19/09/2023 09h59 - Atualizado em 19/09/2023 10h18

Esesp lança três novos cursos presenciais

Neste mês, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) anunciou o lançamento de três novos cursos presenciais como parte da iniciativa contínua de capacitar os servidores públicos e promover a excelência no serviço público, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria das instituições governamentais no Estado do Espírito Santo.

Os três novos cursos são: “Soft Skills: Desenvolvendo Competências Socioemocionais para o Bom Desempenho do Servidor”, “Gestão de Imagens nas Redes Sociais” e “Comunicação Profissional e Argumentação para Servidores Públicos”.

A inclusão das disciplinas na grade curricular da Escola de Serviço Público (Esesp) está alinhada com o planejamento estratégico da instituição. A diretora-presidente da Esesp, Laís Garcia, reforça o compromisso da instituição em ofertar capacitações pautadas em temas contemporâneos e altamente relevantes para o contínuo desenvolvimento profissional dos servidores públicos do Estado.

"Nós acreditamos que, ao investir em nosso capital humano, estamos fortalecendo significativamente a capacidade do serviço público para atender de forma eficaz e responsável às crescentes demandas da sociedade", destacou Laís Garcia.

Curso de “Soft Skills”

Como o próprio nome sugere, o curso de “Soft Skills: Desenvolvendo Competências Socioemocionais para o Bom Desempenho do Servidor” convida o servidor público para uma atualização e um realinhamento do seu perfil comportamental, que, para além das competências técnicas necessárias para o seu desempenho, precisa estar consciente da importância do desenvolvimento e fortalecimento de competências socioemocionais.

“O currículo do curso abrange uma variedade de tópicos destinados a reduzir a sobrecarga mental e emocional proveniente dos conflitos interpessoais e dos desafios da rotina laboral, bem como a promoção de saúde, qualidade de vida e êxito profissional”, afirma a docente Sophia David.

Período de Inscrição: 18/09 a 10/10
Realização: 16 a 20/10
Carga Horária: 20h/a

Curso de “Gestão de Imagens nas Redes Sociais”

O curso de “Gestão de Imagens nas Redes Sociais” visa a capacitar os servidores a gerenciar adequadamente suas presenças nas redes sociais e a fortalecer a imagem das instituições governamentais, aumentando a confiança dos cidadãos e contribuindo para uma governança mais transparente e participativa.

“É essencial que os servidores públicos compreendam como utilizar essas plataformas de forma estratégica e responsável. Isso envolve saber como criar conteúdo relevante, interagir com o público de maneira respeitosa e gerenciar possíveis crises de negociação”, explica a docente Rose Vidal.

Período de Inscrição: 18/09 a 19/10
Realização: 23 a 27/10
Carga Horária: 20h/a

Curso de “Comunicação Profissional”

Já o curso "Comunicação Profissional e Argumentação para Servidores Públicos", também ministrado pela docente Rose Vidal, tem como propósito o desenvolvimento de competências fundamentais para uma comunicação eficaz.

A ementa aborda temas cruciais, como oratória, retórica, utilização adequada da linguagem corporal e expressão vocal. O objetivo central é equipar os servidores públicos com as habilidades necessárias para transmitir suas mensagens de forma persuasiva, estabelecendo a confiança e alcançando resultados mais positivos em suas interações com o público.

Período de Inscrição: 18/09 a 28/09
Realização: 02 a 06/10
Carga Horária: 20h/a

Os três cursos são presenciais e acontecerão nas instalações da Esesp, em Vitória.

Essa não é a primeira vez que a Escola de Serviço Público do Espírito Santo expande seu portfólio de cursos. Nos últimos meses, a instituição tem disponibilizado cursos diretamente alinhados aos temas atuais e às demandas dos servidores. Destacam-se, por exemplo, o curso voltado para a utilização do Trello, uma ferramenta de gestão de projetos amplamente reconhecida por sua eficiência, o curso que aborda as novas diretrizes da Lei de Licitações Públicas e o curso de Inteligência Artificial.

Para se inscrever em qualquer um desses cursos, bem como em qualquer outro ofertado pela Esesp, é fundamental acompanhar a divulgação mensal das agendas de cursos no site oficial da instituição, disponível em www.esesp.es.gov.br. Lá, os interessados vão encontrar as informações detalhadas sobre os cursos, incluindo datas, horários, locais e requisitos de inscrição.

Naiara Bolzan
Equipe EaD Esesp