07/05/2015 05h41 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Saúde inicia curso de pós-graduação em vigilância sanitária

Com um sentimento de grande expectativa, técnicos das vigilâncias sanitárias estadual e municipais participaram, na tarde desta quarta-feira (06), da aula inaugural do curso de pós-graduação lato sensu em vigilância sanitária, que será ofertado pela Secretaria de Estado da Saúde em parceria com a Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp).

“Esse é um momento especial, um momento de alegria, porque não se trata apenas de uma capacitação, mas de um pacote de organização da Vigilância Sanitária no Estado. Com essa capacitação, vamos qualificar os nossos técnicos, vamos poder descentralizar e melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde”, disse a subsecretária de Estado da Saúde para Assuntos de Regulação e Organização da Atenção à Saúde, Jaqueline Moffati.

Ela comentou ainda sobre a parceria firmada pela Sesa com a Esesp e enfatizou a importância da descentralização da educação para os servidores públicos. “Acho que a Sesa tem que fortalecer essa parceria com a Esesp para que a gente consiga chegar cada vez mais perto dos municípios. Antes, realizávamos algo mais centralizado em Vitória, hoje não. Percebam que todas as regiões de saúde terão seu curso de especialização”, salientou.

Além da subsecretária, participaram do evento outros profissionais da Sesa, entre eles a gerente de Vigilância em Saúde, Gilsa Rodrigues; a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, Marizete de Oliveira Silva; e o chefe do Núcleo Especial de Desenvolvimento de Recursos Humanos, Luiz Claudio Oliveira da Silva.

Também marcaram presença a diretora-geral e a diretora técnica da Esesp, Dangela Volkers e Sylvana Torres Marçal; a secretária de Saúde de Guarapari, Aurelice Vieira, representando o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) do Espírito Santo; e a gerente geral de Monitoramento de Produtos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Maria Eugênia Cury.

Segundo a chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, Marizete de Oliveira Silva, o curso é fruto de um convênio de cooperação técnica entre a Sesa e a Esesp. Ela explica que a Esesp fez uma avaliação das instituições de ensino e contratou, por meio dos trâmites legais, a Emescam. A faculdade, localizada em Vitória, tem tradição no ensino de saúde.

Avanço

O curso de pós-graduação em vigilância sanitária está oferecendo 340 vagas, o suficiente para capacitar todos os profissionais que atuam na área de vigilância sanitária no Estado (nível central e nas quatro regiões de saúde) e nos municípios.

A chefe do Núcleo Especial de Vigilância Sanitária, Marizete de Oliveira Silva, conta que o início do projeto de qualificação dos técnicos da Vigilância Sanitária se deu com o levantamento das necessidades de estruturação do serviço, como equipamentos e veículos, e das necessidades estratégicas, como a especialização para ações de vigilância, a capacitação para o processo administrativo sanitário e para ações básicas de vigilância sanitária.

“Dentro deste escopo de necessidades, foram entregues veículos a 41 municípios e estão em processo de compra veículos, computadores, máquinas fotográficas, projetor multimídia, notebooks, trenas digitais, termômetros para alimentos e outros equipamentos que foram identificados como necessários ao serviço. Hoje, com a realização desta aula inaugural do curso de pós-graduação, a Sesa dá mais um passo importante, dentro de todo o seu universo de atuação, na direção do fortalecimento da prestação de um serviço público de qualidade”, detalhou Marizete de Oliveira.

Para a gerente geral de Monitoramento de Produtos da Anvisa, Maria Eugênia Cury, é louvável a iniciativa da Sesa em ofertar o curso de pós-graduação para os profissionais da Vigilância Sanitária. “Isso demonstra uma preocupação e uma capacidade de perceber a necessidade de cumprir sua missão”, disse.

Ela ressaltou ainda que a Vigilância Sanitária é extremamente estratégica, tanto que do ponto de vista legal é um serviço de responsabilidade exclusiva do Estado. Na avaliação de Maria Eugênia, quanto mais bem formados, com maior capacidade de desenvolver suas atividades, melhor os profissionais prestarão o serviço à população.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde
Jucilene Borges