21/05/2015 13h55 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Esesp capacita municípios para melhorar a gestão pública e o desenvolvimento local

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) está estimulando o desenvolvimento do Estado por meio do programa “Novas Competências na Gestão Pública Municipal”. Neste mês, a instituição retomou as ações no interior e está promovendo capacitações profissionais para servidores municipais e estaduais de Norte a Sul do Estado.

Os treinamentos foram programados a partir de palestras de sensibilização realizadas pela Esesp nos chamados “territórios do conhecimento” (Metropolitano, Expandida Sul, Noroeste 1 e Noroeste 2). Ao todo, essas regiões englobam 24 cidades capixabas, para as quais já foram definidos e iniciados os seus planos de capacitação 2015.

“O sucesso desses planos passa pelo desempenho dos municípios e, consequentemente, pela qualificação de seu corpo técnico, que precisa atuar alinhado à sua política de desenvolvimento, com responsabilidade financeira e diálogo aberto e contínuo com a sociedade local”, destacou a diretora presidente da instituição, Dangela Bertoldi.

Novidade

O programa “Novas Competências na Gestão Pública Municipal” traz novidades para o treinamento de servidores do interior: as capacitações são customizadas e vão além da grade atual de cursos da Esesp.

“As qualificações foram elaboradas a partir de reuniões com prefeituras e organizações locais. O perfil e a necessidade de cada cidade foram levados em conta no momento de definir os cursos que serão oferecidos em cada região. O objetivo é contribuir diretamente para o desenvolvimento dos municípios”, explicou a diretora técnica da escola, Sylvana Torres.

Entre os cursos novos que fazem parte do programa, estão: Flexibilização do Estado (Parceria Público-Privada, Organização de Sociedade Civil de Interesse Público, Organização Social); Gestão da Informação no Setor Público; e Transparência e Cidadania.

O secretário de Educação de Barra de São Francisco, Aldair Antônio Rhein, acredita que o grande beneficiado pelas capacitações será mesmo a população do interior. “A expectativa é a melhor possível. Com a aproximação da Esesp, teremos cursos que de fato atendam a real demanda das regiões e isso vai melhorar a qualidade do atendimento do servidor aos cidadãos”, afirmou.

Clique aqui para ampliar!

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro