30/05/2014 08h11 - Atualizado em 04/05/2016 16h12

Esesp capacita 120 servidores em Seminário de Gestão de Convênios

A Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos, por meio da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou nesta quinta-feira (28) o I Seminário de Gestão de Convênios. Cerca de 120 servidores públicos estaduais e municipais foram capacitados.

Na abertura oficial do evento, a diretora presidente da Esesp, Marcia Machado, destacou a importância dos convênios para os municípios. “Essa é uma área que devemos dar muita atenção. É importante que o servidor entenda como funciona todo o processo. E agora que a Esesp implantou as 22 microrregiões, vamos atender com mais facilidade a todos os municípios, que vão aprender como gerenciar um convênio, para que todos os envolvidos sejam favorecidos”.

Já a subsecretária de Administração Geral da Seger, Maria Leila Casagrande explicou como o Sistema Integrado de Gestão Administrativa (Siga) contribui para a segurança e transparência dos processos. “No Portal de Convênios do Espírito Santo, os municípios encontrarão novidades, portarias, orientações, manuais e todos os instrumentos necessários para a elaboração dos convênios”.

Já o presidente da Associação de Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), Dalton Perim, falou sobre a relevância dos recursos para os municípios. “Devido à diminuição do repasse de verbas, com o corte da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap) e a nova distribuição dos royalties, os pequenos e médios municípios precisam fechar os convênios para garantir os investimentos necessários”.

O evento teve como objetivo gerenciar instrumentos conveniais, contemplando habilidades desde a proposição de projetos para a captação de recursos, a execução e a prestação de contas de recursos recebidos mediante transferências voluntárias.

A programação contou com palestras e roda de debate, com os docentes Marcio Batista Marinot, do Tribunal de Contas, Thaiz Queiroga Barros, da Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont), Alessandra Baptista Lyrio, Cristiani Storch Perez e Sheila Christina Fernandes, estes três últimos da Seger, e o encerramento com a diretora técnica da Esesp, Madalena Santana.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Coordenadora: Juliana Duarte