30/12/2014 15h28 - Atualizado em 04/05/2016 16h14

Esesp Capacita 29.927 Servidores Públicos em 2014

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), autarquia pública, vinculada à Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) tem como finalidade a execução da Política de Capacitação e desenvolvimento dos servidores públicos, estaduais e municipais do Poder Executivo para o desempenho gerencial de suas competências e habilidades específicas e o seu desenvolvimento comportamental visando à profissionalização do serviço público.

As crescentes demandas da sociedade frente ao poder público têm exigido servidores qualificados e articulação política entre os governos Estadual e municipais. É nesse contexto que as ações desenvolvidas pela Esesp buscam identificar e analisar as dificuldades enfrentadas pelo serviço público para o desenvolvimento de novos conhecimentos, práticas e posturas na gestão pública.

Avançar nas fronteiras do conhecimento, nas áreas de gestão e tecnologias administrativas, produzindo e transmitindo ideias, dados e informações além de sistematizá-los, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria dos padrões de atendimento e de gestão no serviço público tem sido a razão das atividades da área técnica. Como área responsável pelo cumprimento da missão da Esesp, sua equipe tem praticado e desenvolvido os valores éticos, morais e comportamentais apresentando alto grau de comprometimento e entusiasmo no “servir”, tanto na relação com aos parceiros municipais, como aos servidores públicos em geral e a sociedade.

As atividades desenvolvidas ao longo do ano com compromisso, qualidade e excelência mostram que é preciso, cada vez mais, investir no aperfeiçoamento e desenvolvimento da equipe visando a acompanhar as rápidas mudanças e avanços tecnológicos.

Os números alcançados em 2014, apesar de ter sido um ano de implantação de projetos como os polos de capacitação, pós-graduações e mestrado, onde as expectativas de mudanças e as incertezas foram presentes, demonstram que a Esesp alcançou resultados exitosos. Essa conquista foi fruto da ampliação das parcerias com os municípios e da eficiência da gestão dos recursos financeiros e humanos, orientações permanentes da Diretoria Técnica, Diretoria Financeira e Diretoria Presidente.

A assessoria didático-pedagógica se ocupa da organização, do acompanhamento e da utilização de forma intencional das estratégias, dos métodos e das técnicas através das quais os conteúdos são elaborados respeitando suas especificidades e anseios da Gestão Pública.

As atividades desenvolvidas pela equipe técnico-pedagógica tiveram por objetivo o acompanhamento e aprimoramento das ações pedagógicas realizadas pela Esesp no ano de 2014, além de fornecer subsídios que crie condições favoráveis ao desenvolvimento das potencialidades do servidor público em um ambiente de cooperação e reciprocidade, de forma a estabelecer metas e objetivos comuns. As práticas pedagógicas desenvolvidas pela Esesp contemplam ações midiatizadas pelo desenvolvimento de condições propícias ao aparecimento e consolidação das competências, habilidades, atitudes, valores e ética, tão necessários e imprescindíveis ao servidor público no exercício das suas funções.

A Esesp superou os desafios, consolidou resultados e a qualidade no momento que conseguiu articular estes componentes da dialética do processo ensino-aprendizagem.

Concluímos ressaltando o apoio incondicional, amplo e irrestrito de todas as Secretarias do Governo, em especial as demandas específicas solicitadas por esses órgãos bem como das secretarias municipais dos polos, que sempre criaram todas as condições estratégicas para que os objetivos e os resultados de excelência fossem alcançados e superados.

A Esesp obtém retorno quanto à melhoria dos serviços municipais alcançados após a execução dos Planos de Capacitação. Assim, podemos afirmar que os indicadores de resultados alcançados pela equipe Esesp são excelentes. A satisfação também ocorre no âmbito do serviço público estadual e pode ser comprovada por meio das avaliações de cursos com a manifestação dos cursistas e alguns gestores públicos.

Concluímos, portanto, que o ano de 2014 foi marcado por ações inovadoras no modo de capacitar o servidor público, principalmente o municipal. Os dados demonstram que o fator “adaptação” do projeto dos polos municipais de capacitação não ofuscou o desempenho das ações, resultando em número maior de alcance dos servidores e um retorno positivo no aspecto receptividade dos municípios, tendo em vista que 98% dos polos atingiram suas metas de modo a cumprir seus planos de capacitação.
Portanto o papel da Esesp no Estado cresce na mesma velocidade dessa conscientização do valor do conhecimento e com isso a responsabilidade de prestar um serviço cada vez melhor para a sociedade e o compromisso de diversificar, crescer e inovar como tem feito ao longo dessa trajetória, como podem verificar o ano de 2014, a Escola Capacitou 50% a mais com o mesmo recurso de anos anteriores.

Assessoria de Comunicação/Esesp: Marcela Ribeiro
marcela@esesp.es.gov.br (27) 3636-6712