09/10/2013 13h30 - Atualizado em 04/05/2016 16h10

Esesp conclui curso de Gestão Pública Contemporânea

Nesta quarta-feira (09) aconteceu o último módulo do curso de Gestão Pública Contemporânea. Durante quatro semanas, 120 gestores se reuniram para debater as novas tendências e paradigmas da Gestão Pública Contemporânea, assim como refletir nas práticas de gestão uma holística sobre o cenário atual de transformação do Estado e da Gestão Pública. O curso foi oferecido pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) e ministrado pela Instituição de Ensino, Fundação Dom Cabral (FDC).

Para o coordenador do curso, Vinicius de Freitas, da FDC, o curso conseguiu alcançar seus objetivos. “A gente tem percebido dos servidores públicos, que tem participado do programa, uma motivação muito grande a partir do conhecimento adquiridos, no sentido que é possível fazer mudança, é possível construir novos modelos de gestão na administração pública, que possam oferecer melhores resultados para a sociedade. Então, o grande objetivo está sendo cumprido, que é despertar nessas pessoas a possibilidade de fazer diferente, o novo, a partir dos conhecimentos adquiridos dentro da sala de aula”, disse.

Para Walter, docente do último módulo, Gestão de Processos, as turmas tem um ótimo nível. “As pessoas que estão vindo para cá estão mostrando serem boas, participam das aulas, se mostram interessados. Eles já tem uma noção boa da gestão de processos, então o nível da turma é boa, e quando isso acontece, o rendimento é maior.

O último módulo do curso, que aconteceu entre os dias 07 e 09, abordou o tema Gestão de Processos, que tem como objetivo unificar o que foi apresentado nos módulos anteriores.

“Primeiramente, esse curso aborda como dobrar uma estratégia, do órgão público, e colocar em ações para que ela possa ser executada. Em segundo, o gestor aprende a como fazer um mapa e conhecer o próprio negócio. Ele já conhece o próprio negócio, mas nunca escreveu ele. Ele as vezes não sabe quem é o cliente, trata a pessoa sem saber que ele é seu cliente. Quando o gestor faz um mapa, uma representação escrita do próprio negocio, ele começa a entender melhor o que já está no seu sangue, no dia a dia. Esse módulo instrumentaliza para que o gestor possa desdobrar as estratégias em ações mais claras”, explicou Walter.

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Texto: Raphael Carrozzo
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