Governo do Estado do Espírito Santo
13/04/2016 14h09 - Atualizado em 04/05/2016 16h18

Sefaz dá sequência ao Programa de Formação para Auditoria Fiscal

Auditores fiscais da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) iniciaram mais uma etapa da capacitação no aplicativo Auditoria Eletrônica do Brasil (AEBR). Nesta fase, a formação é comandada por profissionais de Minas Gerais que participaram ativamente do desenvolvimento da ferramenta. Os encontros ocorrem no laboratório de informática da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

Já utilizado pela Sefaz, o AEBR ajuda a dar mais agilidade ao trabalho de auditoria, evitando a necessidade do levantamento de dados de forma mecânica. O sistema faz os cruzamentos de dados e, depois, o auditor se debruça sobre essas planilhas para verificar as diferenças e buscar a fiscalização.

Esta parte da formação tem como objetivo tirar dúvidas dos participantes por meio de exemplos e tarefas. Por isso foram convidados para ministrar o curso o desenvolvedor principal do Auditor Eletrônico (AE), Nelson Campos Filho, e o responsável pelo suporte AE junto ao corpo fiscal do Estado de Minas Gerais e também aos gestores estaduais, Nelson Salvador Júnior.

De acordo com a subgerente de Recursos Humanos Maria da Penha Zanoni Brito, este é um momento importante para dar sequência ao programa. “Como não teremos esses dois docentes disponíveis a todo o momento para o Estado, separamos um grupo que atua mais diretamente com a ferramenta para qualificarmos nas duas primeiras turmas. Desses 60 profissionais, tiraremos os qualificadores para as demais turmas”, destacou.

O Programa de Formação de Auditoria Fiscal (PFAF) foi instituído por meio da Portaria N° 123-S/2015. Os recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Gestão Fiscal do Estado do Espírito Santo (Profisco).

Auditoria Eletrônica

O Auditor Eletrônico (AE) é um aplicativo de auditoria tributária desenvolvida pela Secretaria de Fazenda de Minas Gerais, que permite ao auditor fiscal a realização de consultas diversas, importação de dados do contribuinte, geração de relatório de inconsistências, planilhas, dentre outros. Atualmente, o Auditor Eletrônico do Brasil (AEBR) é uma versão derivada do AE e que pode ser customizada para a unidade federada que a adotar trabalhar com vários módulos fiscais, nos quais se destacam os que tratam das Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e), Escrituração Fiscal Digital (EFD), Sintegra, Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), cadastro de empresas e de sócios.

Os principais objetivos do sistema são: proporcionar mais qualidade, eficiência e agilidade no desenvolvimento de trabalhos fiscais; reduzir a digitação de dados mediante disponibilização de entrada e tratamento de dados fiscais eletrônicos; uniformizar procedimentos, roteiros e relatórios de fiscalização associados ao auto de infração; integrar roteiros de fiscalização com dados existentes dos contribuintes em diversos locais; aperfeiçoar o uso de informações fiscais corporativas combinadas com as informações fornecidas pelo contribuinte; e padronizar e incentivar o uso de recursos tecnológicos na execução de tarefas de auditoria fiscal/contábil.

Benefícios para o cidadão

O curso do AEBR ampliará o potencial de trabalho dos auditores com consequentes efeitos arrecadatórios diretos e indiretos, por meio da capacitação e adequação dos auditores em torno de um novo cenário de fiscalização eletrônica de arquivos e livros fiscais.

À medida que o contribuinte percebe o uso do dado, aumenta-lhe a noção de presença da auditoria tributária com o consequente crescimento da credibilidade dos atos institucionais, o que pode contribuir para o aumento da confiabilidade dos próximos dados. O Curso AEBR permitirá uma relação mais proativa junto à sociedade no combate à sonegação fiscal e à concorrência desleal.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sefaz
Mayara Alvarenga
mayara.santos@sefaz.es.gov.br
Tel.: 3347-5128 / 99746-9479

Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard