Servidores públicos que atuam na Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), no Departamento de Estradas de Rodagem (DER-ES) e Instituto de Obras Públicas (Iopes) participam, ao longo desta semana, do curso “Introdução ao BPM e modelagem com BPMN 2.0”. A ação tem o objetivo incentivar os profissionais a atuarem no serviço público seguindo as práticas e os conceitos do gerenciamento de processos de negócio.
De acordo com o docente e especialista Marco Túlio Perdigão Mendes, o Business Process Management (BPM) é uma disciplina baseada no levantamento, monitoramento e controle de indicadores. Ao adotar essa postura, a organização consegue identificar pontos de melhoria, otimizando o serviço e melhorando o resultado como um todo.
Ainda segundo Marco Túlio, esse procedimento conta com o apoio da tecnologia. “Ao incorporar algum tipo de ferramenta que reúna esses indicadores, você pode monitorar melhor e tomar decisões de gestão embasadas nessas informações. Pode corrigir alguma variação ou atuar, por exemplo, para colocar ou retirar mais recurso. Resumindo, significa ver o processo como um todo”, disse.
Para o docente, essa novidade permite conhecer melhor o cliente do serviço público. “É essencial ver o processo como um todo, de ponta a ponta. A gente passa a ter visão das coisas que agregam valor para o cliente em vez de se preocupar somente com o produto a ser entregue ou com o serviço oferecido. É possível saber o que se espera da organização e o que podemos fazer em relação a isso”, concluiu.
Toda essa bagagem de conhecimento está sendo bem aproveitada pelos cursistas, como no caso do servidor Roger Castilho Soares, do DER. “É extremamente importante que nós nos atualizemos nos processos internos. Exatamente por isso a iniciativa é válida, porque traz uma visão nova sobre o tema”, declarou.
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Texto: Renan Chagas