Centenas de servidores públicos que atuam em órgãos do Estado e nas prefeituras aproveitaram os cursos à distância da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) para ampliar os seus conhecimentos. As formações, concluídas nesta semana, foram consideradas pelos cursistas como um importante passo para promover a qualificação de forma democrática e dinâmica.
Uma dessas participantes foi a agente de serviços públicos da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Aline Juriatto Fagundes. Ela, que finalizou o curso de ‘Gerenciamento de Contratos’, contou que a correria do dia a dia foi um dos motivos para escolher esta modalidade de ensino. “Eu me interessei porque pude aprender mais sobre o tema utilizando o tempo que tinha livre para isso”, disse.
Aline ainda contou que também faz faculdade utilizando a mesma modalidade, além de outras capacitações e, por isso, já está acostumada com este modelo de aprendizagem. “A formação atendeu à necessidade que eu apresentava e às expectativas que eu tinha. Foram disponibilizados vídeos e havia toda uma interatividade. Foi tudo muito relevante”, declarou.
Outra participante da ação foi a agente de extensão e desenvolvimento rural Joana Junqueira Carneiro, servidora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), em Alegre. Integrante da turma de ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’, a profissional destacou que a qualificação “valeu muito a pena” e que gostou tanto que “faria de novo”.

Joana aprovou a experiência“Essa foi a primeira vez que participei de uma ação da Esesp. Sempre achei interessante e sempre ouvi falar muito bem da qualidade daquilo que era oferecido. Mas para nos deslocarmos até a sede existe uma dificuldade. Por isso, creio que essa modalidade oportunizou também àquelas pessoas que moram longe ter os conhecimentos atualizados”, declarou.
Esesp mais tecnológica
O desenvolvimento das capacitações à distância da Esesp vai de acordo com a postura da Escola de Governo, sempre baseada no contexto da atualidade. Por isso, segundo a diretora presidente Dângela Bertoldi Volkers, a utilização da tecnologia para oferecer mais formações não poderia ser ignorada.
“Estamos vivendo um momento de crise, mas um momento em que a tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia. Precisamos reduzir os custos ao mesmo tempo em que atingimos um maior número de servidores, para que eles ofereçam um serviço com qualidade crescente para a população”, destacou Dângela.
Inscrições
A Esesp se prepara, agora, para abrir as inscrições em duas novas turmas na modalidade EaD. Além do aumento no número de vagas, os interessados poderão contar com uma nova formação: ‘Elaboração de Termo de Referência’ que, neste primeiro momento, substituirá a formação em ‘Ética, Cultura e Mudança Organizacional’. As inscrições estão previstas para serem iniciadas na próxima segunda-feira (05).
Informações à Imprensa:Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas