A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (ESESP) vai capacitar aproximadamente 245 servidores públicos estaduais na última semana de maio. Serão seis cursos no total: “Elaboração de Termo de Referência”, “O Novo Modelo de Contabilidade Aplicada à Administração Pública”, “Gestão por Indicadores de Desempenho”, “Curso SICONV – Gestão de Convênios e Contratos de Repasse”, “Licitação e Contratos Administrativos” e “SIAFEM”.
O curso de “Elaboração de Termo de Referência” terá duas turmas e será realizado do dia 28 a 31 de maio. O curso tem como objetivo utilizar modelos e processos de acordo com os requisitos e formas legais da contratação de bens e serviços da Administração Pública. O público alvo são os servidores públicos estaduais envolvidos nos processos de aquisição de bens e serviços. A turma III será no turno matutino (8h30min às 12h) e a turma IV no turno vespertino (14h às 17H30min).
Visando os servidores Estaduais e Municipais, o curso “O Novo Modelo de Contabilidade Aplicada à Administração Pública” visa desenvolver o entendimento básico da Contabilidade Pública e do funcionamento das novas normas de contabilidade aplicada ao Setor Público e os impactos nos sistemas orçamentário, financeiro e patrimonial, bem como habilitar os treinandos a compreenderem a estrutura e finalidade dos demonstrativos contábeis da nova Contabilidade Pública, conforme o Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público editado pela Secretaria do Tesouro Nacional. O curso será realizado no turno matutino, entre os dias 28 e 31 de maio.
Entre os dias 28 de maio e 1º de junho será realizado o curso de “Licitação e Contratos Administrativos”, que já forma sua quarta turma. Outra turma já foi formada no início deste mês. O objetivo do curso é fazer com que os servidores públicos, que atuam na área de licitação e contratos administrativos, conheçam e apliquem a legislação aos procedimentos licitatórios e aos contratos administrativos. O curso será ministrado no turno matutino.
Entre os dias 30 de maio e 1º de junho, será ministrado o curso “Gestão por Indicadores de Desempenho”, que visa apresentar e discutir o contexto das mudanças que operam atualmente na gestão pública e, dentre estas mudanças, a ideia da gestão orientada a resultados. Apresentar uma visão integrada dos elementos organizacionais e sua relação com o uso de indicadores estratégicos. Fornecer subsídios para a construção de indicadores como ferramentas para diagnóstico, formulação, implementação e (re)avaliação no setor público.
Demandas Específicas
Nessa última semana de maio, a ESESP terá duas demandas específicas. Os cursos “SICONV – Gestão de Convênios e Contratos de Repasse” e “SIAFEM”. O primeiro curso foi solicitado pela Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e Articulação Metropolitana (Sepam) e vai acontecer do dia 28 de maio a primeiro de junho. Já está na sua segunda turma, a primeira foi realizada entre os dias 15 a 18 de maio.
O segundo curso é uma demanda específica da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), e tem como objetivo adquirir conhecimentos básicos sobre o Sistema Integrado de Administração Financeira para Estado e Município (SIAFEM), bem como aprimorar os já adquiridos, visando agilizar os trabalhos das áreas, reduzir a probabilidade de erros e facilitar a análise das informações e relatórios fornecidos pelo referido sistema. O curso será ofertado entre os dias 28 de maio e 1º de junho.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da ESESP
Raphael Carrozzo
3636-6713
raphael.carrozzo@esesp.es.gov.br