30/04/2014 14h41 - Atualizado em 04/05/2016 16h11

Esesp realiza Seminário Esportivo com Zico, Brunoro e Lars Grael

De 2014 até 2016 o Brasil será o centro das atenções na área esportiva, e do mundo, por ser sede dos dois maiores eventos esportivos, a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Rio de Janeiro, respectivamente. Tendo em vista a necessidade de se ter uma boa gestão esportiva e de estar preparado para receber seleções, organizações olímpicas, equipes, turistas, jornalistas, entre outros, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) realizará na próxima sexta-feira (09) o Seminário de Capacitação em Gestão Esportiva do Estado do Espírito Santo. Os palestrantes convidados são Zico, Brunoro e Lars Grael.

O evento será realizado no Centro de Convenções de Vitória e tem como objetivo integrar e compartilhar informações do esporte em geral entre o Estado e os municípios através dos seus prefeitos, secretários e demais servidores das áreas de esporte e lazer, cultura, saúde, educação, turismo, segurança e ação social. O seminário também visa a orientar sobre a implantação de políticas públicas voltadas para excelência na gestão do esporte e propor práticas de gestão utilizadas pelos grandes centros mundiais de excelência no esporte.

Para participar, os servidores estaduais devem solicitar a inscrição por meio do setor de Recursos Humanos (RH) do seu órgão. Já os servidores municipais devem preencher a ficha de inscrição dispovível no site e enviar para o fax 27 3636-6721 ou para o e-mail gese@esesp.es.gov.br

Esclarecemos que no Seminário o almoço (12h) e Café (15h45min), serão de responsabilidade do participante.

“Com a aproximação da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos no Brasil, fortaleceu com vigor a discussão sobre o papel do esporte como ferramenta de inclusão social e combate a ociosidade de crianças, jovens e adolescentes. E, por isso, o gestor público precisa dominar conhecimentos, habilidades intelectuais, políticas, gerenciais, técnicas, comportamentais e atitudes para corresponder aos desafios da gestão pública contemporânea. Surge a necessidade de atender e capacitar os gestores públicos visando a um modelo de gestão esportiva de excelência e nas políticas públicas associadas ao esporte, para o aumento da qualidade de vida da população e para adoção de ferramentas eficazes de inclusão social, de busca pela saúde e no combate aos atos ilícitos, tendo o esporte como mola propulsora de todas estas ações”, enfatizou a diretora-presidente da Esesp, Márcia Machado.

O evento será iniciado com a palestra de Zico, que é ex-jogador do Flamengo e Seleção Brasileira, já foi técnico da seleção japonesa e iraquiana, dos times Fenerbahce, Bunyodkor, CSKA Moscou, Olympiakos e Al-Gharafa. Já foi dirigente do Flamengo e atua como comentarista esportivo na TV Esporte Interativo.

José Carlos Brunoro é dirigente esportivo, ficou mundialmente conhecido quando, em 1992, foi convidado pela Parmalat para ser diretor de esportes da América Latina. No mesmo ano, a multinacional iniciou seu trabalho junto ao Palmeiras. Brunoro participou ativamente da implementação e consolidação do novo conceito esportivo no clube, implantando o sistema de cogestão no patrocínio esportivo – consórcio Palmeiras-Parmalat. Com essa proposta, além do clube da capital paulista, tornou clubes como Boca Juniors, Peñarol, Juventude, entre outros, como referências vencedoras nos anos 90. Em 2004 tornou-se membro do Conselho Nacional do Esporte (CNE) do Ministério do Esporte e em 2005 começa a atuar na elaboração do novo Código Brasileiro de Justiça Desportiva, como presidente da Comissão de Futebol e Marketing Esportivo.

Para encerrar o ciclo de palestras, Lars Grael, velejador brasileiro, medalhista olímpico de bronze em dois Jogos Olímpicos, Seul 1998 e Atlanta 1996. Participou também dos Jogos de Los Angeles 1984 e Barcelona 1992. Hoje dedica-se ao fomento do desporto a partir de uma outra perspectiva: a política, exercendo cargos nos governos federal e de seu estado natal. Em 1998, a convite do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, ocupou o cargo de secretário Nacional de Esporte. Exerceu também o cargo de secretário Estadual da Juventude, Esporte e Lazer em 2006, em São Paulo.

Assessoria de Comunicação/Esesp
Raphael Carrozzo