Nos dias atuais, fala-se muito em qualidade: qualidade no trabalho, qualidade no atendimento, qualidade nos produtos e qualidade de vida. Estes, dentre outros, chama-se de qualidade total, que tem como objetivo criar uma organização na qual todos os funcionários estejam trabalhando para fazer dela a melhor do seu campo.
Somente há pouco tempo, a preocupação com a QVT destacou-se para a situação de trabalho como parte integrante de uma sociedade complexa e de um ambiente heterogêneo. A QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas, de um lado a reivindicação dos colaboradores quanto ao bem estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade.
Neste caso, a conquista da qualidade de vida, em grande parte, depende do próprio indivíduo, seja na organização ou fora dela. Depende de sua autoestima e auto imagem do engajamento profissional, político e social, e, acima de tudo de sua postura na transformação da realidade e da consciência de seus direitos e deveres.

Clique aqui para ampliar!A expressão qualidade de vida no trabalho (QVT) só foi introduzida publicamente, no início da década de 70. Nesta década, surge um movimento pela QVT, principalmente nos EUA, devido à preocupação com a competitividade internacional e o grande sucesso dos estilos e técnicas gerenciais dos programas de produtividade japonesa, centrados nos colaboradores através de práticas gerenciais capazes de reduzir conflitos.
O movimento da QVT foi motivado pelas lutas de trabalhadores e estudantes contra alguns modelos de organização do trabalho que aconteceram na década de 50.
A Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais por meio de suas experiências na organização. A QVT afeta atitudes pessoais e comportamentos importantes para a produtividade individual, tais como motivação para o trabalho, a adaptabilidade de mudança no ambiente de trabalho criatividade e vontade de inovar, de aceitar mudanças.

Clique aqui para ampliar!A busca pela qualidade total, antes voltada apenas para o aspecto organizacional, já deve voltar sua atenção para a qualidade de vida no trabalho, buscando uma maior participação das organizações.
Hoje, a partir das 14h será realizado no auditório da ESESP, o 1º Encontro dos Representantes do Qualivida, programa que integra o eixo de Valorização dos Servidores Públicos Estaduais, parte da Política de Gestão de Pessoas dos Servidores Públicos do Poder Executivo do Estado do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:Esesp - Gerência Escolar
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