Governo do Estado do Espírito Santo
21/10/2015 16h24 - Atualizado em 04/05/2016 16h16

Servidores debatem sobre qualidade de vida e ocupação pós-carreira

Quais planos adotar depois da aposentadoria? Como enfrentar o processo de envelhecimento de forma dinâmica, saudável e independente? Os servidores públicos do Estado foram convidados a pensar em respostas para estas e outras questões durante o segundo dia de palestras do Programa de Preparação para a Aposentadoria - Geração Ativa, que reuniu cerca de 70 participantes durante esta quarta-feira (21), na Escola de Serviço Público Espírito Santo (Esesp).

A ação integra o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (Qualivida) da Secretaria de Estado de Gestão de Recursos Humanos (Seger). Desde março, quando o primeiro ciclo de palestras foi iniciado, temas de relevância para auxiliar este momento de transição na vida foram levados para debate.

O encontro foi iniciado pela palestra "Ocupação e Pós-carreira", com a consultora especialista em Gestão de Pessoas Maria Rita Régis. Durante o bate-papo, os participantes puderam conhecer e reconhecer a relação entre o planejamento financeiro, preparo emocional e aspecto físico; falaram sobre o legado a ser deixado; e foram incentivados a traçar planos para o futuro.

Os esclarecimentos ajudaram na preparação do assessor especial Marco Antônio Vargas, da Secretaria de Estado de Governo (SEG). De acordo com o servidor, dúvidas acabam surgindo durante esse processo de deixar para trás o emprego. "Nunca paramos para pensar espontaneamente no que podemos fazer depois do desligamento da sua função atual. Mas eu me sinto jovem e não pretendo parar de trabalhar. Aqui eu tive uma maior clareza sobre como me programar para assumir novos desafios", disse.
Na segunda parte do encontro, a médica geriatra Waleska Binda Wruck abordou as diversas modificações que aparecem com o avanço da idade e que podem influenciar a vida desse público. A profissional também falou sobre a importância do autocuidado com ações simples do dia a dia, como realização de exames periódicos, utilização de jogos para o cérebro e formas saudáveis de ocupação de tempo.

As sugestões foram bem aceitas pela auxiliar técnica previdenciária Fátima Sueli dos Santos Ribeiro, do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado (IPAJM). Ela, que tem planos de concluir o curso de Biomedicina, falou sobre o encontro. “É fundamental. Nós temos uma noção básica do que acontece quando somos idosos, mas a palestra está trazendo diversas informações novas que vão nos ajudar, coisas que podem ser alteradas no nosso cotidiano. Como tenho planos futuros, preciso ter boa saúde, tanto mental quanto física, para colocá-los em prática", declarou.

As atividades do 2º ciclo do programa Geração Ativa foram iniciadas na terça-feira (20) e seguem até esta quinta-feira (22). Entre os temas que já foram debatidos estão as modalidades de aposentadoria por meio da Legislação Previdenciária e o planejamento das finanças pessoais.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719

Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018

Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard