17/12/2014 13h53 - Atualizado em 04/05/2016 16h14

Esesp realiza Seminário da Língua Pomerana

Nesta terça-feira (16) a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizou o Seminário da Língua Pomerana, com Ismael Tressmann, encerrando o Programa de Educação Escolar Pomerana – Proepo – Formação de Professores. Além da palestra, os cerca de 150 professores municipais receberam seus certificados.

Estavam presentes a diretora presidente da Esesp, Márcia Machado, a diretora Técnica da Esesp, Madalena Santana, o secretário de Educação de Santa Maria de Jetibá, Charles Moura, a subsecretária de Estado de Educação Básica e Profissional, Wanessa Sechim, a subsecretária de Estado de Planejamento e Avaliação, Carmen Prata e representantes dos municípios de Afonso Cláudio, Domingos Martins, Itarana, Laranja da Terra, Santa Maria de Jetibá, Pancas e Vila Pavão.

“Quero agradecer aos coordenadores da Sedu que se juntaram para realizar esse projeto. E à Esesp, que trouxe sua grife e presenteou a todos com cursos de excelência. O mais importante desse Programa é enfatizar que todos aqui entendem a educação como uma política pública, que na diversidade é que vamos alcançar a mudança. E incluir a língua pomerana nesse processo é algo fundamental”, destacou Charles.

“Semana passada encerramos o curso de inglês para iniciantes aqui da Esesp. E hoje, estamos encerrando esse projeto. Línguas completamente distintas. Orgulho-me disso porque tenho como filosofia de que mesmo falando línguas diferentes, nós estamos nos juntando para que possamos entender uns aos outros cada vez melhor. Mas mesmo assim, percebemos que nós falamos sim a mesma língua. A língua da paz, da saúde, do amor”, encerrou Márcia.

O objetivo do Programa foi formar professores da rede estadual e municipal de ensino dos municípios de Santa Maria de Jetibá, Domingos Martins, Laranja da Terra, Pancas, Vila Pavão, Itarana e Afonso Cláudio, onde se concentra um grande número de pomeranos no Estado. A intenção é desenvolver um projeto pedagógico nessas unidades visando fortalecer a cultura pomerana, abordando tanto a língua oral e escrita, quanto danças, arquitetura e outras tradições. As capacitações foram divididas em dois módulos, realizadas entre novembro e dezembro, e ministradas por Guerlinda Westphal Passos e Lilia Jonat Stein.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Jornalista: Raphael Carrozzo