07/08/2015 13h51 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Servidores municipais passam por formação no interior do Estado

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) está atendendo a um número cada vez maior de servidores. Somente nesta semana, cerca de 90 profissionais que atuam em prefeituras municipais no interior do Estado participaram de duas formações, onde puderam se qualificar ainda mais para atender melhor à população.

Um desses cursos foi o de ‘Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes’, realizado em Aracruz e que atendeu às cidades que integram o território do conhecimento ‘Polo Linhares’. A ideia é que os envolvidos possam potencializar os resultados organizacionais com base no trabalho em grupo.

Quem também se qualificou foram os servidores dos municípios que fazem parte do território do conhecimento ‘Noroeste 2’. Aproximadamente 50 profissionais integraram a turma do curso de ‘Gerenciamento de Contratos na Administração Pública’, em São Domingos do Norte. O objetivo é que os participantes dominem procedimentos legais e administrativos da contratação pública para um gerenciamento eficiente e eficaz.

Um dos cursistas, o capitão do Corpo de Bombeiros em Colatina, Douglas Briel, contou que sempre vem acompanhando as ações realizadas pela Escola de Governo. Para ele, o ato de levar essas formações até as cidades é um dos pontos positivos do serviço prestado pela Esesp.

Clique aqui para ampliar!
“Em um momento de crise, fazer um curso perto de casa vem muito a calhar, porque gastos com hospedagem e transporte são evitados, por exemplo. Além disso, essa reunião ajuda a aproximar os municípios da Escola, com temas importantíssimos para a nossa administração”, disse.

Essa característica também foi destacada pelo procurador de Boa Esperança, Leandro José da Silva. “Esses cursos proporcionam o princípio de eficiência no serviço público, que já é previsto na Constituição. E esse deslocamento é uma forma de levar essa oportunidade para todos os servidores, de forma mais fácil e viável”, completou.

A intenção é que os participantes possam aplicar o conhecimento no seu local de atuação, iniciativa que, segundo o secretário de Finanças de São Domingos do Norte, Roque Siqueira Gomes, já vem ocorrendo. “Tem gerado um aprendizado maior. Acompanho esse trabalho desde 2009 e vemos a aplicabilidade do conteúdo no serviço público que antes não víamos”, concluiu.

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro