14/10/2013 13h42 - Atualizado em 04/05/2016 16h10

Esesp, por demanda da Seg, realiza curso para Rede Abraço

No dia 09 de outubro a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), em parceria com a Secretaria de Estado do Governo (Seg), iniciou o curso Equipes de Cuidado do Serviço de Acolhimento, que faz parte do Programa Estadual de Ações Integradas sobre Drogas. O curso é voltado para os 82 servidores públicos que atuarão nos Centros de Cuidado e Acolhimento aos Dependentes Químicos.

O objetivo do Programa é realizar com eficácia a abordagem técnica e comportamental do cuidado e acolhimento a pessoas com dependência química e suas famílias, com padrão de excelência e qualidade no atendimento. O curso é dividido em dois módulos: no módulo básico todos os servidores assistem às palestras juntos. Já no módulo específico, são divididos em duas turmas. Isso porque dentro da equipe, existem várias equipes, como psicólogos, motoristas, recepcionista, assistente social, entre outros.

Para Cintia Carla Vieira, que já teve um caso de dependente químico na família, o curso vai possibilitar que ela ajude pessoas na mesma situação. “O curso tem agregado muito na minha vida. Eu tive uma situação desta na minha vida, de ter um usuário na família,e a gente não conseguia ver, a gente era cego. E com esse curso vou poder ajudar outras famílias com o mesmo problema”, e completou “ Nesse curso eu estou tendo um outro olhar. Nas palestras da Rede Abraço estamos vendo que não existem usuários apenas nas ruas, mas em casa também. E é isso que nós vamos tentar solucionar. Tentar resgatar essas pessoas da situação que elas se encontram, seja nas ruas ou acorrentadas em casa, e levar para as clínicas, para que possam se tratar e receber cuidados”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto
(27) 3636-5206 / 9949-6018
rafael.porto@seger.es.gov.br
Texto: Raphael Carrozzo
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard