As novidades referentes ao diagnóstico, aos tipos de tratamento e à importância da notificação sobre intoxicações foram debatidos durante a 22ª edição do Curso de Atualização em Toxicologia, promovido pelo Centro de Atendimento Toxicológico do Estado (Toxcen), nesta terça-feira (27).
O encontro, que ocorre no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), reúne profissionais da saúde que atuam na rede estadual e municipal. Ao longo de todo o dia, os participantes ouviram e trocaram experiências sobre diversos temas, como as medidas de descontaminação, intoxicação por medicamentos ou agrotóxicos, casos clínicos, drogas de abuso e acidentes com animais peçonhentos.
De acordo com coordenador do Centro de Atendimento Toxicológico (Toxcen), Nixon Souza Sesse, a ideia é alinhar a atuação desses profissionais ao que há de novo sobre o assunto, ampliando o conhecimento dos envolvidos. Além da Escola de Governo, o momento também contou com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-ES).
Além das palestras realizadas, a organização também disponibilizou materiais informativos com dicas simples que podem ajudar a evitar este tipo de problema. Uma exposição com animais peçonhentos foi montada no local para mostrar alguns dos principais causadores dessas ocorrências.

Exposição com animais peçonhentos“No nosso Estado, uma das intoxicações mais prevalentes é a que envolve esse tipo de animal. Por isso, nós trazemos algumas amostras para que os participantes possam conhecer e reconhecer, por exemplo, qual é a cobra mais comum no Espírito Santo, quais os tipos de escorpião e aranha que podem provocar esse risco, entre outros exemplares”, destacou Nixon.
O material utilizado durante este encontro será disponibilizado no site da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), no endereço www.saude.es.gov.br.
Informações à Imprensa:Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas