Cerca de 40 servidores do Instituto de Pesos e Medidas do Espírito Santo (Ipem-ES) recebem, ao longo desta semana, o curso de Gestão de Processos. A formação, oferecida pela Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), tem o objetivo de fornecer uma visão mais ampla dos procedimentos adotados pelas organizações na busca de resultados.
Nos encontros presenciais, os participantes são incentivados a identificar as transformações sociais como fontes impulsionadoras de um novo modelo de organização. Tal modelo é voltado para os resultados e estruturado a partir das perspectivas estratégicas na administração pública.
A abertura do curso contou com a presença da diretora presidente da Esesp, Dângela Bertoldi Volkers; da diretora Técnica, Sylvana Torres; do diretor geral do Ipem, Paulo Renato Rodrigues; e da docente responsável pela aplicação da capacitação, Mariza Guimarães.
De acordo com a Diretoria do Ipem-ES, esta é uma oportunidade de aperfeiçoamento do serviço que é prestado à população. “Nossa intenção é que possamos sempre ampliar o horizonte de conhecimento para que haja ações proporcionais àquilo que o nosso consumidor espera da gente”, explicou Paulo Renato.
Esta não é a primeira vez que a Escola de Governo e o Ipem-ES atuam em parceria. Ao longo do ano, o instituto recebeu consultoria para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico, que também contou com o envolvimento da docente Mariza Guimarães. O resultado deste trabalho foi entregue no dia 26 de junho.

Diretorias da Esesp e do Ipem-ESSegundo a diretora técnica da Esesp, esta foi a primeira etapa da ação. “A organização agora tem uma tarefa muito importante que é a de colocar em prática aquilo que foi planejado, traduzindo as metas em ações e resultados para a sociedade”, destacou Sylvana.
A Gestão por Processos integra as Diretrizes do Governo Estadual, que prevê a melhoria da qualidade e da eficiência dos serviços públicos. Para a docente Mariza, a adoção desse método de gestão permite ter uma visão geral das instituições, entendendo cada etapa que o produto ou serviço passa até chegar ao cliente.
“Assim colocamos as pessoas para pensarem. Em breve, teremos um corpo docente de servidores com o conhecimento de solução de problemas para o Estado. Isso porque esse tipo de gestão questiona essas etapas e transforma as pessoas envolvidas nesse processo, tendo melhorias sempre”, concluiu Mariza.
Informações à Imprensa:Assessoria de Imprensa da Esesp
Renan Correia Chagas
renan.chagas@esesp.es.gov.br
Tel.: 3636-6720 / 3636-6719
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas