O ano de 2015 está se encerrando com um saldo positivo para a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp). Somando as ações voltadas para servidores das administrações municipais e dos órgãos estaduais, a autarquia capacitou um total de 21.612 cursistas em 2015. O número é superior à meta inicial da Escola de Governo, que previa 20 mil cursistas.
Desse total, cerca de 30% (6.518) são profissionais que atuam nas administrações públicas municipais, em todo o Espírito Santo. Essa participação significativa é resultado da parceria realizada com as prefeituras, que possibilitou aos municípios receberem as capacitações em casa, ampliando a quantidade de servidores capacitados.
Os outros 70% (15.094) são referentes às capacitações oferecidas pela autarquia de forma espontânea, dentro do portfólio de cursos, e ao atendimento das demandas específicas de órgãos estaduais. Ao longo de todo o ano a Esesp abriu espaço para atender às secretarias, fornecendo qualificações de acordo com as necessidades apresentadas.
Tais dados representam o esforço da Escola na realização das atividades mediante o cenário de crise. Em comparação com o ano de 2014, houve redução significativa no custo da capacitação por servidor. Enquanto no ano passado o valor girou em torno de R$ 216, neste a autarquia conseguiu reduzir para R$ 141,42 para servidor estadual e para R$ 148,34 para municipal.
O cenário também foi marcado pela diminuição do número de servidores atuando nas ações, somada a uma verba menor para a realização desse trabalho. Ainda assim, de acordo com a Diretoria, foi possível promover um aumento na qualidade do serviço prestado. Em 2015, a Esesp capacitou, proporcionalmente, mais servidores do que no ano anterior.
Todo esse esforço vem contribuindo com o serviço prestado pelo Estado nas mais diversas áreas de atuação, como saúde, educação e segurança pública. De acordo com os profissionais beneficiados, o conhecimento transmitido durante os cursos se transformam em novas ações e em melhoria dos resultados.
É o que aponta, por exemplo, o gerente de Integração Comunitária da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp). “Eu vejo a Esesp como parte fundamental da nossa administração no sentido em que ela mantém uma mesma linguagem. Dentro do Estado nós precisamos manter o diálogo, e a Escola vem assumindo um papel importante ao disseminar essa linguagem”, destacou.
Uma visão semelhante é compartilhada pelo tenente coronel Sebastião Aleixo Santos Batista, do 2º Batalhão da Polícia Militar em Nova Venécia. Ao longo do ano, os policiais militares receberam, no próprio município, diversas qualificações que, segundo o coronel, ajudam na melhoria do clima organizacional dentro do serviço público.
“Eu já fiz cursos da Esesp e fico surpreso em relação a como a Instituição consegue trazer a mesma qualidade que a gente encontra nas formações que acontecem para as ações itinerantes. Acho fantástico. Sem falar dos docentes, com currículos exemplares e que nem cabem ao nosso julgamento”, declarou.
Educação Online
Parte dessas conquistas é fruto da integração entre o ensino oferecido e as ferramentas tecnológicas de informação e comunicação. Do total de cursistas capacitados, 379 são provenientes da Educação Online, lançada neste ano. Os servidores puderam aperfeiçoar os conhecimentos em Gerenciamento de Contratos; Fiscalização de Contratos; Elaboração de Termo de Referência; e Ética, Cultura e Mudança Organizacional.
Novo posicionamento
De acordo com a diretora técnica da Esesp, Sylvana Torres, esses dados são reflexos do trabalho desenvolvido dia após dia pela instituição. “Superamos a expectativa que tínhamos, e o que é mais interessante: tivemos bastante atenção com os indicadores qualitativos. A verificação do impacto e dos resultados também fez parte da nossa agenda e das nossas preocupações”, explicou.
Para Sylvana, o ano de 2015 também trouxe um novo olhar sobre a capacitação do serviço público. “Nós conseguimos fortalecer a Esesp como, de fato, uma Escola de Governo, que é aquela estrutura sua ação educacional a partir da atenção às necessidades de aprendizagem da organização e do olhar sobre o Planejamento Estratégico do Estado”, completou.
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