Governo do Estado do Espírito Santo
08/10/2024 09h46 - Atualizado em 08/10/2024 09h48

Oficina de Comunicação Não-Violenta: Esesp realiza capacitação para promover práticas empáticas e saudáveis

Iniciativa do Programa Qualivida da Esesp visa desenvolver habilidades de comunicação para a gestão de conflitos no ambiente de trabalho.

Nesta quinta-feira (03), a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), por meio do Programa Qualivida, promoveu a Oficina "Introdução à Comunicação Não-Violenta". O evento, voltado para servidores públicos, teve como objetivo apresentar os princípios e pilares da Comunicação Não-Violenta (CNV), incentivando um novo olhar sobre a comunicação como ferramenta de conexão e crescimento, com foco na gestão de conflitos de maneira empática e construtiva.

A docente Suellen Martins Barone, analista do Executivo e subgerente de Qualidade de Vida no Trabalho da Secretaria de Gestão e Recursos Humanos (Seger), conduziu a oficina de forma interativa, trazendo uma combinação de teoria, práticas em grupo e reflexões individuais.

Comunicação é muito mais do que o simples ato de falar. É sobre o lugar de onde se fala e a maneira como nos conectamos com os outros. A Comunicação Não-Violenta é um convite a essa conexão verdadeira, capaz de gerar resultados mais positivos e duradouro”, destacou Sullen Barone, que acredita na importância de utilizar a CNV como uma ferramenta para promover relações saudáveis e produtivas no ambiente de trabalho.

A oficina abordou temas essenciais como a importância da autoconsciência e empatia, o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa e comunicação assertiva, e a gestão de emoções em situações de conflito. Os participantes tiveram a oportunidade de aplicar essas técnicas em dinâmicas de grupo, voltadas para a prática no dia a dia profissional.

Laís Garcia, diretora geral da Esesp, ressaltou a relevância desse tipo de iniciativa para a formação dos servidores públicos. “Nosso compromisso com a capacitação de servidores vai além do desenvolvimento técnico. Buscamos promover um ambiente de trabalho mais colaborativo, no qual a comunicação seja uma ferramenta para resolver desafios e fortalecer vínculos. A Oficina de Comunicação Não-Violenta é mais um exemplo disso.”

Com foco na promoção de saúde e qualidade de vida no trabalho, a oficina integra a Trilha de Saúde e Qualidade de Vida da Esesp, sendo parte das ações da Subgerência de Qualidade de Vida no Trabalho da Seger, em parceria com a Esesp. A expectativa é que os participantes saiam equipados com ferramentas práticas para enfrentar conflitos de maneira mais empática e eficaz, contribuindo para ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.

Julio Lopes
comunicacao@esesp.es.gov.br