A percepção do grau de risco de uma determinada área é fundamental para o trabalho desenvolvido pela Defesa Civil do Espírito Santo. Por isso, a capacitação e a atualização dos conhecimentos são peças fundamentais para manter a qualidade do serviço prestado pelo órgão. Para atender a essa demanda, profissionais que atuam em diversas cidades capixabas participam do curso básico de percepção de risco geológico, iniciado nesta segunda-feira (14).
O objetivo da formação é ampliar a preparação dos técnicos municipais, que diariamente têm contato direto com as famílias, para realizar o mapeamento e o gerenciamento de áreas de risco sujeitas a deslizamentos, enchentes e inundações, incluindo propostas que contemplem a participação mais ativa da população.
A capacitação é ministrada por membros da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviços Geológicos do Brasil (CPRM), sediada no Rio de Janeiro. De acordo com um dos docentes, o engenheiro Rôney Nascimento, esse curso é pode ser caracterizado como fundamental, pois serve para aguçar a percepção de risco e conhecer ameaças de perigo. “Assim a Defesa Civil consegue agir de forma cada vez mais preventiva”, destacou.
Durante a formação, os participantes vão poder trabalhar conceitos como as variáveis ‘ameaça’ e ‘vulnerabilidade’; conhecer noções de sintomas e falhas nas estruturas; identificar parâmetros para realizar a vistoria técnica, entre outros. “Esse é um saber que com certeza terá um retorno, que vai agregar valor onde cada um de vocês atua", destacou o major Pazeto, também membro da Defesa Civil.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas