13/08/2015 14h57 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Esesp recebe homenagem durante Seminário de Gestão de Riscos e Desastres

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) foi homenageada pelos profissionais da Defesa Civil nesta quinta-feira (13), durante a quarta edição do Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres. O evento, realizado no auditório da Escola de Governo, reúne cerca de 150 participantes nas atividades em comemoração à Semana Estadual da Defesa Civil.

Logo após a abertura oficial, a diretora presidente da Esesp, Dângela Volkers, recebeu uma placa de homenagem, entregue pelo coronel BM Bonno. Depois, foi a vez dos servidores da Escola receberem um certificado de agradecimento. A homenagem, de acordo com o major Anderson Pimenta, foi para celebrar a parceria entre as duas instituições, que atuam de forma conjunta desde 2014.

“É um prazer para nós sermos lembrados. Estamos aqui para atuar no Governo de forma integrada. É sempre bom recebê-los e estamos sempre às ordens, sempre de portas abertas”, disse a diretora presidente durante sua fala de agradecimento.

O vice-governador do Espírito Santo, César Colnago, que esteve presente na solenidade, também destacou o papel desempenhado pela instituição de ensino junto aos servidores públicos. “Ela (a Esesp) é preocupada com a qualificação desses profissionais, atuando na formação, na atualização e na criação de competências para que o servidor esteja mais preparado para exercer a sua atividade”, disse.

Seminário

O IV Seminário Capixaba de Gestão de Riscos e Desastres é promovido pela Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (CEPDEC). O objetivo é capacitar ainda mais os técnicos que atuam junto aos municípios, de modo que eles possam saber como melhor conduzir as mais variadas situações de risco. Para isso, durante o seminário foram realizadas sete palestras com temas diversificados ao longo de todo o dia.

Clique aqui para ampliar!
Além do vice-governador, o momento contou com a presença do secretário de Estado de Segurança Pública (Sesp), André Garcia; do secretário de Estado de Educação (Sedu), Haroldo Rocha; do secretário chefe da Casa Militar, coronel José Nivaldo Campos Vieira; e do chefe da Casa Militar de São Paulo, coronel José Roberto. Representantes de municípios do interior também estiveram presentes.

De acordo com o major Anderson Pimenta, que atua na Defesa Civil, essa é a hora de atualizar os conhecimentos e compartilhar as experiências. “Nós estamos em agosto e sabemos que nos próximos meses temos um histórico de fortes chuvas. Aqui a gente capacita e os deixa mais preparados para as eventualidades”, disse.

Ação nas escolas

Durante o seminário, também foi assinado um convênio entre o Estado do Espírito Santo e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de São Paulo, desenvolvedora de um jogo que ensina crianças e adolescentes sobre o risco de desastres, ajudando na conscientização e prevenção. A intenção é que esse game seja aplicado nas escolas capixabas.

Por meio de personagens lúdicos, os jovens aprendem o conteúdo, passam por avaliações e recebem uma medalha, que pode ser de ouro, prata ou bronze. Por fim, há uma missão virtual para salvar pessoas que estão em moradia de risco.

“Nós somos o primeiro Estado em que eles estão oferecendo esse produto. Assim, estudantes do ensino médio e fundamental vão poder utilizar essa ferramenta on-line que fala sobre o trabalho da Defesa Civil. É interessante para que possamos capacitar os jovens para saber o que é risco de desastres”, completou o major Pimenta.

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro