03/09/2013 06h32 - Atualizado em 04/05/2016 15h45

Uma Nova Imagem do Servidor Público

As contínuas e complexas transformações do Estado contemporâneo implicam em novos comportamentos e papéis a serem desempenhados pelo servidor público. A Escola de Serviço Público do Espírito Santo – Esesp tem promovido ações neste sentido, dentre as quais destacamos o Encontro de Empreendedores e Inovadores do Serviço Público que aconteceu no Sesc de Guarapari e reuniu, aproximadamente, 600 servidores com o objetivo de integrar e revisar os comportamentos empreendedores para novos desafios.

A abertura do evento aconteceu no dia 30 de agosto (sexta-feira), às 20 horas e contou com a presença do secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos – Seger, Aminthas Loureiro Junior, do subsecretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Charles Dias de Almeida, da diretora presidente da Esesp, Márcia Almeida Machado, do diretor técnico da Esesp, João Mário de Bastos Valbon e da diretora Administrativa e Financeira da Esesp, Madalena Santana Gomes.

A professora Márcia Almeida Machado, que foi empossada como diretora presidente da Esesp na última quinta-feira (29) compareceu ao evento como seu primeiro compromisso oficial. Em seu discurso falou da importância do Encontro para os servidores públicos. “Agradeço ao Governador, Renato Casagrande e ao secretário da Seger Aminthas Loureiro pela oportunidade. Começar no cargo e com este evento, sinceramente é um presente inigualável. Agradeço também à equipe da Esesp. Em especial, gostaria de homenagear os docentes, assim como nossas gerentes, Rosângela e Viviane, por tudo que estão fazendo para esse Encontro ser especial. Esse evento tem como papel fortalecer a convicção de servir com qualidade. A sociedade exige da gente novos comportamentos. Mais agilidade e mudanças”.

O secretário Aminthas Loureiro, em seu pronunciamento, ressaltou a diferença do servidor não empreendedor para o servidor empreendedor. “Chegar em um local, com uma fila enorme e a máquina de senha estar quebrada, significa o caos. O não empreendedor tenta pular da janela. O inovador, empreendedor, busca e acha uma solução. A conta do universo é uma só: zero. Para cada desafio tem uma resposta. A diferença é que vocês, os mais de 500 servidores que vieram aqui hoje, é que quando levantam de manhã, levantam com esse espírito. O de transformar a âncora em vela”.

O evento

O evento contou com a seguinte programação: uma abertura solene em que foi lançado o jingle especialmente criado pela REC Comunicação Musical para marcar o Encontro e o pronunciamento das autoridades presentes saudando os servidores e registrando seu apoio à iniciativa. Em seguida os servidores participaram da palestra magna “Empreendedorismo e sua importância na Gestão Pública” com o professor Fernando Dolabela. Após a palestra foi lançado o desafio em que os 10 grupos receberam um tema contendo uma problematização solucionada a partir de um projeto com um proposta inovadora e viável a ser implementada. O projeto de intervenção necessariamente deveria atender os princípios do empreendedorismo, inovação, criatividade e sustentabilidade, o que foi atendido brilhantemente pelas equipes.

Na programação do sábado pela manhã, os participantes assistiram a palestra “Os desafios do Servidor Público”, com Manoel Carlos Rocha Lima e Liana Figueredo. Após a palestra os grupos se reuniram e finalizaram seus projetos entregando à Coordenação do Evento no prazo determinado das 13 horas. No auditório, logo após a entrega dos trabalhos, José Luiz Gobbi, apresentou seu personagem “Marly”, com o pocket show “Hello, Creuzodete”, e divertiu a todos. Encerrou com a palestra “A Excelência da Comunicação na Arte de Empreender”. Finalizou a programação da tarde o painel de debates mediado pelos professores Manoel Carlos Rocha Lima e Liana Figueredo com a apresentação dos projetos:

• Biblioteca Escolar: encantando pela aprendizagem.
• Iconha: plantando sonhos e modificando a realidade dos agricultores.
• Policiamento ambiental eficiente.
• Programa jovens empreendedores.

No encerramento do Encontro, às 20:30 horas, aconteceu a grande premiação do Desafio Empreend-ES. A disputa foi bastante acirrada. Em terceiro lugar ficou a equipe Roxa, com 94 pontos, com o tema “Dependência Química”. Em segundo lugar, com 95, ficou a equipe Verde Escura, com “Inclusão Social”. E o grande vencedor, com 96 pontos, ficou a equipe Laranja, que tinha como tema “Mobilidade Urbana”. Os três primeiros lugares ganharam certificado de premiação.

O grupo vencedor apresentou uma proposta inovadora: o pagamento pelo uso das vias mais movimentadas nos centros urbanos como uma saída para melhorar o trânsito nas cidades. De acordo com o grupo, essa proposta valeria apenas para veículos particulares e seria uma alternativa para diminuir a retenção de carros e tempo de deslocamentos que, no passado, foi de 15 a 20 minutos e hoje em dia, chega a uma ou duas horas de retenção. Fazendo trocadilho do tema “Mobilidade Urbana” com “Mobilidade Humana”, a equipe Laranja apresentou sua tese afirmando que em algumas cidades de países europeus em que esse projeto tornou–se realidade, o transporte coletivo já superou o transporte individual em número de passageiros.

Após a premiação, todos os participantes assistiram a apresentação do stand up comedy “Falando a Veras”, com o humorista Marcos Veras.

Assessoria de Comunicação/Seger
Rafael Porto