21/11/2013 14h11 - Atualizado em 04/05/2016 16h10

Esesp realiza Seminário de Comunicação

Nesta quinta-feira (21) a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realiza, de 8h às 17h, o Seminário de Comunicação – Relacionamento com a Imprensa apresentando o Mídia Training. Um evento para mais de 80 servidores estaduais e municipais, entre eles, secretários estaduais e municipais de Comunicação, assessores de Imprensa, relações públicas e coordenadores de Comunicação.

A diretora presidente da Esesp, Márcia Machado e o gerente de Marketing do Banestes, Carlos Henrique Gobbi, realizaram a abertura solene do Seminário.

“Uma coisa que eu gosto muito na comunicação é que eu existo porque você está me vendo. Eu não existiria se você não reconhecesse em mim uma pessoa. Isso significa que a comunicação se dá em alteridade e relação com o outro”, concluiu a diretora presidente da Esesp.

“Um dos pontos mais primordiais do nosso trabalho é a verdade. E o cidadão, que é nosso eleitor, precisa disso. É preciso informar, respeitar, de tal forma que a gente possa prestar um serviço. Hoje nós vemos um crescimento precoce da cidadania, e nós não podemos ficar alheios a isso. Nós que trabalhamos com comunicação, temos que ter a percepção de prestar serviço, informar a comunidade. Fazer com que se mude o modelo antigo, ligado a política, de que havia uma voz superior que determinava como as coisas eram. Hoje é tudo muito facilmente contestável. Por isso, trabalhar com a verdade é primordial”, declarou Gobbi.

A primeira palestra do dia foi “A importância do Mídia Training na Gestão Pública”, Joel Vieira dos Santos, jornalista e idealizador do Seminário. Ele abordou pontos importantes que o jornalista deve conhecer para ser um bom assessor. Temas como noções básicas de autoconhecimento, diferenças e conflitos e treinamento em comunicação. Em seguida foi a vez Joel Soprani, jornalista da A Tribuna, com a palestra “A dinâmica da imprensa contemporânea”, que teve como propósito debater a relação dos tradicionais meios de comunicação (jornal impresso, rádio, etc) com a internet.

A programação do Seminário ainda inclui mais cinco palestras, como “Gestão Pública das Redes Sociais”, “A instantaneidade do Rádio-Jornalismo”, “Governança e Comunicação Pública”, etc.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Raphael Carrozzo