Ementário de Soluções Educacionais

Cursista, acesse as ementas de nossas soluções educacionais e conheça melhor sobre os temas, assuntos, conteúdos e objetivos de nossas ofertas!

  • Noções de Organização Pública

    Ementa: História do Estado – formas históricas de Estado no Brasil. Sociedade Civil, direitos fundamentais. Poder. Estado e Governo. Estado gerencial. Administração Pública. Políticas Públicas. Princípios da administração pública. O conhecimento e o setor público.

     

    Gestão Orientada para Resultados

    Ementa: Concepção, princípios, implicações e desafios. O ciclo da política pública. Experiências nacionais relevantes. Instrumentos para a gestão por resultados: planejamento. Indicadores; avaliação de resultados, de processos. O gerente como gestor de resultados. 

     

    Planejamento Estratégico

    Ementa: Importância do planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão, tendo em vista a eficiência e eficácia da gestão pública; conceitos, parâmetros e fundamentos. Os passos do planejamento estratégico governamental: início, concordância sobre o processo de planejamento estratégico. Clarificação da missão e valores da organização. Avaliação do ambiente externo e interno da organização. Identificação e gerência das questões estratégicas da organização; formulação de estratégias.

     

    Flexibilização do Estado - PPP

    Ementa: Noções Gerais sobre PPP: surgimento, conceito, características, experiência internacional.  Concessão administrativa e concessão patrocinada. Legislação aplicável:  Lei 11.079/04 e LC 492/09. Procedimento de Manifestação Interesse - PMI. Estruturação de Projetos de PPP.

    Público-Alvo: Servidores Públicos Estaduais e Municipais.

     

    Marco Regulatório

    Ementa: Conhecimento do universo das OSCs, da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), reconhecimento da relevância das OSCs para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e avaliação do contexto político, institucional e administrativo da Administração Pública em relação à mobilização para implementação das parcerias com as OSCs.

     

    Gestão de Parcerias com Organizações da Sociedade Civil

    Ementa: Aspectos Gerais da Lei 13.019/2014. Proposição e Execução de Parcerias. Prestação de Contas de Parcerias.

     

    Oficina de Chamamento Público

    Ementa: Conhecimento do universo das OSCs, da agenda do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), reconhecimento da relevância das OSCs para o desenvolvimento de políticas públicas no Brasil e avaliação do contexto político, institucional e administrativo da Administração Pública em relação à mobilização para implementação das parcerias com as OSCs.

     

    Oficina de Elaboração e Análise de Procedimento de Manifestação de Interesse Social

    Ementa: Definição, finalidade e objetivos do PMIS: Exposição dialogada, discussão, sistematização e síntese do conteúdo programático. Fases do PMIS: Elaboração da proposta de PMIS. Dados e informações requeridas na elaboração do PMIS. Modelos e Formulários de PMIS. Admissibilidade, análise e avaliação da proposta de PMIS: Divulgação das propostas de PMIS recepcionadas pela Administração Pública. Oitiva da Sociedade. Realização do chamamento público.

     

    Oficina de Elaboração de Projetos com OSCs

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Captação de Recursos

    Ementa: Instrumentos de Políticas Públicas. Porque captar recursos. Preparação para captar recursos. Recursos Públicos. Transferências Voluntárias Etapas para celebração de convênio ou contrato de repasse. Estratégias de apresentação e negociação na captação de recursos. Plano de Captação de Recursos, o SICONV como ferramenta de gestão.

  • Cenários da Gestão Pública

    Ementa: MESA DE DIÁLOGOS (Módulo I)

    COMPETÊNCIAS TÉCNICAS E COMPORTAMENTAIS (Módulo II) - Planejamento Estratégico. Visão Estratégica para Resultados. Liderança e Competências da Gestão. Gerenciamento de Projetos. Gestão por Processos. Custos e Compras Sustentáveis. Organização Sustentável e Desenvolvimento de Equipes. Comunicação e Gerenciamento de Conflitos. Criatividade e Inovação na Gestão Pública.

     

    Gestão Orientada para Resultados

    Ementa: O mundo em mudança e suas implicações na gestão. Práticas gerenciais orientadas na nova Administração Pública. Caracterizar a gestão orientada por resultados. Ciclo de criação de valor e seus componentes. A GEOR a interação e integração organizacional. Principais instrumentos da Gestão Orientada por Resultados.  Gestão matricial de resultados.

     

    Liderança e Gestão Estratégica

    Ementa: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial na administração pública. Perspectivas sobre o comportamento da liderança estratégica. Teorias de contingência da liderança eficaz. Liderança carismática. Liderança transformacional e cultural. Liderança em grupos de tomada de decisão. Alianças estratégicas. Administração estratégica. 

     

    Comunicação e Inteligência Gerencial

    Ementa: Como aumentar a capacidade de comunicação e liderança. Comunicação e Liderança. Melhoria dos relacionamentos Inter e Intrapessoais. Condução de geração e soluções. Desenvolvimento da habilidade de questionamento e motivação (EM REVISÃO)

     

    Autoliderança

    Ementa: Integração, Expectativas e Contextualização do Coaching. Laboratório de Autoliderança. Desenvolvendo Competências. Investigação, Reflexão e Aprendizagem. Consolidando as Bases para o Sucesso: Transformando o Atual para o Ideal.

    Líder Coach

    Ementa: O Papel da liderança no serviço público. Liderança situacional – agir de acordo com o nível de desenvolvimento do liderado. O líder coaching – conceitos. Perfil do líder coaching. Competências do líder coaching. Gestão das emoções. Comunicação  assertiva. Ferramentas dialógicas.

     

    Liderança Coaching Orientada para Resultados

    Ementa: (EM REVISÃO)

     

    Consultorias em Coach

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Formação de Lideranças/INSPER

    Ementa: Desenvolvimento de lideranças. Aspectos individuais. Aspectos Organizacionais. Público x Privado.

  • Inovação: Conceitos e Reflexões

    Ementa: O que é inovação – definições, tipologia e premissas para inovar. Inovação como processo: framework de inovação e suas etapas. A estratégia do Governo do Estado para a inovação na gestão.

     

    Competências, Habilidades e Atitudes para Inovação - CHA para Inovação

    Ementa: Conexão para Inovação. Elementos para inovar no Serviço Público. As 10 faces do líder inovador. O DNA dos inovadores. Laboratório de competências. Café Mundial: cocriando possibilidades.

     

    Gestão de Mudanças

    Ementa: (Em elaboração)

     

    Gestão para Inovação

    Ementa: (Em elaboração)

     

    Ferramentas para Inovação:

    • Gamificação - Ementa: Conceitos teóricos, técnicas e utilidades da gamificação.  Evolução histórica. Aplicações práticas e exemplos. Cases de sucesso no mundo, mercado e debate sobre potenciais áreas na indústria nacional que podem se beneficiar da gamificação. Levantamento de requisitos, avaliação das possibilidades, desenvolvimento de projetos em grupo, teste prático. 
    • Design Thinking - Ementa: Metodologia de Design Thinking para instituições públicas.
  • Fundamentos da Gestão Ambiental

    Ementa: As relações entre o homem e ambiente e as consequências dessa interação. Uso racional da água. Finalidade e aplicação da legislação para o meio ambiente.  Instrumentos para a gestão racional dos recursos. Impactos sobre o meio ambiente, contextualizando a nova série de normas internacionais, focando o surgimento das normas ambientais e suas interferências nas organizações. Gerenciamento de resíduos. Gestão ambiental no serviço público.

     

    Gestão Responsável para a Sustentabilidade

    Ementa: Princípios do Direito Ambiental. Sustentabilidade Ambiental. Agenda 21. Cidades Sustentáveis. Desenvolvimento Rural Sustentável. Turismo Sustentável. Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P).

     

    Políticas Públicas para a Sustentabilidade

    Ementa: Origem e evolução histórica das Políticas e Estratégias de desenvolvimento sustentável. Obstáculos às ações e aplicações das políticas públicas sustentáveis. Sociedades sustentáveis. Prioridades socioambientais para o desenvolvimento. Desenvolvimento, Economia, Sociedade e Meio Ambiente. Estado, Sociedade, Mercado e boas políticas desenvolvimentistas. O terceiro setor e a questão da sustentabilidade. Gestão pública sustentável.

  • Ética e Serviço Público

    Ementa: Ética, política e cidadania. O desafio ético atual. A ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano/organizações. O indivíduo e a organização. Estudo e teorias relacionadas a variáveis típicas de comportamento organizacional. A cultura organizacional e o processo de manutenção/mudança. A ética na administração pública, a ética do servidor público.

     

    Gestão de Conflitos

    Ementa: A questão dos conflitos nas organizações. O processo de negociação: estratégicas, táticas e técnicas. Habilidades do negociador: atitudes, posturas e estilos de negociação.    Passos para uma negociação: a importância do planejamento.  Verdades e mitos sobre conflitos.  Níveis e tipos de conflitos.  Gestão de conflitos: o monitoramento e formas de resolução.

     

    Desenvolvimento de Equipes

    Ementa: Como inovar e aprimorar habilidades, atitudes e comportamentos visando o desenvolvimento de equipes de trabalho. Autoavaliação, forças e fraquezas no relacionamento intergrupais e interpessoais.  A implementação de um ambiente de cooperação mútua e comprometimento com os resultados da equipe no contexto da gestão pública.

     

    Excelência no Atendimento

    Ementa: O atendimento na gestão pública. A importância do comportamento profissional e equilíbrio emocional. Entender o ponto de vista do cliente. O cuidado com a imagem profissional.

    Gestão Estratégica de RH

    Ementa: Fundamentos de RH. O novo papel da área de recursos humanos. Modelo de Gestão por Competências. Treinamento e desenvolvimento: levantamento e necessidades, planejamento e execução e avaliação. Avaliação da efetividade dos programas de capacitação. Modelos de avaliação de desempenho. Oficina: mapeamento de competências.               

     

    Lei nº 46 e Processos de RH

    Ementa: Aspectos da lei nº 46 que institui o Regime Jurídico Único para os servidores públicos civis da administração direta, das autarquias e das fundações do Estado do Espírito Santo, de qualquer dos seus Poderes, e dá outras providências.

     

     

    Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho

    Ementa: Conceitos de qualidade de vida no trabalho e sua evolução. Benefícios da Qualidade de Vida no Trabalho. Saúde, Estresse & trabalho: visão e desafios práticos para gestão. A nova geração Senioridade. A Política de Qualidade de Vida no Estado. Gestão da Qualidade de Vida no Trabalho. A importância dos Programas de Qualidade de Vida no Trabalho. Modelos de avaliação da Qualidade de Vida no Trabalho. Aplicação prática de Qualidade de Vida no ambiente de Trabalho.

  • Redação Oficial Módulo I – Fundamentos da Língua Padrão

    Ementa: A linguagem formal e a gramática normativa. O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. Sintaxe de Concordância, de Regência e de Colocação Pronominal. Pontuação. Semântica: homonímia e paronímia. Visão geral do português escrito e vícios da linguagem. Regras básicas para correção na elaboração de textos.

     

    Redação Oficial Módulo II – Produção do Discurso

    Ementa: Língua e Linguagem. Funções da Linguagem. O Processo de Comunicação Escrita. Recursos ortográficos e gramaticais na linguagem escrita do setor público. Tipos de correspondência oficial. Uso de pronomes de tratamento em correspondências. Coesão e Coerência nos textos oficiais; Elaboração de Documentos Oficiais.

     

    Língua Inglesa

    Ementa: Gramática - verbos: presente simples, presente contínuo, passado simples e futuro de alguns verbos regulares e irregulares. Plural, Pronomes, Preposições e Possessivos. Vocabulário - alfabeto, fazer perguntas tais como sobre horas, dias, preços, opiniões e clima. Números, países, nacionalidades, pequenas coisas, comidas e bebidas, trabalhos, pessoas e famílias, cores, adjetivos comuns e lugares.

     

    Media Training

    Ementa: Habilidade de comunicação. Técnicas de comunicação. A comunicação no gerenciamento de acordos. O atual modelo de funcionamento das redações de jornais, rádio, televisão e das redes sociais.  Estratégias de comunicação que ajudem a melhorar a imagem da gestão e prevenir crises de imagem.

     

    Oratória

    Ementa: Técnicas de enfrentamento do medo e da ansiedade. A arte de se comunicar – eloquência, retórica e oratória. Habilidades de comunicação – ouvir e falar. Técnicas de Comunicação. Comunicação – persuasão e carisma. Comunicação verbal e não verbal. Comportamento Assertivo. Comunicação no gerenciamento de acordos. Comunicação presencial x online.

     

    Gerenciamento de Crises e Imagem Pública

    Ementa: Principais conceitos e práticas de comunicação em situações de crise. Análise estratégica dos cenários de crise. O que é uma crise? Imagem pessoal X Imagem corporativa. Desenvolvimento da Crise. Processo de Comunicação. Comunicar bem. Planejamento antes, durante e depois da crise. Lições da crise. Material comunicacional para situações de prevenção e gerenciamento de crise.

    Inglês para Leitura Instrumental

    Ementa: técnicas de leitura: skimming e scanning; ativação do repertório prévio; dedução e lógica em leitura textual; técnicas de aprendizagem de vocabulário; estrutura frasal do inglês; sintaxe e blocos de linguagem; técnicas para reconhecer verbos, substantivos e adjetivos; collocations; cognatos e falsos cognatos; conjunções; phrasal verbs; exercícios práticos de interpretação de textos científicos.

  • Gestão de Novas Tecnologias

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Sistemas de Gestão

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Excel Básico

    Ementa: Tela de trabalho. Entrada de dados. Fórmulas e funções, criação e manutenção. Pastas de trabalho. Copiar, movimentar e apagar células e colunas. Formatação da planilha. Gráficos.

     

    Excel Avançado

    Ementa: Personalizando células, alguns modelos de máscara de entrada, nomeando intervalo de célula ou a célula, usando as referências relativa e absoluta. Auditoria de células. Filtro avançado. Funções. Tabela dinâmica. Gráfico dinâmico. Cenário. Atingir metas. Subtotal. Validação de dados. Solver. Formulário. Proteger planilha. Macro no aplicativo Excel.

     

    Informática Básica

    Ementa: Power Point. Excel. Internet.

  • Planejamento Estratégico

    Ementa: Importância do planejamento estratégico governamental como instrumento de gestão, tendo em vista a eficiência e eficácia da gestão pública; conceitos, parâmetros e fundamentos. Os passos do planejamento estratégico governamental: início, concordância sobre o processo de planejamento estratégico. Clarificação da missão e valores da organização. Avaliação do ambiente externo e interno da organização. Identificação e gerência das questões estratégicas da organização; formulação de estratégias.

     

    Gestão por Indicadores

    Ementa: Gestão Pública Contemporânea e Gestão Orientada a Resultados. Relevância de Monitoramento e Avaliação. Conceituação de Indicadores: atributos, propriedades, classificação. Construção de Indicadores: métodos de construção e fontes de dados.  Ferramentas para Monitoramento: benchmarking, painel de controle e sistemas de informação gerencial. Uso de Indicadores no Ciclo de Gestão - PDCA (EM REVISÃO). 

     

    Gerenciamento de Projetos

    Ementa: Visão geral do gerenciamento de projetos. Conceitos, definições e ciclo de vida de projetos. Importância do Escopo. Elaboração do Cronograma e do Orçamento. Gerenciamento dos Riscos. Gerenciamento da Comunicação. Gerenciamento de Recursos Humanos. Gerenciamento das Aquisições.

     

    Metodologia de Gestão Estratégica de Projetos do Governo

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Implantação de PMOs e Gestão de Portfólio

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

  • Curso Introdutório de Processos

    Ementa: Conceitos chave da disciplina de BPM. Apresentação de cases de boas práticas de implantação de BPM. O que é processo. BPM, BPMN, BPMS. Tipos de Processos. Ciclo de Vidas. Visão ponta a ponta. Conceito de cliente. Valor e Escritório de Processos.

    Gestão por Processos

    Ementa: A relação existente entre estratégia e processos. A importância da construção da cadeia de valor e a hierarquia de processos do Órgão/Secretaria. As diversas formas de estruturas organizacionais. Tipos de processos. O ciclo de Gestão por Processos. Noções introdutórias de Escritório de Processos.

     

    Documentação e Padronização de Processos BPM

    Ementa: Princípios de montagem de processos. Propósito, qualidade, benefícios, perspectivas. Técnicas, notações e ferramentas para modelagem. Identificação de stakeholders do processo. Identificação e priorização dos problemas. Notação BPM para modelagem de processos.

     

    Análise e Design de Processos

    Ementa: Estratégias para melhorias de processos. Definição do papel dos escritórios de processos e dos donos de processos. Noções básicas do BPMN. Técnicas de eliminação de desperdícios. Conceitos do Lean, Kanban como irradiador de informações e ferramentas de melhoria contínua. Elaboração de planos de melhorias.

     

    Automação de Processos – BPMS Governo do Estado

    Ementa: Visão geral da ferramenta BPMS do governo para suporte aos Escritórios Locais na automação de processos.

  • Planejamento Estratégico com foco em Gestão de Projetos

    Ementa:  (EM ELABORAÇÃO)

     

    Planejamento Governamental e Programação Orçamentária

    Ementa:  (EM ELABORAÇÃO)

     

    Execução Orçamentária e Qualidade do Gasto

    Ementa:  (EM ELABORAÇÃO)

     

    Teoria Orçamentária

    Ementa:  (EM ELABORAÇÃO)

     

    Lei de Responsabilidade Fiscal

    Ementa: Princípios da gestão fiscal responsável; objetivos da Lei Complementar no 101/2000; planejamento/orçamento na LRF; as novas normas introduzidas pela LRF para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); receita pública e transferências; despesa pública e de pessoal (limites); dívida e endividamento; gestão patrimonial; transparência, controle e fiscalização; os crimes de responsabilização fiscal.

     

    Contabilidade Pública aplicada no SIGEFES

    Ementa: Abrangência da Contabilidade Aplicada ao Setor Público. Procedimentos Contábeis Orçamentários. Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público. Visão geral do Sistema Integrado de Gestão das Finanças Públicas do ES - SIGEFES. Esclarecimentos de dúvidas sobre a utilização do SIGEFES.

     

    Elaboração da Lei Orçamentária

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Elaboração do Plano Plurianual

    Ementa: O Planejamento Governamental e os princípios que regem a elaboração do Plano Plurianual. Ferramentas do planejamento para elaboração do PPA. Metodologia de elaboração dos programas, ações e metas. Classificação das despesas no PPA, quantificação das metas físicas e financeiras, as fontes de recursos no Plano.

     

    Monitoramento e Avaliação            

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

  • Elaboração de Termo de Referência

    Ementa: Conceitos e Definições. Legislação Aplicável. Requisitos e formas legais da contratação de bens e serviços na Administração Pública. Atores do Termo de Referência. Modelo de Termo de Referência. IN 02/2008. Planilha de Custos. Cronograma Físico e Financeiro. Funções do Gestor/Fiscal do Contrato. Aprovação da Autoridade Competente. Jurisprudências do TCU.

     

    Formação de Pregoeiros

    Ementa: Conhecimentos básicos da legislação de licitação; Abordagem do conceito de pregão eletrônico; legislação atual. Características e aplicabilidade da modalidade pregão; Análise comparativa do pregão eletrônico versus pregão presencial incluindo vantagens, normas e processo de escolha; Definição do rito processual do pregão tanto na fase interna quanto fase externa; Simulação do processo de pregão; Estatuto da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte: Regulamentação; tratamento diferenciado para ME e EPP; cabimento e objetivos. -Outras normatizações: Sistema de preços referenciais (decreto nº 2.048-R); portal de compras do Espírito Santo (decreto nº 2.061-R); utilização de minutas padronizadas pela PGE (decreto nº 1.939-R). -Sistema SIGA, Banco do Brasil e SICAF: Conceitos gerais e aplicabilidade.

     

    Gestão de Contratos 

    Ementa: Elementos essenciais da gestão pública e o processo de contratação na Administração Pública; Formalização do contrato administrativo; Execução do contrato administrativo: direitos e obrigações das partes; Controle e fiscalização da execução do objeto contratual; Alteração dos contratos administrativos; Recebimento do objeto do contrato; Extinção do contrato; Inexecução dos contratos administrativos; Principais contratos administrativos; Execução orçamentária e financeira dos contratos administrativos; O controle do Tribunal de Contas. A atuação do controle interno na gestão do contrato: preventivo e corretivo.

     

    Licitações Públicas

    Ementa: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Fiscalização de Contratos  

    Ementa: Abordagem dos conceitos relativos à fiscalização de contratos na Administração Pública; Fundamentos e principais dispositivos da legislação vigente de fiscalização dos contratos na Administração Pública; Fiscalização e sanções. Riscos quanto à motivação do gasto, à compatibilidade do preço praticado, ao recebimento (liquidação da despesa) e à destinação para fins de interesse público; Atores envolvidos no processo de contratação e de gestão de contratos na Administração Pública Estadual.

     

    Gestão de Convênios

    Ementa: Descentralização administrativa, modalidades e instrumentos de transferências voluntárias de recursos públicos. Características fundamentais e operacionais dos instrumentos de convênio. Distinção entre contratos e convênios, legislação e normas de referência. Aspectos teóricos e práticos de todas as fases da celebração de convênios: proposição, formalização, execução e prestação de contas. Atribuições do concedente, convenente, interveniente e do executor. Inconformidades e irregularidades na gestão de convênios.

     

    Prestação de Contas de Convênios

    Conceito e obrigação de prestar contas. Fundamentação e legislação aplicada. Informações necessárias à apresentação da prestação de contas. Fases e etapas da prestação de contas: composição, elementos constitutivos, análise técnica e análise financeira. Atribuições do concedente e do convenente: cálculo e devolução da contrapartida não aplicada, do saldo remanescente da execução do objeto convenial e aprovação ou rejeição da prestação de contas.Consequências da não apresentação ou da rejeição da prestação de contas.

     

    Tomada de Contas Especial de Convênios

    Capacitar gestores e servidores públicos estaduais e municipais quanto à correta instauração e formalização dos processos de Tomada de Contas Especial de convênios públicos, em conformidade com as disposições normativas vigentes na Administração Estadual e em consonância com os entendimentos emanados dos pareceres e manifestações dos órgãos de controle interno e externo do Estado e da União, de forma a assegurar maior eficiência à Administração Pública nessa ação de reparação de danos causados ao Erário.

    APLICADOS AO SIGA

    Gestão de Contratos aplicado ao SIGA

    Ementa: Elementos essenciais nas rotinas e no processo de contratação e fiscalização de contratos na Administração Pública aplicados ao SIGA.

     

    Formação de Pregoeiros aplicado ao SIGA

    Ementa: Procedimentos de compras públicas; Os processos de pregão nas modalidades presencial e eletrônico, seus aspectos legais, técnicos e comportamentais dentro do Sistema Integrado de Gestão Administrativa – SIGA.

     

    Licitações Públicas aplicado ao SIGA

    Ementa: O SIGA a e sua utilização para Licitações Públicas e os Princípios Básicos aplicáveis ao Procedimento Licitatório. Sistema de Registro de Preço. Modalidades de Licitação. Tipos de Licitação. Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Fases da Licitação – Interna e Externa. Revogação e Anulação. Sessão de Licitação Presencial.

     

    Almoxarifado aplicado ao SIGA

    Ementa: O almoxarifado, suas atividades. Os normativos vigentes. As boas práticas no âmbito da gestão de materiais. A relação entre Almoxarifado e Setor Financeiro. Gerenciamento e controle de estoques. Prestação de Contas.

     

    Gestão de Convênios aplicado ao SIGA (Concedente)

    Ementa: Descentralização administrativa; transferências voluntárias de recursos públicos; distinção entre contratos e convênios; características e peculiaridades dos instrumentos de convênio; marco legal: legislação federal e estadual; fases da celebração de convênios: proposição, formalização, execução e prestação de contas; acesso as funcionalidades do módulo convênios do SIGA; operacionalização dos procedimentos relativos à execução das atividades pertinentes à todas as fases da celebração de convênios no SIGA.

     

    Gestão de Convênios aplicado ao SIGA (Convenente)

    Ementa: Descentralização administrativa; transferências voluntárias de recursos públicos; distinção entre contratos e convênios; características e peculiaridades dos instrumentos de convênio; marco legal: legislação federal e estadual; fases da celebração de convênios: proposição, formalização, execução e prestação de contas; acesso as funcionalidades do módulo convênios do SIGA; operacionalização dos procedimentos relativos à execução das atividades à todas as fases da celebração de convênios no SIGA/municípios.

     

    Operacionalização de Prestação de Contas de Convênios no SIGA

    Ementa: Noções, conceitos básicos e legislação aplicada. Elementos constitutivos e fases da prestação de contas de convênios. Atribuições do concedente e do convenente. Metodologia de cálculo do saldo remanescente da execução do objeto convenial. Aprovação e/ou rejeição da prestação de contas. Acesso e operacionalização das funcionalidades do módulo de prestação de contas de convênios no SIGA. Registro e cadastramento de dados necessários à geração dos elementos constitutivos e de relatórios gerenciais da prestação de contas de convênios no SIGA.

    Patrimônio Mobiliário aplicado ao SIGA

    Ementa: Legislação de Patrimônio Mobiliário, conceitos básicos e gerais do módulo de patrimônio, registro de entrada dos bens, tombamento do bem, distribuição, fechamento mensal, reserva patrimonial, movimentação interna, movimentação de bens vinculados a convênios, baixa patrimonial, doação patrimonial, transferência patrimonial, transferência temporária, manutenção patrimonial, reavaliação, relatórios de almoxarifado permanente, relatórios de bens permanentes, relatórios do sistema de relatórios (Gerenciais e TCE).

     

    Patrimônio Imobiliário aplicado ao SIGA

    Ementa: Conceituação; Gestão; Manutenção; Preservação e registro dos bens imóveis do Estado e seu  controle por meio do Sistema Integrado de Gestão Administrativo – SIGA.

  • Introdução ao Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas

    Ementa: Contexto histórico. O sistema de Monitoramento e avaliação do Espírito Santo. Definições importantes. O ciclo da política pública. Monitoramento e Avaliação no ciclo da política pública. Tipos de avaliação.

     

    Indicadores com Foco em Monitoramento e Avaliação

    Ementa: A importância da formulação de política pública. Elementos do Marco Lógico. Análise do diagnóstico do problema. Busca de melhores práticas. Desenho da política. Consolidando o Marco Lógico de uma política.

     

    Monitoramento de Políticas Públicas

    Ementas: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Avaliação Quantitativa

    Ementas: (EM ELABORAÇÃO)

     

    Avaliação Qualitativa

    Ementas: : (EM ELABORAÇÃO)

  • Licitações Públicas

    Ementa: Conceitos e Princípios Básicos aplicáveis ao Procedimento Licitatório. Atores do Processo de Compras Públicas. Fase Interna – Modalidades de Licitação. Sistema de Registro de Preço. Dispensa e Inexigibilidade de Licitação. Fase Externa. Microempresas e Pequenas Empresas. Revogação e Anulação. Sanção.

     

    Ética e Serviço Público

    Ementa: Ética, política e cidadania. O desafio ético atual. Código de ética do servidor público. A ética, moral, valores e suas implicações no comportamento humano/organizações. Definição de comportamento organizacional. O indivíduo e a organização. Estudo e teorias relacionadas a variáveis típicas de comportamento organizacional. A cultura organizacional e o processo de manutenção/mudança.

     

    Redação Oficial

    Ementa: Tópicos gramaticais: Concordância, Crase, Vírgula; Vícios de linguagem: Prolixidade, Arcaísmo, Gerundismo, Informalidade, Bajulação, Outros; Princípios da linguagem: Clareza, Concisão, Formalidade, Impessoalidade, Objetividade, Outros; Correspondência oficial: Vocativo, Fecho/Expressão de despedida, Atos oficiais.

     

    Esesp English Online (Inglês para iniciantes)

    Ementa: As quatro habilidades - fala, escrita, audição e leitura - por meio de pontos gramaticais e situações do dia a dia: pronomes de sujeito, Presente do verbo BE e dos outros verbos (forma afirmativa, interrogativa, negativa), possessivos, artigo indefinido, plural regular e irregular, pronomes demonstrativos, adjetivos, advérbios de frequência, uso do CAN e pronomes de objeto. O alfabeto, objetos comuns, linguagem ao telefone, verbos comuns, comida e bebida, refeições, família, trabalho, horas e minutos.

     

    Excel Básico

    Ementa: Capacitar os alunos a desempenharem com eficiência as ferramentas do Excel no nível básico, cobrindo os conteúdos: inserir dados; correção ortográfica; formatar células; formatar tabelas; alinhamento; números e valores; copiar; colar; formatar linhas e colunas; formatar página; cabeçalho e rodapé, inserir imagem, símbolos, aplicar estilos; AutoFormatação; filtros; classificar dados; AutoSoma; editar funções e fórmulas; gráficos.

     

    Gestão de Convênios

    Ementa: Elaborar Termo de Convênio, cláusulas necessárias e cláusulas não admitidas. Executar convênios a luz da legislação vigente. Controlar/acompanhar os convênios. Reconhecer os procedimentos de Prestação de Contas dos Convênios. Emitir parecer para a orientação do ordenador de despesa quanto à aprovação das contas. Sugerir levantamento de tomada de contas especial. Reconhecer as implicações da LRF no cotidiano da gestão pública.

     

    Gestão de Contratos

    Ementa: Elementos essenciais da gestão pública e o processo de contratação na Administração Pública; Formalização do contrato administrativo; Execução do contrato administrativo: direitos e obrigações das partes; Controle e fiscalização da execução do objeto contratual; Alteração dos contratos administrativos; Recebimento do objeto do contrato; Extinção do contrato; Inexecução dos contratos administrativos; Principais contratos administrativos; Execução orçamentária e financeira dos contratos administrativos; O controle do Tribunal de Contas.

     

    Formação de Pregoeiros

    Ementa: Procedimentos de compras públicas e os princípios básicos aplicados aos processos licitatórios; O processo de Pregão, na forma presencial ou eletrônica com seus aspectos técnicos, legais e comportamentais. Fases da licitação - Interna e Externa; Aplicação da LC/123/06; Sistema de Registro de Preços.

     

    Fiscalização de Contratos

    Ementa: Abordagem dos conceitos relativos à fiscalização de contratos na Administração Pública; Fundamentos e principais dispositivos da legislação vigente de fiscalização dos contratos na Administração Pública; Fiscalização e sanções. Riscos quanto à motivação do gasto, à compatibilidade do preço praticado, ao recebimento (liquidação da despesa) e à destinação para fins de interesse público; Atores envolvidos no processo de contratação e de gestão de contratos na Administração Pública Estadual.

     

    Elaboração de Termo de Referência

    Ementa: Conceitos e Definições; Legislação Aplicável; Requisitos e formas legais da contratação de bens e serviços na Administração Pública; Atores do Termo de Referência; Modelo de Termo de Referência; IN02/2008; Planilha de Custos; Cronograma Físico e Financeiro; Funções do Gestor/Fiscal do Contrato; Aprovação da Autoridade Competente; Jurisprudências do TCU.

     

    Liderança e Gestão Estratégica

    Ementa: A ação conjunta da Liderança. O Ambiente do Setor Público. A Gestão Estratégica e seus Modelos. Valorização das Pessoas. A Importância das Práticas Humanizadoras.

     

    Gestão Orientada para Resultados

    Ementa: Agendas da Reforma da Administração Pública e Caracterização Da Gestão Orientada Para Resultados. Gestão Matricial de Resultados e Instrumentos De Gestão. Agenda Estratégica: caracterização e seus componentes, além de sua importância para a implementação da Gestão Orientada para Resultados no Setor Público. Estrutura Implementadora: discussão quanto ao Alinhamento da Estrutura Implementadora, de tal forma que percebamos os requisitos que viabilizam a implementação da Agenda Estratégica e a geração de resultados e impactos que serão objetos do Monitoramento e Avaliação. Monitoramento e Avaliação: fundamentos de Monitoramento e Avaliação – M&A na Gestão Orientada para Resultados no Setor Público, em especial, quanto à Central de Resultados e ao Painel de Controle.

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