12/05/2014 09h09 - Atualizado em 04/05/2016 16h11

900 servidores comparecem ao Seminário de Capacitação em Gestão Esportiva

Cerca de 900 servidores públicos estaduais e municipais, e esportistas, compareceram ao Seminário de Capacitação em Gestão Esportiva realizado na última sexta-feira (09), no Centro de Convenções de Vitória. O evento foi uma parceria da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), com o Governo do Espírito Santo, a Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sesport) e a Secretaria de Tecnologia e Ciência (Sectti).

Na abertura oficial, estiveram presentes na composição de mesa do evento a diretora presidente da Esesp, Márcia Machado; a secretária da Sesport, Lilian Siqueira; secretário da Sectti, Alberto Gavini; Lilian Casagrande, subsecretária de Administração da Seger, Maria Leila Casagrande, Vandinho Leite, deputado Estadual e Geovane Silva, ex-jogador capixaba da Seleção Brasileira.

“Agradeço a presença de todos aqui. Ao nosso governador Renato Casagrande. Aos secretários da Sesport, Sectti e Seger. Que nos ajudaram a tornar isso realidade. Além deste Seminário, nós estamos lançando hoje um embrião dos nossos cursos voltados exclusivamente para a Gestão Esportiva, uma ação inédita no Estado. Que com a ajuda de todos, será montado e logo ofertado para todos”, disse a diretora presidente da Esesp, Marcia Machado.

A primeira palestra do dia foi do ex-jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, Zico, que contou um pouco sobre a sua história, assim como fatos importantes e engraçados da sua trajetória. O ex-jogador fez questão de ressaltar a importância das pessoas se dedicarem a melhorar na profissão, não apenas por mérito pessoal, mas sim pensando na empresa. “Quando eu tinha que treinar faltas, e não tinha goleiro, colocava camisetas velhas no travessão, próximo ao ângulo e ficava tentando acerta-las. Não fazia isso apenas por mim, mas sim porque queria ajudar o meu time, meu clube, minha seleção a ganhar jogos e ser decisivo. E isso que vocês tem que pensar como gestores e servidores. Se capacitar, melhorar cada dia mais para que o serviço público melhore”, concluiu. No fim da palestra, Zico fez uma sessão de autográfos e uma coletiva com a imprensa.

Depois do almoço, cerca de 900 servidores assistiram a uma apresentação de Ginástica Rítmica, e a palestra do diretor Executivo do clupe Palmeira, José Carlos Brunoro, “Os desafios contemporâneos da gestão esportiva”. Nela, Brunoro deu exemplos de clubes que conseguem fazer uma boa administração de seus clubes, e quais os pontos principais para isso. Por fim, o ex-velejador Lars Grael, contou a sua história de conquista e superação, e mostrou como podemos enfrentar as adversidades da vida e do trabalho.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Raphael Carrozzo