Governo do Estado do Espírito Santo
02/03/2015 08h17 - Atualizado em 04/05/2016 16h14

O Papel da Tecnologia da Informação na Estratégia das Organizações

O conceito de Tecnologia da Informação é mais abrangente do que os de processamento de dados, sistemas de informação, engenharia de software, informática ou o conjunto de hardware e software, pois também envolve aspectos humanos, administrativos e organizacionais.

O conceito mais amplo de Tecnologia da Informação (TI), incluindo os sistemas de informação, o uso de hardware e software, telecomunicações, automação, recursos multimídia, utilizados pelas organizações para fornecer dados, informações e conhecimento.


Nos últimos anos, tem crescido a expectativa e o questionamento acerca do papel da TI, tanto nas publicações como naquelas voltadas as organizações e mesmo naquelas voltadas ao público em geral.

A TI evoluiu de uma orientação tradicional de suporte administrativo para um papel estratégico dentro da organização. A visão da TI como arma estratégica competitiva tem sido discutida e enfatizada, pois não só sustenta as operações de negócio existentes, mas também permite que se viabilizem novas estratégias organizacionais.


O uso eficaz da TI e a integração entre sua estratégia e a estratégia do negócio vão além da ideia de ferramenta de produtividade, sendo muitas vezes fator crítico de sucesso. Hoje, o caminho para este sucesso não está mais relacionado somente com o hardware e o software utilizados, ou ainda com metodologias de desenvolvimento, mas com o alinhamento da TI com a estratégia e as características da organização e de sua estrutura.



Informações à Imprensa:
Informações Adicionais:
Esesp - Gerência Escolar
(27) 3636-6713 / 3636-6722 / 3636-6721

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard