26/10/2023 10h53

‘Outubro Rosa’: Esesp promove ação de conscientização sobre câncer de mama

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou, nesta quarta-feira (25), um encontro de servidores com o intuito de conscientizar sobre a importância da realização da mamografia. Esta ação está inserida na campanha do “Outubro Rosa”, que tem como objetivo sensibilizar as mulheres e a sociedade em geral para a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Durante o evento, foram compartilhadas histórias de mulheres inspiradoras, ressaltando como o diagnóstico precoce desempenha um papel fundamental no aumento das chances de um tratamento bem-sucedido e de recuperação.

Ao longo do mês, na entrada da recepção principal, os cursistas foram surpreendidos com um painel confeccionado pela própria equipe da Esesp, com a cor rosa em destaque, como forma de lembrete ao mês.

Estudos indicam que o câncer de mama, se identificado em estágios iniciais, apresenta prognóstico mais favorável no tipo de tratamento a ser adotado, o que aumenta as chances de cura.

Como e onde buscar tratamento:

Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ter um bom entendimento do próprio corpo e permanecer alertas a qualquer mudança. Se perceberem algo fora do comum, é importante procurar orientação e assistência em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).

Uma das estratégias estabelecidas na política pública para a detecção precoce do câncer de mama envolve o uso de mamografias de rastreamento. Esse exame deve ser realizado por mulheres entre 50 e 69 anos, a cada dois anos, mesmo na ausência de quaisquer sinais ou sintomas da doença. O primeiro passo para a obtenção desse exame é consultar um médico da família na Unidade Básica de Saúde (UBS), que fará a requisição do procedimento. Com base nos resultados, a paciente será encaminhada a uma unidade de referência para tratamento.

A avaliação da possível cura da paciente ocorre após um período de cinco anos de tratamento e acompanhamento, devido à complexidade da doença. As opções de tratamento podem variar entre quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal, dependendo do protocolo terapêutico estabelecido pelo oncologista e da resposta do organismo da paciente.

O Espírito Santo tem hospitais qualificados para a realização do tratamento de câncer de mama. Entre eles estão o Hospital Santa Rita de Cássia (HSRC-AFECC), o Hospital Evangélico de Cachoeiro de Itapemirim (HECI) e o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam).

 

Informação à Imprensa:

Naiara Bolzan

Equipe EaD

comunicacao@esesp.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard