30/04/2015 12h11 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Servidores lotam auditório na abertura do programa Geração Ativa

Manter-se bem informado sobre a documentação necessária para se aposentar e sobre as mudanças na legislação previdenciária. Essa foi a principal mensagem da palestra de abertura do primeiro ciclo do programa Geração Ativa, que prepara os servidores estaduais para a aposentadoria.

O evento, que abordou o tema “Legislação Previdenciária”, foi realizado durante toda a manhã desta quarta-feira (29), no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), e reuniu cerca de 150 pessoas, entre servidores inscritos no programa, autoridades e outros convidados.

Os palestrantes foram o professor de Direito e advogado, Antônio Carlos Pacheco, e a gerente de Benefícios do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Liane da Silva.

Sem medo de aposentar

A secretária de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger), Sandra Bellon, agradeceu a receptividade dos servidores a essa iniciativa. “Esse programa está sendo feito a quatro mãos e só existe porque vocês estão apoiando. Não devemos temer a aposentadoria, um momento que nos comove, que nos leva à reflexão sobre como enfrentaremos os desafios dessa nova fase de nossas vidas. Precisamos nos preparar para fazer essa transição de forma equilibrada, para nos manter ativos e saudáveis”, afirmou.

Na ocasião, o presidente executivo do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo (IPAJM), Bruno Margotto, ressaltou a importância da parceria do Instituto com o programa. “O Geração Ativa dará suporte para o profissional planejar esse novo recomeço, depois de uma vida inteira dedicada ao serviço público”, disse.

A diretora-presidente da Esesp, Dângela Bertoldi, destacou que os temas das palestras auxiliarão os servidores a decidirem o momento de se aposentarem. “As informações do ciclo são fundamentais para ele definir quando e como deve fazer essa transição do trabalho para a aposentadoria”, disse.

Falta um mês para o auditor da Receita Estadual Luís Eduardo Cassa deixar o serviço público. “A palestra esclareceu todas as minhas dúvidas. Quero descansar e trabalhar, mas em um ritmo menor, mesmo que fora do serviço público. Só digo uma coisa: ninguém deve vestir o pijama e ficar dentro de casa quando se aposenta”, orienta.

Novas turmas

O Geração Ativa é desenvolvido pela Seger em parceria com a Esesp e o IPAJM. Ele prepara os servidores para a aposentadoria por meio de cinco palestras: Legislação Previdenciária, Finanças, Saúde e Autonomia, Ocupação e Pós-Carreira e Família e Apoio Social.

A procura por inscrições para as primeiras palestras do programa superou as expectativas. Por isso, a Seger já planeja a abertura de um novo ciclo, em junho deste ano. “Em breve, faremos a divulgação. Quem se inscreveu e não conseguiu participar, estará inscrito para o próximo ciclo, que também terá vagas para novos interessados”, destacou a gerente de Recursos Humanos da Seger, Heliane Prata Sarmento.

Mais informações no site www.seger.es.gov.br, no e-mail geracaoativa@seger.es.gov.br ou pelos telefones 3636-5313 ou 3636-5284.

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro