Saber o papel da família e conhecer os direitos garantidos aos idosos é parte fundamental para que as pessoas na terceira idade possam aproveitar mais e melhor a vida. Por conta disso, a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger) promoveu a palestra ‘Família e Apoio Social’ no sábado (27), que reuniu mais de 60 pessoas e encerrou o primeiro ciclo do programa ‘Geração Ativa’.
Durante o encontro, realizado no auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), os participantes conheceram o que diz o estatuto do idoso e tiraram dúvidas sobre os benefícios que são garantidos à população idosa no Brasil.
A gerente de Recursos Humanos e palestrante Heliane Sarmento explicou que as relações afetivas e familiares representam a dimensão mais destacada no momento de planejar a aposentadoria. Por conta disso, a educação para a aposentadoria deve ressaltar esses relacionamentos, estimulando a discussão e reflexão sobre como lidar melhor com suas famílias na segunda metade da vida.
“Desenvolver competências emocionais tais como a empatia, a ousadia e coragem, a autoconfiança e autoestima contribuem para o fortalecimento pessoal e para uma vida familiar mais saudável e prazerosa. Planejar juntos as atividades de lazer, que muitas vezes não foram possíveis de serem vividas por conta do trabalho, também é uma tarefa que deve começar bem antes da aposentadoria”, disse Heliane.
Conheça o ‘Geração Ativa’
O ‘Geração Ativa’ é uma ação que integra o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Qualivida) da Seger. Desde março deste ano foram debatidos temas como a legislação previdenciária, finanças, saúde, autonomia, ocupação e pós-carreira.
O objetivo é permitir que os servidores se preparem para esse momento de transição entre o trabalho e a aposentadoria. Os encontros são constituídos por palestras que unem informação e vivências coletivas com temas importantes para os participantes.
A escrivã da Polícia Civil, Sandra Mara Mazioli, de 47 anos, já começou a pensar nas possibilidades que pode ter após se aposentar. Ela contou que o programa a incentivou a assumir a profissão à qual é formada após a aposentadoria: advocacia. “Eu quero fazer outras coisas. Aposentada, eu vou estar mais segura porque eu já vou ter uma garantia financeira”, explicou.
Aos 56 anos, a técnica em prestação de contas Márcia Siqueira Pironi, que atua na Superintendência Regional de Educação de Cariacica, se prepara para receber o resultado do pedido de aposentadoria. “Esse encontro é importante porque é mesmo uma preparação para esse novo momento na nossa vida”, disse a profissional, sobre o ‘Geração Ativa’.
Informações à Imprensa:Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
manuella.romeiro@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas