26/03/2013 11h55 - Atualizado em 04/05/2016 15h43

Esesp realiza primeira palestra do Programa Mesa de Diálogo

Preocupada com os novos desafios que o servidor público enfrenta diariamente no ambiente de trabalho e as mudanças com que o serviço público está sofrendo, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou nesta terça-feira (26) a palestra “Os desafios e o Perfil do Servidor Público”, ministrada por Manoel Carlos Rocha Lima e Usiel Carneiro de Souza. Esta foi a primeira palestra do ano nas dependências da instituição e do novo Programa Mesa de Diálogos.

Além dos mais de 110 servidores públicos que compareceram à palestra, ainda tivemos a presença do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Aminthas Loureiro Júnior; do diretor Técnico da Esesp, João Mario de Bastos Valbon; da diretora Administrativa e Financeira da Esesp, Madalena Santana Gomes, a gerente de Recursos e Talentos Humanos da Esesp, Rosangela Luchi e a gerente da Secretaria Escolar da Esesp, Viviane Maitan.

Antes do início da palestra, Aminthas Loureiro realizou seu primeiro discurso oficial na Esesp como secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos. No discurso, deu ênfase a essas mudanças que o serviço público está sofrendo e afirmou que “ser servidor público não é uma opção, é uma escolha. Vamos mostrar que o ser servidor público não é um servidor de segunda categoria. O servidor público é um profissional tão competente quanto o seu similar em outras categorias”.

Palestra

A palestra “Os desafios e o perfil do servidor público” abriu o novo Programa Mesa de Diálogo e teve uma nova metodologia. Os palestrantes Manoel Carlos e Usiel Carneiro ministraram em conjunto, e o servidor público não foi apenas um observador, ele foi um terceiro integrante, podendo participar, opinar, dialogar.

A palestra teve como objetivo provocar a reflexão e o diálogo sobre o papel e o lugar do servidor público frente aos desafios da gestão pública contemporânea. Alguns dos pontos abordados foram; o ambiente de transformação do serviço público; características e cultura; a posição do servidor no processo: valores sociais x demandas organizacionais; um novo perfil de servidor, entre outros.

Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto