O Espírito Santo vive uma das piores crises hídricas de sua história. Para evitar o desperdício e promover o uso consciente deste recurso natural, essencial para a vida, a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) decidiu captar a água liberada pelos aparelhos condicionadores de ar, que agora é utilizada na limpeza do espaço físico e para regar as plantas.
Nos aparelhos instalados na sede da instituição, recipientes foram colocados para armazenar o líquido, que é recolhido pelo menos uma vez ao dia. Segundo a equipe de limpeza, a quantidade de líquido recolhida varia de acordo com o uso de cada aparelho, mas é suficiente para fazer a higienização do espaço.
Para a Diretoria da Escola de Governo, a ação segue de acordo com as práticas e princípios já adotados pela gestão de agir com foco no presente e no futuro. “Temos que buscar novas alternativas para superar esse momento, fazendo a nossa parte. A água que antes se perdia agora está ganhando nova utilidade”, disse a diretora presidente Dângela Bertoldi Volkers.
Entre os benefícios conquistados por meio da adoção do reuso está a redução da quantidade de água encanada que era utilizada para essas tarefas e manutenção do verde nas imediações do prédio.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas