Esesp oferece diversas oportunidades de capacitação para servidores

A Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) é uma autarquia do Governo do Estado que tem o objetivo de promover capacitações voltadas aos servidores públicos estaduais e municipais com foco no seu desenvolvimento pessoal e profissional. Recentemente a instituição também passou a atender, em ações específicas, membros de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) diretamente vinculadas a políticas públicas.

As capacitações da Esesp ocorrem no formato de cursos, workshops, oficinas e outras soluções educacionais disponibilizadas gratuitamente pela instituição. A cada mês, é divulgada uma lista de atividades presenciais e a distância que podem ser acessadas pelo público-alvo da Escola. Além disso, as formações também são levadas aos municípios por meio de um programa próprio para atender às prefeituras.

Dessa forma, os servidores encontram uma série de oportunidades para aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao constante processo de melhoria do serviço público.

Cursos ofertados

Atualmente a Autarquia possui cerca de 100 soluções educacionais agrupadas por temática em “Eixos do Conhecimento”, que totalizam 14. São eles: Gestão Pública, Planejamento e Projetos, Gestão Estratégica de Processos, Orçamento e Finanças, Escola de Líderes, Inovação, Sustentabilidade, Pessoas, Comunicação, Conhecimento em Rede, Compras e Contratos, Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas Indicadores, Base Legal e Participação Social.

Dentro de cada um desses eixos, os servidores podem encontrar diversos cursos sobre diferentes assuntos e identificar, em meio às opções disponíveis, aquelas que mais contribuirão para a realização das atividades desenvolvidas por eles no seu dia a dia de trabalho.

Confira aqui a lista completa dos cursos da Esesp com os assuntos abordados, divididos por área de conhecimento.

Cursos presenciais

A cada mês, a Esesp disponibiliza uma programação com os cursos que serão ofertados pela instituição, as datas de inscrição e seu período de realização. Essas ofertas integram o programa “Gestão Pública Contemporânea”, que tem o objetivo de disponibilizar ações que correspondam às necessidades de aprendizagem dos agentes que integram as Secretarias e Órgãos da Administração Direta e Indireta e, consequentemente, das próprias organizações públicas.

Nas atividades presenciais realizadas dentro desse programa, os encontros ocorrem na sede da Escola de Governo, em Vitória.

As agendas mensais podem ser acessadas aqui

 

Cursos a distância

A modalidade Educação a Distância (EAD) é outra oportunidade encontrada por quem busca as formações. Atualmente, a Esesp possui 15 cursos on-line prontos para serem ofertados. As capacitações também integram a agenda mensal de ações e são executadas por meio da plataforma virtual. Elas contam com diversas ferramentas auxiliares como videoaulas, fóruns, exercícios e textos de apoio.

Além disso, os cursistas também contam com um docente/tutor durante todo o período de realização que são responsáveis por acompanhar o andamento dos participantes, tirar dúvidas e conduzir as atividades. Nessa modalidade, os servidores precisam ficar atentos não só aos períodos de inscrição, como também ao prazo de validação que é realizado próximo ao início das aulas e que confirma o interesse em participar da turma.

Confira aqui a plataforma virtual de educação a distância. <>

Ações nos municípios

A Esesp realizada a capacitação dos servidores municipais indo até as cidades onde eles atuam. As ações itinerantes da Escola de Governo ocorrem por meio do programa “Novas Competências na Gestão Municipal”, cujo objetivo é contribuir com os conhecimentos necessários para que a administração municipal possa promover um processo constante de melhoria do atendimento feito aos cidadãos.

Para isso, os 78 municípios capixabas são agrupados em 10 Territórios do Conhecimento, considerando sua proximidade geográfica, respeitando-se a Divisão Regional do Espírito Santo estabelecida pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN). Cada um dos territórios define uma cidade que funcionará como polo onde serão realizados os encontros, reunindo servidores das diversas prefeituras que compõem o grupo.

A realização das turmas ocorre a partir de uma parceria entre a Esesp e as administrações municipais, que devem identificar as necessidades de aprendizagem existentes na região e solicitar, junto à Escola, as ações que melhor atendem às demandas registradas. O planejamento é feito de forma conjunta.

Nesse caso, as inscrições também são realizadas pelo próprio município. Os servidores interessados em participar de formações na própria região devem procurar a Prefeitura e verificar se há parceria firmada.

Inscrições

Para aproveitar das oportunidades de capacitação da Esesp, os servidores devem ficar atentos aos procedimentos para inscrição nas turmas. Para os cursos presenciais na sede da Escola e na modalidade de Educação a Distância, o processo é o mesmo, conforme explicado a seguir.

Servidores estaduais - a inscrição é realizada pelo setor de Recursos Humanos do órgão ao qual o servidor está vinculado. Nesse caso, o profissional deve solicitar a liberação da sua chefia imediata e informar sobre o interesse ao RH, a quem caberá inserir o nome do profissional na formação por meio do sistema utilizado no Estado.  Esses passos também devem ser seguidos por membros de empresas de economia mista.

Servidores municipais – os profissionais das prefeituras e membros de órgãos parceiros que possuem Termo de Cooperação firmado com a Escola de Governo devem preencher a ficha de pré-inscrição (clique aqui para acessá-la) e enviá-la para o e-mail inscricao@esesp.es.gov.br.

Antes do início de qualquer uma das qualificações, os servidores podem acessar o material didático de forma rápida e fácil no site da instituição (clique aqui). As apostilhas estão em um formato que permite em tablets e celulares.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard