O uso de fórmulas e planilhas digitais tem ajudado no trabalho desenvolvido dentro de diversos órgãos. Pensando nisso, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) vem formando diversas turmas nos cursos de Excel básico e avançado. A intenção é que este tipo de conhecimento, com alta demanda dentro dos órgãos, permita que os servidores atuem de forma mais dinâmica e ágil.
Um desses órgãos é o Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES). Em uma rotina em que poucos minutos são essenciais para salvar vidas, a boa organização das informações, do efetivo de pessoas e dos meios de transporte é fundamental.
Por isso, profissionais da corporação estão participando de uma formação sobre o software, aplicada pela Esesp. A previsão é que novas turmas sejam capacitadas até o final de novembro, aumentando o quantitativo de bombeiros habilitados a atuar nessa função.
O Excel na prática
De acordo com o tenente Loreto, do Departamento de Recursos Humanos do CBMES, o uso do Excel dentro dos bombeiros é parte cotidiana do processo, sendo utilizado tanto na ‘atividade meio’, que engloba as seções e setores administrativos da Corporação, quanto na ‘atividade operacional’.
No caso das ‘atividades meio’, os profissionais ficam responsáveis, por exemplo, pelo controle efetivo existente conforme demandas dos batalhões; distribuição do efetivo nas unidades; confecção das escalas operacionais e representativas; realização de estudos estatísticos de ocorrências; entre outras.
Já no operacional, este tipo de conhecimento ajuda em situações de emergência, como desastres de chuvas, incêndios florestais e acidentes com múltiplas vítimas. De acordo com os Bombeiros, a organização é fundamental no posto de comando.
“Normalmente em desastres o cenário pode evoluir e durar horas ou até mesmo dias de Operação. Como controlar a situação física dos militares? Como saber a localização de cada um deles? Como saber se as ações táticas e operacionais estão surtindo efeito? Somente controlando tudo de maneira rápida e eficaz”, explicou o tenente Loreto.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas