. Desenvolvimento da habilidade de questionamento e motivação (Em revisão)

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: LIDERANÇA COACH

    Autoliderança

    Ementa: Integração, Expectativas e Contextualização do Coaching. Laboratório de Autoliderança. Desenvolvendo Competências. Investigação, Reflexão e Aprendizagem. Consolidando as Bases para o Sucesso: Transformando o Atual para o Ideal.

    Líder Coach

    Ementa: O Papel da liderança no serviço público. Liderança situacional – agir de acordo com o nível de desenvolvimento do liderado. O líder coaching – conceitos. Perfil do líder coaching. Competências do líder coaching. Gestão das emoções. Comunicação assertiva. Ferramentas dialógicas.

    Liderança Coach Orientada para Resultados

    Ementa: Fundamentos do Coaching. Coaching como ferramenta de gestão. Entendendo o modelo de negócio CANVAS.  Mundo VUCA. Pipeline de Liderança. Ferramentas do Coaching para gerar resultados. Engajamento (Cognição, Efetividade e Resultado). Delimitação da Autonomia. Visão e atuação sistêmica. PDI – Plano Desenvolvimento individual: Monitoramento e Execução.

     

    Consultorias em Coach (Em Elaboração)

    Ementa: Em Construção

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS/INSPER

    Formação de Lideranças

    Ementa: Essência da Liderança: Gestor X líder; Os diferentes níveis de liderança; Contexto e comunicação. Elementos do Negócio: Entendimento de modelo de negócio; Compreensão da cultura organizacional. Alavancas de Performance: Gestão de pessoas como alavanca: definição de perfil e gestão de desempenho; Manutenção de performance.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: CULTURA E INOVAÇÃO

    Inovação: Conceitos e Reflexões

    Ementa: O que é inovação – definições, tipologia; inovação aberta, colaboração e conexão; framework de inovação e suas etapas. A estratégia do Governo do Estado para a inovação.

    Conhecimentos, habilidades e atitudes: competências para a Inovação

    Ementa: Criatividade; planejamento; observação; gestão de equipe; disposição para o risco; motivaçãi; orientação para resultados; confiança, gestão de conflitos; trabalho em rede; negociação; persuasão e outros.

     

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS COLABORATIVAS

    Design Thinking (Oficina)

    Ementa: Conceito de Design Thinking. Objetivos. A abordagem metodológica para a solução de problemas. As etapas do método. Empatia, definição, ideação, prototipação e teste. Apresentação de algumas ferramentas para a solução de problemas: jornada do cliente, mapa mental, storytelling.

    Caixa de Ferramentas para a Inovação: Visão Geral - EAD

    Ementa: Conceito de caixa de ferramentas para a solução de problemas de forma inovadora. Apresentação das ferramentas e soluções disponíveis para inovação (Google drive, Slack, Hangout, Google Forms, Hubs de Programas). Demonstrações e Prática em laboratório de informática.

    Gamificação

    Ementa: Conceitos teóricos, técnicas e utilidades da gamificação.  Evolução histórica. Aplicações práticas e exemplos. Cases de sucesso no mundo, mercado e debate sobre potenciais áreas na indústria nacional que podem se beneficiar da gamificação. Levantamento de requisitos, avaliação das possibilidades, desenvolvimento de projetos em grupo, teste prático.

    Trello

    Ementa: Estudo do Trello norteado sobre o controle de fluxos advindo do Kanban (e da gestão à vista) e sua influência no gerenciamento de atividades cotidianas e de projetos, enfocando o papel do servidor público na gestão. Apresentação de diversas possibilidades de gestão das tarefas com o Trello. Reflexão sobre os limites do que pode ou deve ser objetivamente controlado utilizando o Trello. Conceitos primordiais: Área de Trabalho; Quadros; Listas; Cartões..

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: GESTÃO COM INOVAÇÃO

    Experiência do Cidadão: inovando pela empatia (Oficina)

    Ementa: Por que repensar o serviço público. A expectativa do cidadão. Entropia. Melhoria contínua x business transformation. Jornada do cidadão. O perfil do profissional da transformação.

    Gestão de Mudanças

    Ementa: Contexto de constantes mudanças. Fatores geradores de mudanças. Por que é tão difícil mudar? O que é a gestão de mudanças. Processo de gestão de mudanças. Importância da comunicação para o processo de mudanças. Plano de comunicação para mudanças.

    Mentoring para Inovação

    Ementa: Mentoria sob demanda

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: REDE DE INOVAÇÃO

    Meetup. Gov

    Objetivo: Promover encontros temáticos com a presença de um palestrante especialista e debate com o público. Temas a serem debatidos: Comunicação em tempos de hiperconectividade. Internet das Coisas. Big Data. Block Chain. TIC’s. Criatividade e Inovação. Economia Criativa. Tecnologia e Setor Público. Economia Compartilhada. Gestão 3.0. Compartilhamento de experiências de Sucesso.

     

    Cinedebate.Gov

    Objetivo: Promover a reflexão e o debate entre os servidores a partir de referências cinematográficas e audiovisuais.

     

    Inovaday (Transmissão ao vivo pela web)

    Objetivo: Encontro mensal de quem pensa governo e sociedade de forma criativa, de buscar e compartilhar soluções para um governo inovador.

    Ambientes Virtuais

    Objetivo: Articular uma rede de inovação com conteúdo, debates, interação e participação constantes de atores e parceiros que promovem a inovação no governo. Conteúdo: Design Thinking. Nudging. Big Data e Fast Data. Serviços ao Cidadão. Organizações Disruptivas, entre outros.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: SUSTENTABILIDADE 

    Fundamentos da Gestão Ambiental

    Ementa: As relações entre o homem e ambiente e as consequências dessa interação. Uso racional da água. Finalidade e aplicação da legislação para o meio ambiente.  Instrumentos para a gestão racional dos recursos. Impactos sobre o meio ambiente, contextualizando a nova série de normas internacionais, focando o surgimento das normas ambientais e suas interferências nas organizações. Gerenciamento de resíduos. Gestão ambiental no serviço público.

     

    Gestão Responsável para a Sustentabilidade

    Ementa: Sustentabilidade x Questão Ambiental; Realidade Local;Crescimento x Desenvolvimento; Desenvolvimento sustentável; Inovação; Sociedade de consumo; Histórico da sustentabilidade; A Carta da Terra; Aglomerações urbanas; PIB; Índice de GINI; Conceito de Violência; Desigualdade e violência; IDH; Gestão Sustentável; A3P e seus eixos; Planejamento e desenho urbano; Eficiência na Licitação e outros aspectos.

    Políticas Públicas para a Sustentabilidade

    Ementa: Origem e evolução histórica das Políticas e Estratégias de desenvolvimento sustentável. Obstáculos às ações e aplicações das políticas públicas sustentáveis. Sociedades sustentáveis. Prioridades socioambientais para o desenvolvimento. Desenvolvimento, Economia, Sociedade e Meio Ambiente. Estado, Sociedade, Mercado e boas políticas desenvolvimentistas. O terceiro setor e a questão da sustentabilidade. Gestão pública sustentável.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS

    Inteligência Emocional - EAD

    Ementa: Compreendendo as emoções e sua representatividade. A representação das emoções.  O caminho até a Inteligência Emocional (IE). A Inteligência Emocional e seu importante papel na liderança. Promovendo saúde através da Inteligência Emocional (IE).

     

    Ética e Serviço Público – Presencial

    Ementa: Ética, política e cidadania. O desafio ético atual. A ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano/organizações. O indivíduo e a organização. Estudo e teorias relacionadas a variáveis típicas de comportamento organizacional. A cultura organizacional e o processo de manutenção/mudança. A ética na administração pública, a ética do servidor público.

    Ética e Serviço Público – EAD

    Ementa: Ética, política e cidadania. O desafio ético atual. A ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano/organizações. O indivíduo e a organização. A ética na administração pública, a ética do servidor público.

      

    Gestão de Conflitos – Presencial

    Ementa: A questão dos conflitos nas organizações. O processo de negociação: estratégicas, táticas e técnicas. Habilidades do negociador: atitudes, posturas e estilos de negociação.    Passos para uma negociação: a importância do planejamento.  Verdades e mitos sobre conflitos.  Níveis e tipos de conflitos.  Gestão de conflitos: o monitoramento e formas de resolução.

    Desenvolvimento de Equipes

    Ementa: Como inovar e aprimorar habilidades, atitudes e comportamentos visando o desenvolvimento de equipes de trabalho. Autoavaliação, forças e fraquezas no relacionamento intergrupais e interpessoais.  A implementação de um ambiente de cooperação mútua e comprometimento com os resultados da equipe no contexto da gestão pública.

    Excelência no Atendimento

    Ementa: O atendimento na gestão pública. A importância do comportamento profissional e equilíbrio emocional. Entender o ponto de vista do cliente. O cuidado com a imagem profissional.

    Gestão de Imagens nas Redes Sociais

    Ementa: Este curso tem como objetivo capacitar profissionais a desenvolver estratégias eficazes de gestão de imagens em redes sociais. Abordará técnicas de seleção, edição e publicação de imagens, visando potencializar a comunicação visual de marcas e organizações.

    Importância da Comunicação Visual. O impacto das imagens na comunicação digital. Influência da comunicação visual na identidade da marca. Seleção e Produção de Imagens. Estratégias de curadoria e seleção de imagens relevantes. Diretrizes legais e éticas na utilização de imagens. Ferramentas de edição de imagem: técnicas e melhores práticas. Otimização de imagens para diferentes plataformas e dispositivos. Consistência na identidade visual: logos, fontes e paleta de cores. Criação de templates e padrões visuais para redes sociais.

    Soft Skills: Desenvolvendo Competências Socioemocionais para o Bom Desempenho do Servidor

    Este curso visa fortalecer as habilidades socioemocionais dos servidores, promovendo um ambiente de trabalho mais colaborativo, produtivo e saudável. Serão abordadas competências como comunicação eficaz, inteligência emocional, trabalho em equipe e gestão do tempo, essenciais para o sucesso profissional no setor público.

    Comunicação Eficaz. Técnicas de expressão oral e escrita. Escuta ativa e feedback construtivo. Comunicação não violenta no ambiente de trabalho. Inteligência Emocional. Autoconhecimento e autogestão emocional. Empatia e relacionamento interpessoal. Gerenciamento de conflitos e resiliência. Trabalho em Equipe. Colaboração e cooperação entre colegas de trabalho. Construção de um ambiente de trabalho inclusivo e motivador. Liderança situacional e influência positiva no grupo. Gestão do Tempo e Produtividade. Priorização de tarefas e organização pessoal. Técnicas de gestão de tempo e procrastinação. Estratégias para aumentar a eficiência no trabalho.

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: GESTÃO ESTRATÉGICA DE PESSOAS

    Curso Gestão Estratégica de RH - Presencial

    Ementa: Fundamentos de RH. O novo papel da área de recursos humanos. Modelo de Gestão por Competências. Treinamento e desenvolvimento: levantamento e necessidades, planejamento e execução e avaliação. Avaliação da efetividade dos programas de capacitação. Modelos de avaliação de desempenho. Oficina: mapeamento de competências.                

    Lei 46 e Processos de RH

    Ementa: Aspectos da lei 46 que institui o Regime Jurídico Único para os servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes, e dá outras providências.

    Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho – Presencial

    Ementa: Conceitos de qualidade de vida no trabalho e sua evolução. Benefícios da Qualidade de Vida no Trabalho. Saúde, Estresse & trabalho: visão e desafios práticos para gestão. A nova geração Senioridade. A Política de Qualidade de Vida no Estado. Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. A importância dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Modelos de avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Aplicação prática de Qualidade de Vida no ambiente de Trabalho.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: COMUNICAÇÃO

    Redação Oficial Módulo I – Fundamentos da Língua Padrão

    Ementa: A linguagem formal e a gramática normativa. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Sintaxe de Concordância, de Regência e de Colocação Pronominal. Pontuação. Semântica: homonímia e paronímia. Visão geral do português escrito e vícios da linguagem. Regras básicas para correção na elaboração de textos.

     

    Redação Oficial Módulo II – Produção do Discurso

    Ementa: Língua e Linguagem. Funções da Linguagem. O Processo de Comunicação Escrita. Recursos ortográficos e gramaticais na linguagem escrita do setor público. Tipos de correspondência oficial. Uso de pronomes de tratamento em correspondências. Coesão e Coerência nos textos oficiais; Elaboração de Documentos Oficiais.

     

    Redação Oficial - EAD

    Ementa: Tópicos gramaticais: Concordância, Crase, Vírgula; Vícios de linguagem: Prolixidade, Arcaísmo, Gerundismo, Informalidade, Bajulação, Outros; Princípios da linguagem: Clareza, Concisão, Formalidade, Impessoalidade, Objetividade, Outros; Correspondência oficial: Vocativo, Fecho/Expressão de despedida, Atos oficiais.

    Oficina de Produção de Textos (Em elaboração)

    Ementa: Em Construção

       

    Media Training – Presencial  (Em elaboração)

    Ementa: Habilidade de comunicação. Técnicas de comunicação. A comunicação no gerenciamento de acordos. O atual modelo de funcionamento das redações de jornais, rádio, televisão e das redes sociais.  Estratégias de comunicação que ajudem a melhorar a imagem da gestão e prevenir crises de imagem.

    Oratória – Presencial

    Ementa: Técnicas de enfrentamento do medo e da ansiedade. A arte de se comunicar – eloquência, retórica e oratória. Habilidades de comunicação – ouvir e falar. Técnicas de Comunicação. Comunicação – persuasão e carisma. Comunicação verbal e não verbal. Comportamento Assertivo. Comunicação no gerenciamento de acordos. Comunicação presencial x online.

    Gerenciamento de Crise e Imagem Pública – Presencial

    Ementa: Principais conceitos e práticas de comunicação em situações de crise. Análise estratégica dos cenários de crise. O que é uma crise? Imagem pessoal X Imagem corporativa. Desenvolvimento da Crise. Processo de Comunicação. Comunicar bem. Planejamento antes, durante e depois da crise. Lições da crise. Material comunicacional para situações de prevenção e gerenciamento de crise.

    Comunicação Profissional e Argumentação para Servidores Públicos

    O curso tem como objetivo aprimorar as competências de comunicação e argumentação dos servidores públicos, visando a eficácia na interação com colegas, superiores e cidadãos. Serão abordadas técnicas de redação oficial, etiqueta profissional, expressão verbal e não verbal, bem como estratégias para construção de argumentos persuasivos.
    Redação Oficial. Etiqueta Profissional. Comunicação Verbal e Não Verbal. Argumentação Persuasiva. Identificação de pontos-chave e objetivos na argumentação. Estratégias para construção de argumentos sólidos e convincentes. Técnicas de refutação e contra-argumentação.

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: IDIOMAS - LÍNGUA INGLESA

    Língua Inglesa - Presencial

    Ementa: Gramática - verbos: presente simples, presente contínuo, passado simples e futuro de alguns verbos regulares e irregulares. Plural, Pronomes, Preposições e Possessivos. Vocabulário - alfabeto, fazer perguntas tais como sobre horas, dias, preços, opiniões e clima. Números, países, nacionalidades, pequenas coisas, comidas e bebidas, trabalhos, pessoas e famílias, cores, adjetivos comuns e lugares.

     

    Língua Inglesa I - EAD

    Ementa: Inglês para iniciantes com aulas interativas através de exercícios, atividades e música, desenvolvendo as quatro habilidades - fala, escrita, audição e leitura – através do ensino de pontos gramaticais com situações do dia a dia: pronomes de sujeito, Presente do verbo BE e dos outros verbos (forma afirmativa, interrogativa, negativa), possessivos, artigo indefinido, plural regular e irregular, pronomes demonstrativos, adjetivos, advérbios de frequência, uso do CAN e pronomes de objeto. O alfabeto, objetos comuns, linguagem ao telefone, verbos comuns, comida e bebida, refeições, família, trabalho, horas e minutos.

    Língua Inglesa II – EAD (Em elaboração)

    Ementa:  En Construção

     

    Inglês Para Viagens – Trabalho e Lazer (Survival English)

    Ementa: Adquirir vocabulário e desenvolver habilidades essenciais para se comunicar em situações típicas de viagens (aeroporto, imigração, táxi, hotel, restaurante, lojas etc.).

    Inglês Para Leitura Instrumental

    Ementa: Aprender técnicas instrumentais e conhecimentos básicos da estrutura da língua inglesa para leitura e interpretação de textos, em especial no contexto acadêmico.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: GESTÃO DE NOVAS TECNOLOGIAS 

    Gestão de Novas Tecnologias

    Ementa: Em Construção

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: SISTEMAS DE GESTÃO

    Sistemas de Gestão

    Ementa: Em Construção

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: FERRAMENTAS DE APOIO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    Excel Básico - Presencial

    Ementa: Ferramentas do Excel no nível básico, cobrindo os conteúdos: inserir dados; correção ortográfica; formatar células; formatar tabelas; alinhamento; números e valores; copiar; colar; formatar linhas e colunas; formatar página; cabeçalho e rodapé, inserir imagem, símbolos, aplicar estilos; AutoFormatação; filtros; classificar dados; AutoSoma; editar funções e fórmulas; gráficos.

     

    Excel Básico - EAD

    Ementa: Ferramentas do Excel no nível básico, cobrindo os conteúdos: inserir dados; correção ortográfica; formatar células; formatar tabelas; alinhamento; números e valores; copiar; colar; formatar linhas e colunas; formatar página; cabeçalho e rodapé, inserir imagem, símbolos, aplicar estilos; AutoFormatação; filtros; classificar dados; AutoSoma; editar funções e fórmulas; gráficos.

    Excel Avançado

    Ementa: Utilizar múltiplas planilhas. Construir fórmulas complexas. Utilizar rótulo de dados. Trabalhar com filtro avançado. Usar formatação condicional. Construir macros. Utilizar gráficos. Manipular estrutura de tópicos. Configurar tabela dinâmica. Proteger de células e planilhas. Construir cenários. Validar dados.

    Informática Básica

    Ementa: Hardware e Software. Componentes básicos do Windows. Personalização do Windows. Arquivos e Pastas. Criação de documentos. Formatação de documentos. Formatação de fontes e parágrafos. Configuração de páginas. Inserção de tabelas.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: COMPRAS E CONTRATOS

    Elaboração de TR aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa:  Conceitos e Definições. Legislação Aplicável. Requisitos e formas legais da contratação de bens e serviços na Administração Pública. Atores do Termo de Referência. Modelo de Termo de Referência. IN 02/2008. Planilha de Custos. Cronograma Físico e Financeiro. Funções do Gestor/Fiscal do Contrato. Aprovação da Autoridade Competente. Jurisprudências do TCU.

     

    Elaboração de Termo de Referência  - EAD

    Ementa: Em Construção

    Gerenciamento e Fiscalização de Contratos  aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa: Elementos essenciais nas rotinas e no processo de contratação e fiscalização de contratos na Administração Pública aplicados ao SIGA.

     

    Fiscalização de Contratos  - Presencial

    Ementa: Abordagem dos conceitos relativos à fiscalização de contratos na Administração Pública; Fundamentos e principais dispositivos da legislação vigente de fiscalização dos contratos na Administração Pública; Fiscalização e sanções. Riscos quanto à motivação do gasto, à compatibilidade do preço praticado, ao recebimento (liquidação da despesa) e à destinação para fins de interesse público; Atores envolvidos no processo de contratação e de gestão de contratos na Administração Pública Estadual.

    Fiscalização de Contratos  - EAD

    Ementa: bordagem dos conceitos relativos à fiscalização de contratos na Administração Pública; Fundamentos e principais dispositivos da legislação vigente de fiscalização dos contratos na Administração Pública; Fiscalização e sanções. Riscos quanto à motivação do gasto, à compatibilidade do preço praticado, ao recebimento (liquidação da despesa) e à destinação para fins de interesse público; Atores envolvidos no processo de contratação e de gestão de contratos na Administração Pública Estadual.

     

    Gestão de Contratos - Presencial

    Ementa: Elementos essenciais da gestão pública e o processo de contratação na Administração Pública; Formalização do contrato administrativo; Execução do contrato administrativo: direitos e obrigações das partes; Controle e fiscalização da execução do objeto contratual; Alteração dos contratos administrativos; Recebimento do objeto do contrato; Extinção do contrato; Inexecução dos contratos administrativos; Principais contratos administrativos; Execução orçamentária e financeira dos contratos administrativos; O controle do Tribunal de Contas.

     

    Gestão de Contratos - EAD

    Ementa: Elementos essenciais da gestão pública e o processo de contratação na Administração Pública; Formalização do contrato administrativo; Execução do contrato administrativo: direitos e obrigações das partes; Controle e fiscalização da execução do objeto contratual; Alteração dos contratos administrativos; Recebimento do objeto do contrato; Extinção do contrato; Inexecução dos contratos administrativos; Principais contratos administrativos; Execução orçamentária e financeira dos contratos administrativos; O controle do Tribunal de Contas.

    Formação de Pregoeiros aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa: Procedimentos de compras públicas; Os processos de pregão nas modalidades presencial e eletrônico, seus aspectos legais, técnicos e comportamentais dentro do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA.

    Formação de Pregoeiros - Presencial

    Ementa: Procedimentos de compras públicas e os princípios básicos aplicados aos processos licitatórios; O processo de Pregão seja na forma presencial ou eletrônico e seus aspectos técnicos, legais e comportamentais.  Fases da licitação - Interna e Externa; Aplicação da LC/123/06; Sistema de Registro de Preços.

     

    Formação de Pregoeiros - EAD

    Ementa: Procedimentos de compras públicas e os princípios básicos aplicados aos processos licitatórios; O processo de Pregão seja na forma presencial ou eletrônico e seus aspectos técnicos, legais e comportamentais.  Fases da licitação - Interna e Externa; Aplicação da LC/123/06; Sistema de Registro de Preços.

     

    Licitações Públicas aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa: O SIGA a e sua utilização para Licitações Públicas e os Princípios Básicos aplicáveis ao Procedimento Licitatório. Sistema de Registro de Preço. Modalidades de Licitação. Tipos de Licitação. Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Fases da Licitação – Interna e Externa. Revogação e Anulação. Sessão de Licitação Presencial.

     

    Licitações Públicas - Presencial

    Ementa: Conceitos e Princípios Básicos aplicáveis ao Procedimento Licitatório. Atores do Processo de Compras Públicas. Fase Interna – Modalidades de Licitação. Sistema de Registro de Preço. Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Fase Externa. Microempresas e Pequenas Empresas. Revogação e Anulação. Sanção.

     

    Licitações Públicas - EAD

    Ementa: Conceitos e Princípios Básicos aplicáveis ao Procedimento Licitatório. Atores do Processo de Compras Públicas. Fase Interna – Modalidades de Licitação. Sistema de Registro de Preço. Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Fase Externa. Microempresas e Pequenas Empresas. Revogação e Anulação. Sanção.

    Gestão de Convênios aplicado ao SIGA (Concedente) - Presencial

    Ementa: Descentralização administrativa; transferências voluntárias de recursos públicos; distinção entre contratos e convênios; características e peculiaridades dos instrumentos de convênio; marco legal: legislação federal e estadual; fases da celebração de convênios: proposição, formalização, execução e prestação de contas; acesso as funcionalidades do módulo convênios do SIGA; operacionalização dos procedimentos relativos à execução das atividades pertinentes à todas as fases da celebração de convênios no SIGA.

    Gestão de Convênios aplicado ao SIGA (Convenente) - Presencial

    Ementa: Descentralização administrativa; transferências voluntárias de recursos públicos; distinção entre contratos e convênios; características e peculiaridades dos instrumentos de convênio; marco legal: legislação federal e estadual; fases da celebração de convênios: proposição, formalização, execução e prestação de contas; acesso as funcionalidades do módulo convênios do SIGA; operacionalização dos procedimentos relativos à execução das atividades à todas as fases da celebração de convênios no SIGA/municípios.

    Gestão de Convênios - Presencial

    Ementa: Elaborar Termo de Convênio, cláusulas necessárias e cláusulas não admitidas. Executar convênios a luz da legislação vigente. Controlar/acompanhar os convênios. Reconhecer os procedimentos de Prestação de Contas dos Convênios. Emitir parecer para a orientação do ordenador de despesa quanto à aprovação das contas. Sugerir levantamento de tomada de contas especial. Reconhecer as implicações da LRF no cotidiano da gestão pública.

     

    Gestão de Convênios - EAD

    Ementa: Elaborar Termo de Convênio, cláusulas necessárias e cláusulas não admitidas. Executar convênios a luz da legislação vigente. Controlar/acompanhar os convênios. Reconhecer os procedimentos de Prestação de Contas dos Convênios. Emitir parecer para a orientação do ordenador de despesa quanto à aprovação das contas. Sugerir levantamento de tomada de contas especial. Reconhecer as implicações da LRF no cotidiano da gestão pública.

     

    Operacionalização de Prestação de Contas de Convênios no SIGA

    Ementa: Noções, conceitos básicos e legislação aplicada. Elementos constitutivos e fases da prestação de contas de convênios. Atribuições do concedente e do convenente. Metodologia de cálculo do saldo remanescente da execução do objeto convenial. Aprovação e/ou rejeição da prestação de contas. Acesso e operacionalização das funcionalidades do módulo de prestação de contas de convênios no SIGA. Registro e cadastramento de dados necessários à geração dos elementos constitutivos e de relatórios gerenciais da prestação de contas de convênios no SIGA.

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: PATRIMÔNIO PÚBLICO

    Patrimônio Mobiliário aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa: Legislação do Patrimônio. Conceitos gerais do módulo de patrimônio. Inventário. Relação do patrimônio com o financeiro. Movimentações de Patrimônio Imobiliário. Prestação de contas. Planejamento de patrimônio imobiliário. Siga – módulo de patrimônio imobiliário.

     

    Patrimônio Imobiliário aplicado ao SIGA - Presencial

    Ementa: Procedimentos para conceituação, gestão, manutenção, preservação e registro dos bens imóveis do Estado, e o controle por meio do Sistema Integrado de Gestão Administrativa (SIGA)

    Almoxarifado aplicado ao SIGA

    Ementa: O almoxarifado, suas atividades. Os normativos vigentes. As boas práticas no âmbito da gestão de materiais. A relação entre Almoxarifado e Setor Financeiro. Gerenciamento e controle de estoques. Prestação de Contas.

  • Introdução a Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

    Ementa: Contexto histórico. O sistema de Monitoramento e avaliação do Espírito Santo. Definições importantes. O ciclo da política pública. Monitoramento e Avaliação no ciclo da política pública. Tipos de avaliação.

    Formulação de Políticas Públicas usando Marco Lógico

    Ementa: A importância da formulação de política pública. Elementos do Marco Lógico. Análise do diagnóstico do problema. Busca de melhores práticas. Desenho da política. Consolidando o Marco Lógico de uma política.

     

    Introdução a Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

    Ementa: Contexto histórico. O sistema de Monitoramento e avaliação do Espírito Santo. Definições importantes. O ciclo da política pública. Monitoramento e Avaliação no ciclo da política pública. Tipos de avaliação.

     

    Formulação de Políticas Públicas usando Marco Lógico

    Ementa: A importância da formulação de política pública. Elementos do Marco Lógico. Análise do diagnóstico do problema. Busca de melhores práticas. Desenho da política. Consolidando o Marco Lógico de uma política.

     

    Indicadores com foco em Monitoramento e Avaliação

    Ementa: Definições e breve revisão de Estatística. Arcabouço conceitual, funções, tipos, propriedades e limitações dos indicadores. Construindo indicadores. Análise gráfica dos indicadores. Fontes de dados. Marco lógico e indicadores.

     

    Monitoramento de Políticas Públicas

    Em construção.

     

    Avaliação Quantitativa

    Em construção.

     

    Avaliação Qualitativa

    Em construção.

     

    Gestão por Indicadores

    Ementa: Gestão Pública Contemporânea e Gestão Orientada a Resultados. Relevância de Monitoramento e Avaliação. Conceituação de Indicadores: atributos, propriedades, classificação. Construção de Indicadores: métodos de construção e fontes de dados.  Ferramentas para Monitoramento: benchmarking, painel de controle e sistemas de informação gerencial. Uso de Indicadores no Ciclo de Gestão (PDCA).  

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DIREITO AMBIENTAL 

    Legislação Ambiental

    Ementa: Introdução ao Direito Ambiental, Princípios Gerais do Direito Ambiental, Sustentabilidade, Constituição Federal e Meio Ambiente, Competência Ambiental Comum e Sistema Nacional de Meio Ambiente, Licenciamento Ambiental, Responsabilidade Civil, Reparação do Dano Ecológico, Aspectos da Poluição (atmosférica, sólidos, hídricos e sonoro), Crimes Ambientais, Jurisprudências.

    Direito Ambiental

    Ementa: Introdução ao Direito Ambiental. Princípios Ambientais. Bens Ambientais. Direito Constitucional Ambiental. SISNAMA e as políticas públicas de natureza ambiental. O Estatuto das Cidades e o Direito Ambiental. Dano Ambiental e a Responsabilidade Civil, Penal e Administrativa. Licenciamento ambiental. Tombamento. Direito Processual Ambiental.

      

    Legislação Ambiental

    Ementa: Desenvolvimento sustentável e os impactos ambientais nos meios biológicos, físicos e antrópicos, regulamentação ambiental por meio das políticas nacionais de meio ambiente, recursos hídricos, resíduos sólidos e educação ambiental, crimes ambientais e análise de casos concretos e a visão do STF.

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: DIREITO PÚBLICO

    Direito Administrativo - Presencial

    Ementa: A prática profissional de acordo com os princípios, legislação e doutrina da Administração Pública; A aplicação e o reconhecimento dos princípios da Administração Pública na prática cotidiana. Os atos e fatos administrativos a partir da articulação e necessária sinergia entre os Poderes da Administração.  Como localizar-se na estrutura governamental de Estado.

    Direito Administrativo - EAD

    Ementa: A prática profissional de acordo com os princípios, legislação e doutrina da Administração Pública; A aplicação e o reconhecimento dos princípios da Administração Pública na prática cotidiana. Os atos e fatos administrativos a partir da articulação e necessária sinergia entre os Poderes da Administração.  Como localizar-se na estrutura governamental de Estado.

    Lei de Responsabilidade Fiscal

    Ementa: Origens Nacionais e Internacionais da LRF. Equilíbrio e Transparência Fiscal. Princípios da Responsabilidade Fiscal. Estrutura da LRF. Planejamento da LRF. Receita Pública. Despesa Pública. Transferências voluntárias na LRF. Destinação de Recursos Públicos/Setor Privado na LRF. Da dívida e do endividamento. Gestão patrimonial na LRF. Transparência, controle e fiscalização. “Contabilidade criativa”, pedaladas fiscais e afins.

    Aspectos Penais da Licitação

    Ementa: Aspectos legais de contratações e aquisições na administração pública. Aspectos Penais nos Processos Licitatórios: Princípios de Direito Penal. Aspectos penais da Lei de Licitações: tipos penais previstos na Lei de Licitações. Sanções, Crimes e Penas.

  • ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: CIDADANIA E MOVIMENTOS SOCIAIS 

    Cidadania e Movimentos Sociais

    Ementa: Movimento social e perspectivas teóricas Conflitos sociais - Estrutura social, indivíduo e ação coletiva. Processo político e repertórios de ação coletiva. Democracia e Participação social. Sociedade civil e conselhos participativos. Cultura política e cidadania

    ESTAÇÃO DE APRENDIZAGEM: BASE LEGAL - MOVIMENTOS SOCIAIS

    Direitos Humanos

    Ementa: Em construção.

    Gestão Participativa e Direito Ambiental

    Ementa: Em construção.

    Marco Regulatório e Participação Social

    Ementa: Em construção.

    Instrumentos Práticos de Regularização

    Ementa: Em construção.

    O Desenvolvimento na Primeira Infância -Autoinstrucional

    - Conceito de infância e os papéis de diferentes profissionais no desenvolvimento na primeira infância.
    - Evolução da legislação para a primeira infância, a agenda mundial e seus marcos.
    - Influência dos espaços físicos e das cidades no desenvolvimento infantil.
    - Fundamentos da neurociência e a relevância dos primeiros 1.000 dias de vida para o desenvolvimento da criança.
    - Comportamentos infantis na atribuição de significados às suas experiências de vida.
    - Importância dos cuidados e vínculos afetivos desde a gestação.
    - Papel das políticas públicas na promoção do desenvolvimento na primeira infância.
    - Importância da educação na primeira infância.

    Introdução ao Estatuto da Criança e do Adolescente e a Atuação do Conselho Tutelar -Autoinstrucional

    Ementa:

    - Análise da questão da infância a partir da construção de sua historicidade;

    - Análise da constituição histórica das formas de enfrentamento da questão social da infância e adolescência;

    - A política de proteção à infância e adolescência no contexto da Normativa internacional;

    - O Estatuto da Criança e do Adolescente;

    - Contribuição do Serviço Social na busca de alternativas de intervenção face as expressões da questão social relacionadas a infância e adolescência na contemporaneidade.

  • Controles na Administração Pública ENA SC

    Ementa: Controle na Administração Pública e Prestação de Contas. Diferenciar as formas de controle na administração pública. Conhecer os conceitos preliminares em torno das prestações de contas. Compreender a importância das prestações de contas. Controle Externo. Identificar os órgãos responsáveis pelo controle externo. Compreender as respectivas funções dos órgãos responsáveis pelo controle externo. Reconhecer a contribuição que os órgãos de controle externo proporcionam para com a transparência nas ações governamentais. Controle Interno. Reconhecer a função do controle interno. Compreender a relação existente entre controle interno e administração pública. Identificar a contribuição que os controles internos proporcionam a administração pública. Controle Social. Conhecer a função do controle social e sua relação com a administração pública. Identificar os instrumentos de controle social disponíveis a sociedade. Compreender o modo como o controle social colabora com a transparência das ações governamentais.

    Orçamento e Planejamento Público ENA SC

    Ementa: Fundamentos do planejamento e do orçamento público. Compreender a importância do planejamento para o desenvolvimento da gestão pública; Entender o papel do orçamento público no desenvolvimento do Estado contemporâneo; Identificar a função do planejamento e do orçamento público na Administração Pública atual. Legislação aplicada ao planejamento e ao orçamento público. Identificar os aspectos legais que envolvem o planejamento público; Compreender os principais dispositivos legais que orientam os orçamentos públicos; Entender a dinâmica existente entre planejamento e orçamento público e os mecanismos burocráticos que regulam seu funcionamento. Técnicas de elaboração de planejamento. Conhecer técnicas de elaboração de planejamento; Entender as funções do Planejamento Estratégico (bem como seus principais métodos) e do Plano Plurianual; Compreender as etapas de monitoramento e avaliação do planejamento. Elaboração de orçamento e processos orçamentários. Identificar as etapas do processo orçamentário, bem como suas funções; Entender a finalidade do contingenciamento e da alteração de um orçamento; Aprimorar o emprego do orçamento como instrumento de gestão.

    Políticas Públicas e Indicadores Sociais ENA SC

    Ementa: Conceito e relevância dos Indicadores Sociais. Compreender a relevância dos indicadores sociais como instrumentos na gestão pública. Propor objetivos programáticos visando à construção de um indicador social. Avaliar as condições de vida de uma população através dos indicadores sociais. Indicadores e Diagnóstico Socioeconômico. Conhecer os atributos e os principais tipos de indicadores sociais. Entender a potencialidade dos indicadores na elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Identificar as limitações dos indicadores no processo de análise e elaboração de diagnósticos socioeconômicos. Sistema Estatístico Nacional. Conhecer as principais instituições produtoras de informação estatística no Brasil. Compreender as pesquisas centrais do IBGE. Identificar as principais publicações e registros administrativos do Sistema Estatístico Nacional. Indicadores e o planejamento de projetos e programas. Reconhecer as principais fontes de dados e aplicativos para a busca e construção de indicadores sociais. Localizar na internet as principais fontes de dados e aplicativos para análise e construção de indicadores sociais. Identificar os dados e indicadores econômicos. Conhecer a metodologia de construção de indicadores de programas.

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