24/02/2014 08h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h11

Esesp realiza encontro com docentes

Preocupada com as novas propostas pedagógicas abordadas na área acadêmica, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou neste sábado (22) a capacitação pedagógica dos profissionais selecionados no último Processo de Credenciamento Simplificado de Docentes da Esesp.

No primeiro momento do dia, a diretora presidente da Esesp, Marcia Machado, deu boas vindas aos docentes. Em seguida, os profissionais foram separados em grupos de acordo com os eixos de trabalho escolhidos durante o Processo de Credenciamento. Nos grupos foram discutidas as oportunidades de melhoria e avanços tecnológicas nos cursos ofertados pela Esesp.

Após um coffee breake, os docentes se reuniram no auditório e cada grupo apresentou suas propostas. No final, a diretora Técnica da Esesp, Madalena Santana, destacou a importância desse encontro.

“Fico feliz de ter feito parte da comissão de credenciamento, junto com outras pessoas. Tivemos 120 docentes na primeira etapa, 85 na segunda e 66 selecionados. Mais feliz porque foi tudo de acordo com nossas expectativas. As contribuições que vocês compartilharam agora vão de encontro com as nossas. Isso mostra sintonia. Outro ponto importante é que vocês reconhecem que a realidade dos servidores municipais é diferente dos estaduais”, concluiu.

Marcia Machado encerrou o encontro reforçando a importância do evento. “Vivemos algo muito importante aqui: um paradigma de rede presente, em que a contribuição de um grupo vai ao encontro do outro, constituindo uma rede de relações plena de sentidos e significados. Nós temos que trazer nossa vivência para dentro da sala de aula e articular as vivências dos servidores. Esse momento, cheio de emoções e experiências, não acontece no cotidiano dos demais espaços em que trabalhamos. Espero que essa experiência na Esesp impacte vocês, seja no serviço público ou privado. Nós, a Esesp e vocês docentes, vamos inaugurar a primeira universidade coorporativa do serviço público do Brasil, e nossa matéria prima está aqui. Vocês, que me deixaram feliz ao dizer que são servidores públicos, querem, como nós, uma sociedade melhor. E parafraseando o lema do Governo: crescer é com a gente”, encerrou.

“No último encontro de docentes, dissemos que queriamos ser ouvidos. Vocês fizeram isso. Ouviram, nos trouxeram para discutir, como foi pedido, e tudo que dissemos vai ser levado adiante. Então, agradeço, em nome de todos, pela oportunidade”, disse a professora Denise Lima.

Hercílio Figueiredo, selecionado pela primeira vez para integrar o grupo de docentes da Esesp, conta por que um momento como esse é essencial para o serviço público. “A Esesp busca se aprimorar cada vez mais. Monta um projeto e estabelece suas diretrizes. Após as práticas realizadas, promove ajustes necessários. Isso é fundamental, o feedback do que foi apresentado, e isso é traduzido em melhorias cada vez mais contundentes para o servidor e a sociedade de maneira ampla, pública, municipal ou estadual”.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Raphael Carrozzo