A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) iniciou o ano de 2013 reformulando a metodologia e o conteúdo dos programas e cursos oferecidos aos servidores públicos. E essas mudanças já mostram resultados positivos. Em dois meses, foram capacitados 2.188 servidores públicos, sendo 1.134 servidores estaduais e 1.054 servidores municipais.
Uma das principais mudanças metodológicas foi a divisão dos cursos em eixos: Desenvolvimento de Pessoas; Eficiência e eficácia das compras e dos contratos públicos; Orçamento e Finanças Públicas; Empreendedorismo com foco em Inovação; Conhecimento em Rede; Governança Pública – controle social, transparência e ética; Processos Organizacionais; e Dimensão Jurídica.
Para a gerente de Desenvolvimento e Talentos Humanos, Rosangela Luchi, a mudança representa qualidade dos conteúdos oferecidos, a assimilação da nova metodologia de gestão de pessoas, baseada nas competências, a interação dos docentes na aplicação da nova metodologia e, especialmente, a aceitação e satisfação dos participantes dos cursos.
“A capacitação, que é um dos pilares da Nova Política de Gestão de Pessoas, integrado ao projeto de valorização e profissionalização dos servidores e a melhoria da gestão pública certamente contribuirá em melhores serviços aos cidadãos capixabas. Os números e a avaliação dos cursistas, aplicada ao término das aulas, demonstram que a quantidade é importante, mas a preocupação da Esesp é a qualidade e o que ela gera de aprendizagem no âmbito público”, argumentou Rosangela.
Municípios
Nestes dois primeiros meses de 2013, a Esesp capacitou 1.054 servidores municipais. Entre as cidades capacitadas através do Programa de Melhoria da Gestão Municipal ou do Programa Mesa de Diálogo estão: Vila Velha, Santa Teresa, Bom Jesus do Norte, Alfredo Chaves e Boa Esperança – os dois últimos foram capacitados pela primeira vez pela Esesp.
“Uma boa política de Estado pensa no desenvolvimento também dos seus entes públicos, neste caso, os municípios, que buscam o crescimento e o atendimento às necessidades de sua população. Assim, o Governo do Estado, por meio da Esesp, entra como parceiro e ajuda no processo de desenvolvimento e capacitação dos servidores para que os serviços públicos municipais entregues aos cidadãos sejam de qualidade”, complementa Rosângela.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto
(27) 3636-5206 / 9949-6018
rafael.porto@seger.es.gov.br
Texto: Raphael Carrozzo