Governo do Estado do Espírito Santo
26/02/2015 05h16 - Atualizado em 04/05/2016 16h14

Qualidade de Vida no Trabalho

Nos dias atuais, fala-se muito em qualidade: qualidade no trabalho, qualidade no atendimento, qualidade nos produtos e qualidade de vida. Estes, dentre outros, chama-se de qualidade total, que tem como objetivo criar uma organização na qual todos os funcionários estejam trabalhando para fazer dela a melhor do seu campo.

Somente há pouco tempo, a preocupação com a QVT destacou-se para a situação de trabalho como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo. A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas, de um lado a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade.

Neste caso, a conquista da qualidade de vida, em grande parte, depende do próprio indivíduo, seja na organização ou fora dela. Depende de sua autoestima e auto imagem do engajamento profissional, político e social, e, acima de tudo de sua postura na transformação da realidade e da consciência de seus direitos e deveres.

Clique aqui para ampliar!

A expressão qualidade de vida no trabalho (QVT) só foi introduzida publicamente, no início da década de 70. Nesta década, surge um movimento pela QVT, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrados nos colaboradores através de práticas gerenciais capazes de reduzir conflitos.

O movimento da QVT foi motivado pelas lutas de trabalhadores e estudantes contra alguns modelos de organização do trabalho que aconteceram na década de 50.

A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais por meio de suas experiências na organização. A QVT afeta atitudes pessoais e comportamentos importantes para a produtividade individual, tais como motivação para o trabalho, a adaptabilidade de mudança no ambiente de trabalho criatividade e vontade de inovar, de aceitar mudanças.

Clique aqui para ampliar!

A busca pela qualidade total, antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já deve voltar sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma maior participação das organizações.

Hoje, a partir das 14h será realizado no auditório da ESESP, o 1º Encontro dos Representantes do Qualivida, programa que integra o eixo de Valorização dos Servidores Públicos Estaduais, parte da Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo.



Informações à Imprensa:
Esesp - Gerência Escolar
(27) 3636-6713 / 3636-6722 / 3636-6721

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard