A Escola de Serviço Público do Espírito Santo – ESESP foi criada pela Lei nº 3.043 de 31 de dezembro de 1975, tem como finalidade executar a política de capacitação (Decreto 1.572-R, 03/11/05) dos servidores públicos.
A ESESP está alinhada aos compromissos do Governo de unir esforços para enfrentar a crise hídrica capixaba. A responsabilidade social e ambiental se traduz em inserir os atributos da sustentabilidade em nossas ações. Acreditamos que a adoção de práticas de sustentabilidade e a manutenção dos recursos naturais reduzem os impactos socioambientais negativos e garantem a médio e longo prazo um planeta em boas condições para o desenvolvimento das futuras gerações.

Segundo a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento sustentável (ENDS) a sustentabilidade pressupõe a harmonia entre a economia, a sociedade e a natureza, respeitando a biodiversidade e os recursos naturais, de solidariedade entre gerações e de corresponsabilização e solidariedade entre países.

A sustentabilidade tem aspectos muito mais amplos do que imaginamos, pois além da questão ambiental, engloba fatores de dimensão social e econômica. Ser sustentável não é somente usar papel reciclado e efetuar doações a instituições filantrópicas. É agir com responsabilidade, justiça e inteligência ao desenvolver ações e atividades humanas que visem suprir as necessidades atuais dos seres humanos sem comprometer as futuras gerações.

O Governo do Estado do Espírito Santo sensibilizado com a atual situação de escassez hídrica realizou no último dia 28 de janeiro uma reunião de trabalho com diferentes representantes da sociedade civil organizada, setor produtivo e poder público a fim de envidar esforços no sentido de implementar ações estratégicas para enfrentamento do período de crise.

No último dia 05 de fevereiro publicou no Diário Oficial o Decreto n° 3779-R, de 04 de fevereiro de 2015 que dispõe sobre diretrizes para a redução do consumo e uso racional da água pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.
Como vimos, Sustentabilidade envolve decisões quanto ao futuro do planeta; responsabilidade, tanto das organizações empresariais e sociedade civil, como também do governo; envolve justiça social, equilíbrio econômico e respeito ao meio ambiente. A sustentabilidade da gestão pública exige mudanças de atitudes, e o grande desafio consiste em transpor o discurso para a prática, concretizando-o em ações.

A ESESP é um ambiente educacional público de grande visibilidade, portanto, é capaz de reverberar práticas socioambientais, já presentes em nossa proposta educacional. É neste sentido que buscamos parceiros da iniciativa privada e do 3º setor a fim de contribuir com a viabilização das propostas relativas às intervenções em nosso espaço. Ademais, vislumbramos que a ESESP seja um marco referencial para as diversas instâncias do Governo.
Informações à Imprensa:Esesp - Gerência Escolar
(27) 3636-6713 / 3636-6722 / 3636-6721