Com base na realidade vivida durante o ano de 2015 e pautado por ações que visam à criação e reinvenção de um futuro diferente e com crescentes avanços, o Governo do Estado conseguiu dar passos significativos durante o primeiro ano da gestão. Tais resultados foram proporcionados por mudanças que possibilitaram, entre outras coisas, alcançar o reequilíbrio fiscal das contas - com corte de gastos e otimização da gestão - e avançar em todas as áreas do Governo. Na Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) não foi diferente. Ao longo do ano, a autarquia mostrou que é possível superar as dificuldades e manter em progresso crescente a função de qualificar servidores estaduais e municipais, de Norte a Sul do Espírito Santo.
Em 2015, a Esesp iniciou a oferta de cursos na modalidade Educação a Distância. O lançamento da ação ocorreu em agosto e, desde então, mais de 600 vagas foram disponibilizadas aos servidores públicos estaduais e municipais, em quatro formações: Gerenciamento de Contratos; Fiscalização de Contratos; Elaboração de Termo de Referência; e Ética, Cultura e Mudança Organizacional. Cabe ressaltar que a Escola de Governo do Estado apresenta o menor índice de evasão que se tem conhecimento em nível nacional: 11 %. O resultado se deve a produção de material, orientada para a prática governamental e a ação dos tutores, na interlocução com os cursistas por todo o processo.
Neste ano, investiu-se no fortalecimento das ‘Demandas Específicas’, o que possibilitou o atendimento das peculiaridades de cada organização e a constatação da eficácia das ações empreendidas. O Programa se desenvolve com a extensão da sala de aula, por meio de uma consultoria para a aplicabilidade do conhecimento. Assim, organizações públicas como Ipem, Procon e IPAJM receberam orientação para o desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico. O mesmo processo educacional está em andamento com o Prodest e a Agerh.
Além disso, a parceria com os municípios também foi fortalecida com a formulação e oferta do Plano de Capacitação Municipal nos Territórios do Conhecimento. Com isso, as qualificações são levadas até as cidades, evitando o deslocamento dos cursistas para a sede da Esesp.
Abaixo segue a listagem de algumas das ações realizadas no ano:
1- Lançamento do novo portfólio de cursos;
2- Início da oferta de cursos na modalidade Educação a Distância;
3- Lançamento do programa de formação de gestores (Competências Gerenciais do Século XXI);
4- Fortalecimento da ação de parceria com os municípios para a formulação e oferta do Plano de Capacitação Municipal nos Territórios do Conhecimento;
5- Atuação da Esesp na orientação de órgãos para para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico;
6- Fortalecimento do Programa Demandas Específicas, atendendo a peculiaridade de cada organização;
7- Fortalecimento do Programa de Ingressant_ES, assegurando, por exemplo, a ambientação de mais de mil alunos soldados da PMES;
8- Adoção de temáticas de interesse social, com a adesão a campanhas que mobilizaram a equipe Esesp e os servidores em geral.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018