Governo do Estado do Espírito Santo
26/06/2015 12h43 - Atualizado em 04/05/2016 16h15

Servidores lotam palestra sobre Ética e Transparência na Administração Pública da Esesp

O auditório da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp) ficou lotado durante a palestra ‘Ética e Transparência na Administração Pública’, realizada na manhã de quarta-feira (24). Durante o encontro, aproximadamente 150 servidores estaduais e municipais ouviram especialistas sobre o assunto e tiraram dúvidas.

A palestra contou com a participação do secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Barbosa de Castro Zenkner, e do professor doutor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Júlio Cesar Pompeu.

Um dos participantes do encontro foi o major Maxwel Rezende, que faz parte da Diretoria de Ensino da Polícia Militar do Estado, que destacou a importância de trabalhar esse tema com os servidores, que podem fazer o compartilhamento com os demais colegas de trabalho.

“Esse tema nos interessou por ser importante para a PM, justamente voltado para o servidor público. E a gente pretende repassar, dar algumas aulas e palestras em relação a essas questões para os novos alunos que estão do curso de formação de soldado da Polícia”, disse o major.

Quem também aproveitou para conhecer mais sobre o assunto foi médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) Luciana Caldas Zetum. A profissional, que também já participou de outras formações promovidas pela Esesp, disse que vai levar as questões trabalhadas durante a palestra para outras áreas da vida.

Clique aqui para ampliar!

“Eu achei muito interessante e acho que vários exemplos que foram dados, histórias que foram contatadas, a gente consegue trazer para o dia a dia, tanto para o trabalho quanto para o dia comum, junto com a família, junto com as pessoas, no convívio da sociedade”, declarou.

Durante o encontro, Júlio Pompeu procurou mostrar como as questões da moralidade podem começar em cada cidadão. “A autonomia moral é uma meta dessa tentativa de chamar a atenção de exemplos cotidianos para nós mesmos, nossa própria existência e o que moralmente podemos fazer da nossa vida”, explicou.

Já o secretário de Estado de Controle e Transparência, Marcelo Zenkner, destacou como o comportamento correto pode melhorar nos desafios dos órgãos públicos, refletindo nos serviços prestados para toda a população.

“É fazer com que o servidor desperte para o novo momento que a gente está vivendo, onde a integridade da administração pública é a tônica que precisar ser observada. Isso vai fazer com que haja uma melhoria na própria prestação de serviço público, que vai ser mais eficiente”, concluiu o secretário.

Informações à Imprensa:
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Seger
Manuella Siqueira Romeiro
manuella.romeiro@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5205 / 98817-6974
Vitor Possatti Rodrigues
vitor.rodrigues@seger.es.gov.br
Tel.: 3636-5206 / 99949-6018
Texto: Renan Chagas

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard