Governo do Estado do Espírito Santo
09/12/2015 10h00 - Atualizado em 04/05/2016 16h17

Formação aborda a marca e o legado deixados pelo gestor público

Já parou para pensar sobre qual é a principal impressão deixada por você no ambiente de trabalho? Esta e outras perguntas estão sendo respondidas por servidores públicos estaduais e municipais durante o curso “A Marca e o Legado do Gestor”, oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) ao longo desta semana.

Durante os encontros, os participantes são envolvidos em um debate sobre a importância que o caráter humano confere à organização; sobre os aspectos da liderança dentro da máquina pública; e sobre o desenvolvimento de um legado visando à melhoria da gestão.

A formação é comandada pela docente credenciada da Esesp e Master Coach pela academia brasileira de Coaching, Sophia David Carrilo. De acordo com ela, é importante conscientizar o serviço público neste tema, estabelecendo uma conexão entre a construção de uma ‘herança’ e a própria marca governamental.

“A grande marca corporativa em questão aqui é o Governo do Estado, representada pelas marcas pessoais não só do gestor, mas também de cada servidor. Aí está a necessidade de trabalhar, desenvolver e fortalecer essas características”, explicou Sophia.

Ainda segundo a docente, a Esesp aborda um tema novo para os profissionais. “O retorno está sendo bacana. A questão do legado é um assunto bem recente. As pessoas dificilmente se imaginavam como uma marca. É um desafio ter a consciência de que tudo o que você faz emite um sinal do valor você agrega”, completou.

Esta oportunidade de capacitação está sendo aproveitada pela servidora Márcia Selvatici Tourinho. Ela, que é gerente de gabinete na Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), contou que o conhecimento está sendo bem aproveitado.

“A gente precisa entender que o gestor não assume essa função apenas no seu trabalho, mas também entre os amigos, dentro da família, nas questões sociais, no cuidado com o mundo e com a comunidade. Ou seja, ele precisa gerir a vida. Essa é a ordem do dia”, concluiu a profissional.

A formação é uma das dez ações que acontecem na sede da Escola de Governo nesta semana, conforme programação mensal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard